quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Release Prefeitura Municipal de Mossoró 24 de Fevereiro de 2011



Prefeita aponta metas e apresenta novos secretários à sua equipe

Foto: Carlos Costa

Fazer de 2011 um ano mais profícuo do que foi 2010. Esta é a meta apresentada hoje (24) aos secretários e gerentes da prefeitura de Mossoró pela prefeita Fafá Rosado. Em reunião durante todo o dia no Hotel Villa Oeste, a prefeita agradeceu ao empenho de todos para o alcance de metas expressivas em 2010, mas já virou a página e começou pensando nos desafios de 2011.

“As obras de 2011 já começaram, assim como os programas que nós planejamos para o município. Agora, com a parceria garantida do Governo do Estado, temos a intenção de ampliar bastante o setor de serviços, especialmente na área de saúde”, previu a prefeita.

Neste setor, Fafá projetou para este ano, ao lado do secretário da Cidadania, Francisco Carlos, e do gerente Executivo da Saúde, Benjamim Bento, a conclusão da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Bairro Belo Horizonte, da construção de cinco novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a implantação de novos seis leitos de UTI pediátrica e quatro neonatais.

A prefeita também anunciou obras importantes em outras áreas. Na Educação, a grande meta do município em 2011 será a colocação em prática da Lei de Responsabilidade Educacional, uma iniciativa da sua administração que ficará de legado. “Neste ano, vamos começar a pagar o décimo quarto salário dos nossos professores”, comemorou Fafá. A LRE projeta que o município de Mossoró invista até 2012 pelo menos 30% de todo o seu orçamento em Educação.

A prefeitura também vai concluir este ano a construção de quatro novas escolas, além de quatro Unidades de Educação Infantil e a implantação do Centro de Formação e Capacitação Profissional Joaquim da Silveira Borges.

Obras

A prefeitura também vai concluir a duplicação da Avenida Antônio Campos – que dá acesso a Uern –, construção da Avenida Universitária, conclusão da reconstrução da Praça Bento Praxedes (Centro), construção de 700 mil metros quadrados de pavimentação a paralelepípedo, além de construção de 130 mil metros quadrados de asfaltamento.

Ainda este ano a prefeita pretende iniciar a construção da Praça das Oiticicas, com o apoio já garantido do Governo do Estado. “A governadora Rosalba Ciarlini deu a sua palavra que vai nos ajudar a concluir a urbanização da Avenida Rio Branco, que começou com ela, depois foi expandida em nosso mandato e de mãos dadas vamos concluir”, previu.

Serviços Urbanos

Na área de serviços urbanos, trânsito e transportes a prefeitura vai investir na implantação do Plano de Mobilidade Urbana, que está em fase final de elaboração e será enviado à Câmara Municipal de Mossoró. A pasta, junto com a Gerência de Trânsito (GETRAN), vai ampliar e renovar o sistema semafórico da cidade, bem como investir em mais sinalização horizontal e vertical.

“Temos metas e projetos importantes para todas as áreas. A minha orientação ao secretariado é a de que mantenhamos o mesmo ritmo, sempre com a estrutura do município funcionando em favor da nossa população”, destacou a prefeita.

Novos nomes

A reunião de hoje serviu também para que a prefeita pudesse anunciar os nomes de dois novos secretários. Com a saída de Yuri Tasso Queiroz Pinto da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (SEDETEMA) para assumir cargo técnico no Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi convidado para o seu lugar o atual gerente Executivo do Urbanismo, Alexandre Lopes. Ele deixará o cargo, que passará a ser ocupado pela servidora do quadro do município, a arquiteta Vera Cidley Paz de Lira de Castro Soares. Ela é efetiva da prefeitura há 26 anos.


 

Saúde diversifica campanha contra a dengue em Mossoró
Foto:

A Gerência Executiva da Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde está ampliando e diversificando a campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypiti, transmissor da dengue. Além das ações nos bairros e blits educativas, os profissionais estão envolvendo os estudantes da rede municipal de educação, a fim de que se tornem parceiros na guerra contra o mosquito.

Desde o início do ano letivo, agentes de endemias estão visitando as escolas municipais, fazendo palestras e esclarecendo dúvidas de alunos, funcionários, pais e comunidade em geral. Em alguns estabelecimentos, o envolvimento foi tanto que a comunidade realizou caminhada e mutirões pelo bairro.

“Em todas as ações nas escolas nós notamos um envolvimento muito grande de todo mundo. Teve escola que realizou peça teatral, par&oacut e;dias, danças e tudo valendo nota. O que é importante nisso tudo é que as crianças aprendam desde cedo a importância das práticas de prevenção e que passem a fazer uso disso no seu dia-a-dia”, falou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Allany Medeiros.

Segundo ela, algumas das iniciativas se transformarão em projetos para feiras de ciências a ser aperfeiçoados pelos alunos. Concluída essa etapa na rede municipal de ensino, a vigilância está agora consolidando os relatórios para que em seguida, possa estender as ações para as escolas privadas.

IGREJA CATÓLICA - A igreja católica também se transformou em uma grande parceira das ações de prevenção à dengue em Mossoró. Desde o início do mês, padres estão usando as homi lias para transmitir informações e estimular práticas de prevenção. As equipes das pastorais também se engajaram na campanha e 4 mil panfletos foram encartados e distribuídos no jornal O Semeador, de responsabilidade da Diocese.


 

Agentes de saúde participam de curso
de atualização em prevenção das DST/AIDS
Foto:

Mais de 400 agentes comunitários de saúde participaram de um curso de atualização em prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), promovido pela Gerência Executiva da Saúde em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

O curso iniciado na última terça-feira (22/02) foi concluído hoje (24/02) nas dependências da Universidade Potiguar (UnP). Os profissionais foram divididos em quatro turmas.

Além de conhecer novas formas de combate e prevenção às doenças, os agentes participaram de grupos de trabalhos, assistiram vídeos e puderam tirar dúvidas com profissionais da área.

Hoje a tarde, os agentes também participaram de palestras sobre alcoolismo, tabagismo e planejamento familiar promovido pelo o grupo Saú de e Vida, de São Paulo (SP).


 

II Workshop do projeto Maleta Saúde
do canal Futura foi encerrado hoje
Foto:

A coordenação do Projeto ‘Maleta Saúde’ do Canal Futura realizou ontem (23/02) o II Workshop para avaliação das ações do projeto em Mossoró. Dos 15 parceiros que participam do projeto sob a coordenação da Gerência Executiva da Saúde, 12 enviaram representantes ao evento que aconteceu na Universidade Potiguar (UnP).

Durante o evento, a mobilizadora Ana Amélia ouviu relatos de vivências e também sobre a utilização dos material da maleta. Também foram traçadas algumas ações de planejamento para serem desenvolvidas ao longo do ano.

A Gerência Executiva da Saúde é uma das cinco instituições do Rio Grande do Norte contempladas pelo projeto ‘Maleta Saúde’ do Canal Futura, que esse ano chega a sua quarta-edição. Mossoró r ecebeu em maio do ano passado 15 maletas de uma só vez, durante o I Workshop do projeto na cidade.
 
O projeto Maleta Futura é uma ação de mobilização social, que reúne uma seleção de parte da produção televisiva do Futura de acordo com recortes temáticos, facilitando, assim, o trabalho das entidades que compõem as redes articuladas pelo canal em todo o Brasil.

Além da coletânea em DVD, as Maletas possuem materiais complementares como um caderno de atividades montado especialmente para cada edição do projeto, com textos de apoio elaborados por consultores, sugestões de uso dos programas e outras fontes de pesquisa. As instituições parceiras terão que fazer relatórios on-line sobre a utilização do material e isso possibilitará o compartilhamento de experiências exitosas por todo o país.




Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br

Nenhum comentário: