Prefeitura acompanhará alunos ‘on line’
A Gerência Executiva da Educação da prefeitura de Mossoró está implantando na rede pública municipal de ensino o software livre “iEducar”. Com ele, todas as escolas serão integradas de forma que será possível manter com maior agilidade e acompanhamento o cadastro único dos alunos, bem como boletins, diários de classes, pontos dos professores e até mesmo acompanhar a estrutura dos prédios.
“O sistema funciona integradamente e vai disponibilizar através da internet até mesmo as notas dos alunos, que poderão acessá-las nos laboratórios das escolas, por exemplo”, explicou a gerente da Educação, Ieda Maria Araújo Chaves Freitas.
Toda a zona urbana estará integrada pelo iEducar e a zona rural o terá assim que foram resolvidas algumas questões estruturais como a disponibilidade de Internet nas comunidades. “Hoje, as operadoras não dispõem de Internet em todos os lugares, então é preciso que haja o acesso para a integração desse sistema”, explicou a gerente.
A rede pública municipal tem hoje 13.725 alunos matriculados no Ensino Fundamental, enquanto o Ensino Infantil tem cerca de 7 mil alunos. As vantagens são inúmeras e vão desde o controle a acompanhamento das atividades didáticas até à própria informação da proficiência do aluno.
Seminário
O sistema começará a ser implantado na rede pública a partir desta segunda-feira. A instalação começará a ser feito pela empresa contratada para o serviço, a Gestec, de Natal. Os professores serão treinados através de um grande seminário que terá a participação de representantes de todas as escolas.
“Ao final desse sistema, será possível a realização do censo do professor, um documento extremamente importante para a avaliação docente. Além disso, também poderemos traçar uma ferramenta de acompanhamento das turmas, suas principais deficiências, quais as matérias que estão tendo melhor desempenho por parte dos professores e dos alunos. Só há vantagens para o município”, argumentou.
Sesutra apresenta dois novos ônibus adaptados para cadeirantesA Secretaria de Trânsito, Transportes e Serviços Urbanos (SESUTRA), da prefeitura de Mossoró, apresentará na próxima terça-feira, a partir das 8h, mais dois ônibus zero km que contém sistema de acessibilidade para cadeirantes. “Esse avanço começou ainda em 2009, quando o primeiro ônibus começou a circular na cidade. Agora, serão cinco circulando no município”, informou o secretário Alex Moacir.
A apresentação dos ônibus acontecerá na Estação das Artes Elizeu Ventania. A empresa Cidade do Sol, que é a responsável pelos veículos, mostrará à população toda a frota de ônibus com acessibilidade. “Os ônibus são adaptados com um elevador, que possibilita a entrada do cadeirante no interior do veículo”, explicou Alex.
A partir de terça-feira a frota de ônibus coletivos, composta por 45 veículos, terá 11,5% de veículos adaptados. De acordo com o gerente da empresa Cidade do Sol, Carlos Augusto Collier, a companhia está rigorosamente de acordo com as normas de emissão de poluentes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), e foi vencedora do II Prêmio Despoluir. “Estamos muito felizes em poder apresentar esse novo ônibus para o nosso cliente, que merece o melhor serviço”, disse.
O secretário de Serviços Urbanos, Alex Moacir, comemora a chegada dos novos ônibus. “Estamos trabalhando para que toda a frota seja nova e adaptada a portadores de necessidades especiais. Com a conclusão do Plano de Mobilidade Urbana em um curto espaço de tempo estaremos lançando licitação e alcançaremos essa meta”, acredita.
Escola de Música abre inscrições para vários cursos na áreaEstão abertas as inscrições na Escola Municipal de Música Dr. Pedro Ciarlini para vários cursos na área. A informação é do diretor da unidade, Guimarães Neto (Padre Guimarães).
Ele informa que as matrículas acontecerão até o dia 28 de fevereiro e será cobrada uma taxa simbólica de R$ 20 (vinte reais). Os documentos exigidos são: cópia do RG e do CPF com uma fotografia 3 x 4 atual. Guimarães Neto lembra que os alunos terão que trazer o seu instrumento.
A oferta de vagas é a seguinte: Técnica Vocal e Canto Coral (60 vagas); Teclado (30 vagas); Violão Popular (60 vagas); Musicalização Infantil (30 vagas); Violão Popular infantil (10 vagas); Teoria Musical (15 vagas); Acordeão iniciante (5 vagas); Acordeão avançado (5 vagas); Música e prática instrumental infantil – Acordeão (3 vagas); Flauta Doce (15 vagas); Flauta Transversal (10 vagas); Percussão (30 vagas).
Sesutra e Vigilância Sanitária promovem
mutirão contra a dengue em bairrosA Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes (SESUTRA) recolheu 2,7 toneladas de bens inservíveis que podem acumular água e servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti. A ação, em parceria com a Vigilância Sanitária, aconteceu nos dias 16 e 17 deste mês, nos bairros Forno Velho e Bom Pastor.
“Contamos com a colaboração dos funcionários e professores da Escola Alexandre Linhares, que desempenharam essa ação de cidadania ao nosso lado”, explicou o secretário Alex Moacir.
Foram recolhidos nas comunidades pneus, sanitários, garrafas pet, latas velhas, baldes plásticos, colchões, dentre outros.
Esta ação também já aconteceu em ruas dos bairros Ouro Negro e Barrocas, que apresentavam alto índice de infestação predial. “Pedimos a colaboração dos moradores de todos os bairros para evitar uma epidemia de dengue na cidade. O poder público está fazendo a sua parte e a população precisa colaborar também para que possamos vencer o mosquito Aedes aegypti. Sempre lembrando que dengue mata e todo cuidado é pouco”, conclamou o secretário.
Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário