segunda-feira, setembro 03, 2007

Pró-Chess: Projeto de Xadrez Pedagógico

Pró-Chess: Projeto de Xadrez Pedagógico

Profº Charles Moura Netto

Projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá/ES que visa proporcionar a todas as escolas do município a prática sistemática do jogo xadrez como ferramenta pedagógica no auxílio e desenvolvimento das habilidades cognitivas do processo ensino-aprendizagem (atenção, concentração, raciocínio lógico, tomada de decisão, dentre outros). Este projeto começou no inicio de 2006 e será desenvolvido com as seguintes estratégias:

- Em 2006: capacitação de todos os professores da rede pública municipal (educação infantil e fundamental) e criação do Torneio Municipal de Xadrez;

- Em 2007: introdução e criação dos núcleos de xadrez em todas as 57 escolas da rede municipal de Santa Maria de Jetibá, criação das competições municipais escolares, filiação do município de Santa Maria de Jetibá à Federação Espírito Santense de Xadrez e participação em competições externas de xadrez.

- Em 2007: introduzir o município de Santa Maria de Jetibá no roteiro estadual de competições enxadrísticas, criar intercâmbios entre as escolas e crianças do município, fortalecer os atletas e as competições municipais.

O Pró-Chess é um projeto audacioso que alia esporte à educação, ensino à aprendizagem, o lúdico com a disciplina, inclusão à regionalização, quantidade à qualidade, afinal serão 57 escolas atendidas e a meta de oportunizar a mais de 3500 alunos a prática do jogo de xadrez como ferramenta pedagógica.

Foram ainda realizados Seminário Internacional de Xadrez Pedagógico com a presença do treinador do GM Leineir Dominguez, o cubano Raul Hernandez http://www.farese.com.br/destaque/seminario_xadrez.htm, a criação do 1º Laboratório de Xadrez Pedagógico (Laxep) - em numa instituição de ensino superior que visa pesquisar a influência do xadrez no processo ensino aprendizagem http://www.farese.com.br/laxep/laxep.htm, a inclusão nos curso de matemática e pedagógico da disciplina "xadrez pedagógico" e muitos eventos em parceria com a Fesx.

http://www.fesx.com.br/municipais/santa_maria_de_jetiba/2007/Folder_II-CIMAX-2007.htm

http://www.fesx.com.br/Torneio_Ferias_Santa_Maria_Jetiba_2007_Cat_absoluto.htm

http://www.fesx.com.br/Torneio_Ferias_Santa_Maria_Jetiba_2007_Cat_Infantil.htm

E no primeiro ano de evento tivemos a grata satisfação de ter uma aluna campeã estadual por idade e reiterando seu talento ela também ganhou as olímpiadas escolares infantil feminino: http://www.fesx.com.br/Olimpiads_Escolares_ES_2007_Fem_Inf.htm

Bem, estamos em processo avançado de solidificarmos o nosso desejo de tornarmos o xadrez não um modismo, mas uma realidade com o programa de projeto de lei municipal e a instalação de um clube de xadrez.

Inclusive, realizamos recentemente o primeiro Torneio de Xadrez Vivo:
I Torneio de Xadrez Vivo de Santa Maria de Jetibá

Dentro das atividades da VIII Feira Científica de Santa Maria de Jetibá, ocorreu no sábado dia 25 de agosto no ginásio de esportes "Hermann Roelke", o I Torneio Municipal de Xadrez Vivo.

O torneio contou com a participação de oito escolas (EMEF Vila Jetibá, EMEF Recreio, EMEF João Lauvres, EMEF Antônio Gonçalves, EEEF Graça Aranha, EEEF Hermann Berger e Escola Cooperação) e aproximadamente 210 pessoas envolvidas, entre alunos, professores, diretores e pessoal de apoio.

O evento foi dividido em duas partes: A primeira pela manhã com desfile das equipes de cada escola e com os alunos representando as peças do xadrez e sendo votados por cinco jurados em cinco critérios diferentes (beleza, originalidade, proporcionalidade, funcionalidade e conjunto) e sendo premiados as duas escolas com maior pontuação média.

1º lugar EMEF Antônio Gonçalves

2º lugar EMEF Recreio e EMEF Vila Jetibá (empatadas)

A segunda, à tarde, com a competição de xadrez vivo, equipe x equipe, com as escolas se enfrentando em sistema "mata-mata", cada escola tinha 20 minutos de tempo máximo para reflecção. Cada equipe era formada por 19 alunos, dezesseis peças humanas e três jogadores, sendo premiadas as duas escolas que chegassem na final.

1º lugar EEEF Graça Aranha

2º lugar EEEF Hermann Berger

Bem, são ações tímidas, mas sinceras em seus anseios de disseminar o xadrez cada vez mais.








Encontre o que procura com mais eficiência! Instale já a Barra de Ferramentas com Windows Desktop Search GRÁTIS! Experimente já!

Nenhum comentário: