terça-feira, outubro 16, 2007

Qual é o lugar do (a) professor (a) na educação do RN?

Qual é o lugar do (a) professor (a) na educação do RN?
Fátima Cardoso
Coord. Geral do SINTE/RN
FONTE:http://www.correiodatarde.com.br/artigos/22779
Nestes dias o calendário destacará o Dia do (a) Professor (a), data de grande magnitude para quem abarca essa profissão.Mais qual será o lugar do(a) professor(a) no Estado do RN? Quais as relações da docência com o ensino? Como os docentes se sentem como profissionais.
A laboriosa profissão de professor (a) tem se constituído em um grande desafio. Não diferente do resto do País, o Rio Grande do Norte adotou o modelo neoliberal de estado que, passou a atacar a profissão em três eixos: Expropriação da identidade, baixos salários e sobrecarga de trabalho.Com a mercantilização da educação, materializada pelo caráter mecânico, técnico-burocrático, os(as) professores(as) são sujeitos a vivenciar um paradigma para o qual não foi preparado e que conflitou a sua prática produzindo efeitos direto à sua identidade.
Esse projeto tem suas intencionalidades e não se importa com o lugar que terá esse profissional no sistema de ensino.
A Federação de organizações do Magistério da América Central diz que é a partir destes contextos que a profissão se degrada paulatinamente. Ao não ser prioridade nos governos. Essa degradação se inicia com a desvalorização salarial que passa a ser banalizada e tratada de forma comum.Recentemente tivemos a aprovação na Comissão de Educação da Câmara Federal do Piso Salarial Profissional Nacional. O que era inconstitucional nos anos noventa torna-se constitucional, mas a pressão dos governos e prefeitos levou a aprovação do Piso Salarial inferior a proposta inicial do relator.Agora, será preciso fazer novos atalhos. Lutar para modificar seu valor e a jornada de trabalho e cobrar dos governos: Estadual e municipais, que este feito histórico, não seja visto como uma despesa dos governos e não impeça os avanços propostos pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, pois esta é uma forma de resgatar a identidade expropriado deste profissional que sustenta este serviço apesar das adversidades.
Os baixos salários, a sobrecarga de trabalho, considerada pelo número de alunos (as) em sala de aula tem reflexo na saúde destes profissionais sendo comum se ter um elevado índice de professor (a) com stresse, doenças vocais, coluna, cardiopatias, doenças psiquiátricas e neurológicas, varizes, irritações, alérgicas, difonias, nódulos entre outros.
A ausência no plano institucional da oferta de boas condições de trabalho, política salarial que restitua a dignidade profissional, oferta de clima psico-social inadequado às relações do profissional nas escolas, prova a queda da suficiência deste profissional chegando a abalar no seu equilíbrio psico-afetivo e na qualidade do trabalho educacional.
A falta de reconhecimento institucional sobre em que condições se realiza a atividade profissional tem gerado uma conflituosa relação.A excessiva quantidade de orientações que chegam as escolas para a realização de programas, ações e atividades, não são coordenadas entre si, apresentam situações de complexidade, já que na maioria das vezes não se considera a dimensão pessoal-profissional, para o exercício da profissão.
Qual o lugar que este profissional ocupa no Estado e nas Prefeituras? De forma simplista e genérica, na dura realidade, se este profissional não carece de reconhecimento, que continuem as falácias. . .De forma a pensar a reconstrução da identidade deste profissional que se promova de imediato o desenvolvimento de um sistema de ensino que reconheça como necessário este profissional e uma educação, ensino e aprendizagem pensados a partir de princípios que resgatem a emancipação das pessoas como sujeitos históricos.
As notas de parabéns pelo reconhecimento do profissional herói, devem ser substituídas por uma política decente com salários que comportem o peso das necessidades, formação adequada e condições de trabalho.
A este herói do quadro e do giz na era tecnológica, que pro-fessando e com-fessando a dor e a delícia de ser artífices do futuro, o seu lugar está no coração de cada criança, jovem, adolescente e adulto, que na magia do percurso que se faz juntos, na cumplicidade de se perceber e ser percebido, você se destaca pela refundação extraordinária que acontece em cada sujeito histórico. Este é o seu lugar. Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

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