Visita de comissão à maternidades de
Fortaleza é adiada para dia 11 de maio
A visita da comissão multi-institucional, formada para elaborar o projeto físico-funcional do Hospital Materno-Infantil de Mossoró à Fortaleza/CE, agendada para amanhã (03/05) foi adiada para o próximo dia 11 de maio.
O grupo está visitando as unidades de assistência materno-infantil consideradas referências nos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte para nortear o projeto do novo serviço que será instado em Mossoró. Na semana passada a comissão esteve na Maternidade Municipal Professora Leide Morais em Natal.
Depois da visita de Fortaleza, a comissão aprofundará as discussões em torno do perfil do serviço que será implantado na cidade em um encontro que acontecerá no auditório da Faculdade de Medicina da UERN.
COMISSÃO- A Comissão Multi-Institucional para elaboração dom projeto físico-funcional do Hospital Materno-Infantil de Mossoró foi instituída pela prefeita Fafá Rosado através da portaria Nº 150/2011 e publicada no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) do dia 25 de março de 2011. Além de profissionais da saúde e servidores municipais, a comissão é composta por profissionais da UERN, nas áreas de assessoria jurídica, planejamento, economia e ciências biomédicas.
Saúde divulga primeira parcial da campanha de vacinação contra dengue
A Gerência Executiva da Saúde divulgou nesta segunda-feira (02/05) a primeira parcial da campanha de vacinação contra gripe, iniciada no último dia 25/04. Até o momento, a média de Mossoró é de 30%, percentual considerado compatível com a imunização nacional e também da região Nordeste.
De acordo com a coordenação municipal de vacinação, esse percentual será aumentado, haja vista ainda não ter sido contabilizada a vacinação da zona rural do Município. Nessa área, a contagem só será feita no final da campanha.
No último sábado (30/04), todas as Unidades Básicas da Saúde (UBS) abriram para o dia ‘D’ da campanha. O Secretário Municipal da Cidadania Francisco Carlos Carvalho e o Gerente de Saúde Benjamin Bento visitaram os postos de vacinação, estimulando a imunização.
Além dos idosos, a vacina deve ser tomada por gestantes, crianças de seis meses a 2 anos incompletos, além dos profissionais de saúde. Em Mossoró, a meta é vacinar 33.609 pessoas ou pelo menos 80% desse público.
Até o momento o público que registrou o maior percentual de vacinação foi o de profissionais da saúde com 37,7%, seguido de crianças (33,6%) e idosos (24,9%). O grupo de gestantes foi o que registrou o menor percentual (21,4%).
“Reforçamos que as pessoas que fazem parte do público-alvo, em especial as gestantes, que procure a unidade de saúde mais próxima para receber a vacina que é segura e bastante eficaz”, alertou Benjamin Bento destacando que a vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1).
Quem perdeu o dia ‘D’ da campanha, ainda terá até o dia 13 de maio para se vacinar.
CRIANÇAS- No caso das crianças, é preciso uma atenção maior dos pais ou responsáveis, pois eles deverão levá-las duas vezes aos postos de vacinação. Em cada vez, será aplicada meia dose de vacina. Para garantir proteção contra a gripe, é fundamental que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina.
CONTRA-INDICAÇÃO- Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, deficiência no sistema imunológico (de defesa do organismo) ou tratamento de doenças como câncer e aids, devem consultar o médico antes de tomar a vacina.
VEJA A PRIMEIRA PARCIAL DA CAMPANHA
Trabalhadores da saúde- 37,7%
Crianças- 33,6%
Idosos- 24,9%
Gestantes- 21,4%
Comdica realiza Seminário para pré-candidatos a Conselheiros Tutelares
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Mossoró, em atenção as prerrogativas para a Eleição dos Conselhos Tutelares, anuncia o Seminário sobre “O Papel do COMDICA e Conselhos Tutelares”. O evento será realizado dia 03 de maio, nos horários das 8h às 14h, no Auditório do Centro Administrativo da Cidadania – Rua Pedro Álvares Cabral, 01, Aeroporto, Mossoró-RN.
O Seminário tem como objetivo a qualificação dos pré-candidatos das eleições dos Conselhos Tutelares quanto às atribuições de Conselheiro Tutelar e função do COMDICA, bem como noções relacionadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
As eleições, conforme a Lei Federal nº. 8.069/90 e a Lei Municipal nº. 585/91, serão realizadas para as 33ª e 34ª Zonas Eleitorais e o seminário faz parte da programação. Maiores informações pelo site www.prefeiturademossoro.com.br ou pelo telefone (84) 3315-4829.
Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário