quarta-feira, outubro 10, 2007

Crianças e seus mestres

Crianças e seus mestres

Martha Cristina E. Maia
Professora
marthacristinamaia@hotmail.com
Todos os dias ouvimos essas frases: "Tia, deixa eu beber água?"; "Professora, o Pablo tá puxando meu cabelo. Que eu faço?"; "Deixa eu apagar a lousa, tia?"; "Fessora, posso ir ao banheiro?"; "Tia, a senhora já corrigiu as provas?". "Os adultos querem compreender as crianças e dominá-las. Eles deveriam escutá-las." (Françoise Dolto).
Subscrevo Rubem Alves, que diz: "As crianças são seres oníricos, seus pensamentos têm asas. Sonham sonhos de alegria. Querem brincar."
Como professora, devo sempre direcionar a afetividade (seduzir) do aluno em relação ao que se está sendo ensinado, pois só se aprende quando se gosta, quando se ama o que se estuda. Muitas vezes as crianças de hoje não
sabem mais esperar, ela bate o pé, grita, e a mãe já atende.
A Bíblia nos ensina que devemos educar a criança no caminho em que ela deve andar. (Pv 22.6a), muitos pais perderam o rumo da educação de seus filhos, não sabendo mais como educar.
"A criança é uma semente que não se abandona à toa, depende de ti somente tornar a colheita boa". Quantos bilhetes recebemos quase todos os dias
de nossos alunos queridos, quantas flores elas nos oferecem pelas manhãs, é um tudo de bom ao amanhecer. A minha aluna Maria Clara, do 2º ano do Colégio Evangélico, diz em sua cartinha que eu sou a melhor tia que ela já teve: "Gosto muito da senhora. Faz até dever grande, mas mesmo assim eu gosto dela. Ela é bonita e mora em um apartamento, como gosto dela, eu dei um confeito pra ela e se eu não gostar, eu nunca tinha dado um confeito pra ela".
Subscrevo um lindo jogral com o tema: sou professor...
Todos:sou professor!
Professor: A sala cheia de alunos... A individualidade deve ser respeitada, as dificuldades devem ser superadas. O currículo trabalhado e o programa desenvolvido.
Todos: A barra não é fácil, porém sou professor!
Professor: São as dificuldades em casa..., vou trabalhar, mas estou com problemas... As cordas vocais não agüentam mais. Muitas provas e trabalhos pra corrigir.
Todos: A barra é pesada, porém sou professor.
Professor: Os meus queridos alunos sempre chegam atrasados... Brincam tanto durante as aulas. O dever de casa, nunca lembram de fazer!
Todos: sou professor, o que fazer?
Professor: O professor não tem vez diante do insucesso do aluno...
Grupos: O professor não ensinou, a culpa é do professor, nunca entendem o que ele explica.
Professor: No final do ano é aquele corre-corre!
Grupos: Alunos somando notas... A coordenação não tem tempo pra tantas solicitações... E todo mundo querendo solução pra o aluno brincalhão.
Todos: Continuo dizendo que agüento, pois sou professor!
Professor: Na aula, sempre a mesma rotina... Guarde o walkman, menino! Troque de lugar, garoto. Fale baixo! Aqui não é lugar de gritar, quer ter mais respeito pelos colegas?
Todos: Que situação! Porém sou professor, tenho que ir até o fim.
Professor: Onde está o material? Esqueci em casa. Onde está o dever de casa? Não fiz, fui ao dentista... Por que faltou a minha aula? Dormi demais.
Todos: Que absurdo! no meu tempo não era assim... Porém sou professor de hoje...
Professor: E os limites, como estão? Os pais reclamam, porém superprotegem os filhos; o aluno finge que não escuta o professor; os filhos são rebeldes por causa dos pais.
Professor: Professor, tem de ser de ferro! A diretora faz muitas recomendações: avaliem tudo o que é trabalhado em aula! A coordenadora pede mais atividades....
E eu, professor, continuo esperando que a sociedade reconheça meu valor e o meu trabalho, e enquanto as coisas não melhoram continuo sendo professor.
Professor: A sociedade cada vez mais desajustada. Cada segmento tem opiniões diferentes em relação à violência: são desajustamentos familiares; são os novos valores atingindo a imoralidade são os programas de TV; são as escolas que já não sabem cumprir seu papel...
Professor: Enquanto isso vou refletindo... Para muitos, sou louco por abraçar tão brava profissão, porém para a sociedade, muitas vezes nem chego a existir, pois pouco me dão valor. Mas vou seguindo o meu caminho, vou levando como posso. Alguns ex-alunos vão levando um pouco de mim, enquanto vou ficando com um pouco de cada um deles em meu coração. Lembrem-se que sou professor e faço parte do contexto social, enquanto isso, fico pensando e tentando me adaptar a tantos desencontros da educação. (Dulcileia Abreu-RJ)
Ofereço essa mensagem aos grandes mestres federal, municipal e estadual e particular...
Para você, que precisa ser de ferro, desejo que conserve um coração de ouro sensível às necessidades dos seus alunos. Para você, que lida com uma rotina desgastante, desejo que nunca perca a capacidade de sonhar que pode mudar o mundo, e para você, que não vê seu trabalho reconhecido, desejo que encontre forças para fazer de sua profissão um contínuo ato de amor.
Parabéns às crianças e aos seus mestres, por existirem, e que cada criança seja um grande discípulo de seus mestres a cada dia. Desejo um lindo dia a todos que fazem a educação, às crianças e ao querido leitor.

Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: