Publicação de Fernando Silva
Parte V: O Cristo Teológico
No Novo Testamento, encontramos os ensinamentos e as palavras de Cristo. Se assumirmos que o livro é inspirado, então temos que admitir que Cristo realmente disse todas as coisas atribuídas a ele pelos vários autores. Se o livro é inspirado, então temos que aceitar tudo. Não temos o direito de rejeitar as contradições e absurdos e só aceitar o que é bom e razoável. Temos que aceitar tudo do jeito que é.
Pelo que pude observar, as pessoas costumam elaborar teorias consistentes, mas vivem de forma contraditória.
Assim, acredito que as palavras de Cristo foram coerentes com suas teorias, com sua filosofia.
Se eu encontro no Novo Testamento coisas contraditórias, concluo que algumas dessas palavras não foram ditas por ele. Os ensinamentos que eu julgo estarem de acordo com aquilo que eu acho que era sua filosofia, eu aceito. O resto, jogo fora.
Há alguns de seus ensinamentos que mostram que ele era um judeu devoto e outros que mostram que ele queria destruir o judaísmo. Há alguns mostrando que ele desprezava todos os povos menos os judeus e não queria salvar mais ninguém além deles e outros, que ele queria converter o mundo inteiro. Há alguns mostrando que ele perdoava e amava a todos e não era egoísta e outros, que ele era vingativo e malvado, além de outros que o mostravam como um asceta, que desprezava profundamente o relacionamento com outras pessoas.
As passagens a seguir mostram que Cristo era um judeu devoto:
"Eu, porém, lhes digo: não jurem de modo algum: nem pelo Céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o suporte onde ele apóia os pés; nem por Jerusalém, porque é a sua cidade sagrada." (Mateus 5:34-35)
"Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento." (Mateus 5:17)
"Os pagãos é que ficam procurando essas coisas." (ou seja, roupa, comida e bebida) (Mateus 5:32)
Ao curar um leproso, ele disse: "Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho". (Mateus 8:4)
Jesus enviou seus discípulos como missionários dizendo: "A estes doze enviou Jesus, e ordenou-lhes, dizendo: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel". (Mateus 10:5-6)
Uma mulher veio de Canaã e suplicou a Jesus: "Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada" mas ele a ignorou. Então os discípulos lhe pediram para mandá-la embora e ele disse: "Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel." (Mateus 15:22)
Mas a mulher se prostou diante dele e lhe disse: "Senhor, ajudai-me". Ele respondeu: "Não é certo tirar o pão das crianças e jogá-lo aos cachorrinhos". Entretanto, comovido por sua fé, ele curou a criança.
Quando o jovem lhe perguntou o que deveria fazer para ser salvo, ele disse: "Siga os mandamentos da Lei".
Cristo disse: "Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus. Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai" (Mateus 23:2)
"É, porém, mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei" (Lucas 16:17)
Cristo foi ao templo e expulsou de lá os que compravam e vendiam, dizendo: "Está escrito que minha casa é uma casa de oração, mas vós fizestes dela um covil de ladrões".
"Nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus" (João 4:22)
Certamente, todas estas passagens foram escritas por pessoas que acreditavam que Jesus era o Messias.
Muitas das frases atribuídas a Cristo mostram que ele era um asceta, que ele não se importava com os parentes, nem com pai e mãe, nem com irmãos e irmãs e desprezava os prazeres da vida.
Cristo disse a um homem: "Vem e segue-me". O homem respondeu: "Permita que eu enterre meu pai primeiro" e Cristo disse: "Deixe que os mortos enterrem seus mortos".
Outro disse: "Eu o seguirei, mas primeiro deixe que eu me despeça dos que estão em casa".
Jesus disse: "Nenhum homem que toma o arado e olha para trás entrará no Reino de Deus. Se teu olho direito te ofende, arranque-o e jogue-o fora. Se tua mão direita te ofende, corte-a fora".
Outro lhe disse: "Eis que tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam falar-te". Ele respondeu: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?" Apontou então seus discípulos e disse: "Eis minha mãe e meus irmãos".
"E todo aquele que deixar sua casa, ou seus irmãos e irmãs, ou pai e mãe, ou esposa e filhos, ou suas terras em meu nome, receberá cem vezes mais e herdará a vida eterna".
"Aquele que ama pai e mãe mais do que a mim não é digno de mim; e aquele que ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim".
Aparentemente, Cristo tinha uma filosofia.
Ele acreditava em que Deus era um pai amoroso, que ele cuidaria de suas crianças e que tudo o que elas tinha a fazer era confiar totalmente em Deus.
"Bem aventurados são os misericordiosos, pois eles receberão misericórdia".
"Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês!" (Mateus 5:44).
"Portanto, não fiquem preocupados, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir?
Os pagãos é que ficam procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso" (Mateus 5:31-32).
"Pedi e lhes será dado". "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós". "E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados."
Cristo parecia ter confiança absoluta em Deus, mas, quando a escuridão da morte se aproximou dele, gritou: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonastes?"
Embora haja muitas passagens no Novo Testamento mostrando que Cristo era gentil e perdoava, há muitas outras mostrando que ele era exatamente o oposto.
Como devia ser a mente de alguém que disse: "Eu vim para lançar fogo sobre a terra: e como gostaria que já estivesse aceso! Devo ser batizado com um batismo, e como estou ansioso até que isso se cumpra! Vocês pensam que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu lhes digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas, e duas contra três. Ficarão divididos: o pai contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra." (Lucas 12:49-53)
Autor: Robert Green Ingersoll
Tradução: Fernando Silva
Tradução: Fernando Silva
Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário