terça-feira, fevereiro 22, 2011

O PAU-DE-ARARA

O PAU-DE-ARARA
A minha primeira viagem num caminhão Pau-de-Arara foi de muita gozação. Para quem não sabe, Pau-de-Arara é um caminhão que na carroceria tem umas tábuas entre as grades formando diversos bancos para os passageiros sentarem-se e é coberto por lona, meio de transporte muito utilizado no sertão.
Eu e mais dois colegas chegamos para o cobrador do caminhão pau-de-arara e perguntamos quanto era a passagem, ele perguntou:
- Quer de primeira, de segunda ou de terceira?
Olhamos uns para os outros e ficamos sem responder, não sabíamos a diferença e ficamos confabulando.
- Bem, disse o cobrador: de primeira 20, de segunda 15 e de terceira 10 reais.
Ora, olhamos para cima e as coisas eram tudo igual, as tabuas entre a grades formando vários bancos, todo mundo sentado em condições iguais, os únicos passageiros que viajavam em condições de mais conforto eram os que iam na Buleia (cabine) e só aceitam mulheres especialmente as grávidas.
- Rapazes, vamos comprar de terceira mesmo é tudo igual – disse.
E assim fizemos compramos de terceira.
Segue a viagem percorremos vários quilômetros no asfalto e tudo do mesmo jeito, agente sentado no banco de tabua dura como todo mundo, não havia diferença e cochichando ficávamos mangando dos matutos. Vão ser otários assim longe. Todo mundo aqui em cima no maior desconforto e ainda pagar de primeira. Pense povim burro e ficávamos rindo.
Lá mais na frente, o caminhão entra na estrada de barro e aja buraqueira e um pula-pula desgraçado, aja a bunda doer e todo mundo nas mesmas condições, mesmo no sofrimento, agente só faltava morrer de rir dos bestas que pagaram de segunda e de primeira.
Íamos subir uma serra e pra animar mais ainda começou a chover. Pense numa coisa ruim. Baixaram a lona, iniciou um calor insuportável, catinga de cigarro brejeiro, menino chorando, fedor de peido, pula-pula, todo mundo procurando se segurar em algum lugar, o carro inclinando, balança pra um lado, balança pro outro e nós lá, quase chorando. De repente o caminhão para ATOLADO e aí vem o pior, descobrimos tudo.
O cobrador vem mais brabo que siri dentro de uma lata e logo gritando:
- OS DE PRIMEIRA FICAM EM CIMA, OS DE SEGUNDA DESCE E OS DE TERCEIRA EMPURRA O CAMINHÃO. BORA! BORA!  VAMOS LOGO CAMBADA DE PREGUIÇOSOS!!!!
Danou-se.

Autor William Pereira

Nenhum comentário: