terça-feira, agosto 02, 2011

Release Prefeitura Municipal de Mossoró



Recanto da Esperança terá Unidade de Saúde
A Prefeitura de Mossoró vai construir uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade de Recanto da Esperança (zona rural do Município). A obra foi anunciada pela prefeita Fafá Rosado durante visita à comunidade na semana passada, acompanhada da vice-prefeita Ruth Ciarlini, do secretário da Cidadania Francisco Carlos, outros auxiliares do governo e de líderes populares com atuação naquela região do Município.
“O projeto já está pronto, valor licitar a obra e iniciá-la nas próximas semanas”, prometeu a prefeita Fafá Rosado, lembrando que a construção da UBS do Recanto da Esperança é mais um compromisso que estará sendo resgatado pela Municipalidade com as famílias do Recanto da Esperança e de comunidades vizinhas. “A Prefeitura já construiu uma escola aqui e agora vamos estruturar a parte da saúde”, disse Fafá.     
O projeto da UBS do Recanto da Esperança está orçado em R$ 350 mil, mas o valor final da obra dependerá do processo da licitação, em tramitação na área administrativa competente. O secretário da Cidadania, Francisco Carlos, destaca que a Prefeitura de Mossoró tem feito muitos investimentos na área da saúde. “Ao ponto, de termos hoje uma das melhores redes de saúde do Estado, e podemos afirmar até do país”, considerou.
O secretário Francisco Carlos lembra que a Prefeitura de Mossoró já ultrapassou o limite constitucional dos gastos com saúde pública. “A Constituição Federal determina que os municípios devem aplicar até 15% de sua receita em saúde. Nós não apenas superamos esse limite, como praticamente dobramos, já que a Prefeitura aplica mais de 25,7% do seu Orçamento na estruturação de sua rede de saúde”, constatou.
A unidade básica de saúde do Recanto da Esperança contará com uma equipe do Programa Saúde da Família, composta de médico, dentista, enfermeiro, técnicos e auxiliares em enfermagem, entre outros profissionais e equipe de apoio. O gerente da Saúde, Benjamim Bento, citou uma equipe do PSF atende a mil famílias referenciadas, o que representará (feita à média familiar regional), assistência para cinco mil pessoas.
A UBS do Recanto da Esperança será construída em um terreno próximo a unidade de ensino, construída já na atual administração. “Como podemos ver, a Prefeitura está presente na zona rural com ações não apenas na saúde. Aqui mesmo, já construímos uma escola, melhoramos as condições da estrada de acesso à comunidade e ampliamos o abastecimento de água, onde instalamos há alguns anos um dessalinizador”, citou Fafá.



Sesutra institui área de restrição para veículos pesados
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes Públicos (SESUTRA) encaminhou ao Palácio da Resistência sugestões relacionadas à alteração de uma antiga lei que regulamenta a circulação de veículos de carga pesada no centro de Mossoró. Segundo o secretário Alex Moacir, o projeto se constitui em uma adequação às especificações existentes e afirmou que a ideia é proporcionar agilidade no tráfego em horários de pico, além de estabelecer normas para o tráfego de veículos de grande porte.
Nesse sentido, a Sesutra está sugerindo alterações em horário de tráfego de veículos de grande porte em 28 ruas e avenidas de Mossoró. “Nossa ideia é estabelecer a Área de Restrição de Circulação de Veículos Pesados (ARC), e que tenham acima de quatro toneladas, em horário compreendido das 8h às 18h durante a semana, e das 6h às 14h aos sábados”, explicou o secretário.
Pelo projeto, a alteração se dá em virtude do transtorno provocado pela circulação de veículos de grande porte nos horários comerciais, o que causa engafarramento em algumas áreas. Além disso, a ausência de uma norma específica para a questão provoca danos à malha viária devido à movimentação dos veículos pesados.
De acordo com a lei, a Área de Restrição de Circulação, os veículos de carga pesada não podem trafegar nas ruas Felipe Camarão, Avenida Alberto Maranhão, Avenida Dix-neuf Rosado (Leste Oeste), Rua João Pessoa e Avenida Cunha da Mota nos horários das 6h às 18h. Segundo o secretário, rotas alternativas serão sugeridas posteriormente.
O secretário Alex Moacir informou que as exceções são para veículos de hospitais e carros de utilidade pública (transportes públicos, limpeza e coleta de lixo, Cosern e Caern, bem como veículos destinados ao socorro de incêndio e salvamento). Caso o tráfego de outros carros seja imprescindível, o motorista ou empresário deve entrar em contato com a Gerência de Trânsito para comunicar o pedido com antecedência.

Ruas e Avenidas que integram a Área de Restrição de Circulação:
Avenida Alberto Maranhão (trecho)
Avenida Dix-neuf Rosado
Rua Jerônimo RosadoRua João Pessoa
Avenida Cunha da Mota (trecho)
Rua Felipe Camarão
Avenida Presidente Dutra
Rua Anatália Alves de Melo
Rua Alexandre Baraúna
Rua Dom Pedro II
Rua Marechal Deodoro
Rua Tibério Bulamarque
Rua Wenceslau Brás
Rua Marechal Hermes
Rua Amauro Cavalcante
Rua Nilo Peçanha
Rua Auta de Souza
Rua João Marcelino
Rua Meira e Sá
Rua Roderidk Grandal
Avenida Augusto Severo
Rua Francisco Izódio
Rua Alfredo Fernandes
Rua Dr. Francisco Ramalho
Rua Felipe Camarão
Avenida Alberto Maranhão (trecho)
Rua José de Alencar
Avenida Cunha da Mota (Trecho)


Desenvolvimento Social abre inscrições para segunda etapa do Casamento Coletivo
A Prefeitura de Mossoró, através da Gerência do Desenvolvimento Social, abriu inscrições para mais uma etapa do Casamento Coletivo.  Os interessados podem se cadastrar no Setor de documentação da Gerência, localizado no Centro Administrativo Professor Alcides Belo (antiga Rodoviária), de segunda a sexta, das 07h30 às 12h. As inscrições seguem até o dia 30 de agosto.
De acordo com Fernanda Kallyne, gerente do Desenvolvimento Social, o programa é destinado a famílias carentes, tendo como principal objetivo fortalecer os laços familiares. Ela ainda explica que o Casamento Coletivo é realizado duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestre. A Prefeitura presta assistência aos casais, desde a inscrição até a realização da cerimônia de união.
Para se cadastrar é necessária a apresentação do Registro de Nascimento (original), cópia e original da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e renda. No ato da inscrição, o casal pode optar por cerimônia civil ou religiosa com efeito civil (católica ou evangélica). Se a opção escolhida for o casamento na igreja católica, além da documentação básica, deve ser apresentada a Certidão de Batismo (batistério) das duas pessoas.
O casamento religioso evangélico com efeito civil será realizado no dia 17 de novembro, no Templo-Sede da Assembleia de Deus, às 17h. Já a cerimônia católica, acontecerá no dia 25 do mesmo mês, na Catedral de Santa Luzia, também às 17h. O casamento civil será no dia 18 de novembro, às 15h30, no SESI.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (84) 33154981.





Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br

Nenhum comentário: