terça-feira, julho 12, 2011

Release Prefeitura Municipal de Mossoró 12 de Julho de 2011



Gestão Ambiental promove o 1º Festival de Talento Infantil para o Meio Ambiente

A Gerência Executiva da Gestão Ambiental, através da Diretoria de Educação Ambiental, prepara o 1º Festival do Talento Infantil para o Meio Ambiente. O trabalho mobiliza todas as Unidades de Educação Infantil (UEI´s), considerando que este é voltado para crianças da educação infantil, no sentido de conscientizá-las desde cedo para questões ambientais dentro e fora da escola.

De acordo com Mairton França, gerente da Gestão Ambiental, a 1ª etapa será realizada em setembro próximo. O Festival busca, entre suas variadas funções, desenvolver habilidades dos alunos da educação infantil e professores. Conforme explicou o gerente os participantes vão trabalhar atividades lúdicas voltadas para arte como dança, música, todas desenvolvidas dentro da temática ambiental. 

Entre os objetivos principais estão o de proporcionar o conhecimento e a conscientização das crianças e professores por meio de ações com diferentes técnicas artísticas, fazendo uso da temática ambiental; sensibilizar a comunidade em geral sobre o uso sustentável dos recursos naturais, através de suas próprias ações; formar uma consciência crítica sobre os problemas e as possíveis soluções para o meio ambiente local.

Estão envolvidos no projeto os técnicos da Diretoria de Educação Ambiental e alunos estagiários do curso de Gestão Ambiental da UERN, que semanalmente prestam consultorias as Unidades de Educação Infantil do município. 


 

Prefeitura realizará em agosto Festa do Bode para fortalecer caprinocultura

A Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Gerência de Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos, definiu a data de realização da Festa do Bode de 2011. Na sua décima terceira edição, o evento acontecerá no período de 4 a 7 de agosto, no Parque de Exposições Armando Buá, localizado à margem da BR-110, no bairro Costa e Silva.

O gerente da Agricultura, Rondinell Carlos Santos, confirma que, a exemplo de edições anteriores, a Festa do Bode deste ano contará com o apoio do Sebrae, de entidades de criadores (Ancoc, Anorc e Ascom), Universidade Federal Rural Semiárido (Ufersa) e Governo do Estado. Os bancos do Nordeste e do Brasil serão parceiros da Prefeitura no evento.

 Embora a programação da Festa do Bode ainda não esteja totalmente fechada, o gerente da Agricultura Rondinell Carlos antecipa algumas atividades previstas para o evento. “Teremos a realização de leilões, torneio leiteiros, festival de gastronomia da caprinocultura, feira de artesanato, seminários tecnológicos, entre outras ações”, enumera Rondinell Carlos.

Para este ano, a organização da Festa do Bode prepara algumas novidades para os criadores que vão participar da exposição. Uma das inovações da festa será a clínica médica veterinária para dar suporte aos eventuais compradores que irão à exposição fechar negócios. Os técnicos atestarão, por exemplo, a qualidade dos animais a serem comercializados.

A Feira do Bode deste ano será uma das maiores de todos os tempos. A exposição terá cerca de 100 currais, mais de dois mil animais expostos e uma expectativa de R$ 2 milhões em volume de negócios. Quanto à presença de público, a estimativa da Gerência de Agricultura é de que 100 mil pessoas compareçam ao Parque Armando Buá nos cinco dias da feira.

Linhas de crédito – Os criadores contarão este ano com a presença de duas instituições de crédito, que já confirmaram participação na exposição. O Banco do Nordeste e o Banco do Brasil vão instalar estandes para atender às pessoas que queiram financiar a compra de animais e implementos agrícolas, que vão estar expostos na festa da caprinocultura.

Quanto à programação de shows, a Prefeitura ainda não definiu a grade de atrações musicais, mas assegura espaço para os artistas regionais. Violeiros, repentistas e cantores de brega vão pisar no palco da festa, além de outras atrações a serem oportunamente divulgadas pela Municipalidade.


 

Colônia de Férias do PETI enfoca aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente

De 11 a 29 de julho, a Prefeitura de Mossoró promove a 2ª. Colônia de Férias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A programação será desenvolvida em três núcleos do projeto: Barrocas, São Manoel e Alto da Conceição. O evento é executado pela Secretaria da Cidadania, através da Gerência do Desenvolvimento Social.

De acordo com Fernanda Kallyne, gerente do Desenvolvimento Social, todas as atividades da colônia de férias serão desenvolvidas dentro da temática “21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”. “O objetivo dessa ação é proporcionar atividades de lazer, esporte e cultura no período das férias escolares, oferecendo uma programação atrativa e diferenciada. Assim, evitamos que, durante este período, as crianças fiquem ociosas nas ruas, expostas a diversas situações de risco e exploração do trabalho infantil”, explica a gerente.

As atividades do evento serão executadas por uma equipe de educadores capacitados, buscando proporcionar a integração entre os atendidos pelo programa. As crianças poderão participar de oficinas educativas sobre o ECA, torneios, gincanas entre os núcleos, jogos de salão, brincadeiras, oficinas de artes,entreoutras.

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – O PETI articula um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes (de até 16 anos), das práticas do trabalho infantil. O Programa integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e possui três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças e adolescentes em situação de trabalho; serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para esse grupo; e acompanhamento familiar através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).


 

Prefeita Fafá Rosado empossa novos Conselheiros Tutelares

A Prefeitura de Mossoró, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), realiza nesta quarta-feira (13/07) solenidade de posse dos novos Conselheiros Tutelares. A cerimônia acontecerá no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, às 09h, e marca a comemoração pelos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A prefeita Fafá Rosado participará do evento, ao lado do Secretário da Cidadania Francisco Carlos, da gerente do Desenvolvimento Social Fernanda Kallyne e da Presidente do COMDICA, Mirna Aparecida. Além deles, representantes de instituições ligadas ao segmento da criança e do adolescente e convidados estarão presentes no ato.

As eleições para os representantes da 33ª. e 34ª. zonas eleitorais dos Conselhos Tutelares da cidade aconteceram no dia 03 de julho, e tiveram grande êxito. Mais de sete mil eleitores foram às urnas e participaram do processo. Vinte candidatos disputaram os cargos, sendo eleitos cinco titulares e cinco suplentes para cada zona eleitoral.

Ao titulares escolhidos para a 33ª. zona eleitoral foram Arnon Dutra, com 807 votos; Antônia de Fátima com 725; Josias Silva com 625; Ítalo Mikael com 548 votos e Nicácia Natália com 533. Já na 34ª. zona, os cinco eleitos foram Umberiana Maniçoba com 677 votos; Lúcia Maria com 502; Isabelle Cristiny com 442, Marileide Morais com 442 e Flávio Roberto com 389 votos.

Mirna Aparecida explica que o Conselho Tutelar tem a função de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e buscar melhorias no atendimento a esse público. Os conselheiros tutelares têm o dever em harmonia com a comunidade que o elegeu, respeitando e zelando as diretrizes por ela emanadas.

O resultado das eleições para os Conselhos Tutelares foi publicado no dia 08 de julho, no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), disponível no site da Prefeitura: www.prefeiturademossoro.com.br. Quem desejar obter mais informações sobre o assunto pode entrar em contato com o COMDICA através do telefone (84) 33154829.

Estatuto da Criança e do Adolescente – O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990 e regulamenta os direitos da criança e do adolescente. Segundo a norma, a criança e o adolescente devem ter asseguradas todas as oportunidades e facilidades para que apresentem desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de dignidade e liberdade. É dever da família, da sociedade em geral e do poder público assegurar a efetivação de todos os direitos relacionados à vida desse grupo.


 




Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br

Nenhum comentário: