WILLIAM PEREIRA
VARIEDADES
Páginas
Início
Facebook
Educação Física
Religião
Astronomia
Login
Twitter
Cxpensart
Textuário
quarta-feira, agosto 03, 2011
Pacote nacionalista e protecionista solidifica aliança Dilma-indústria
Caso não visualize esse email adequadamente
acesse este link
Boletim Carta Maior - 3 de Agosto de 2011
Ir para o site
Leia nossas páginas especiais:
Julgamento de Mubarak: "nego completamente as acusações"
"Nego completamente as acusações", declarou Mubarak deitado na maca onde foi transportado até ao tribunal para o início daquilo que promete ser um longo julgamento. A defesa mandou chamar 1631 testemunhas. A acusação pretende provar que o ditador agiu de forma premeditada para matar os manifestantes que saíram à rua para protestar contra o regime. Tal como os dois filhos, Mubarak terá também de enfrentar muitas acusações de corrupção. Ele é acusado pela morte de mais de 800 pessoas nas manifestações que derrubaram seu governo no início do ano.
> LEIA MAIS
|
Internacional
|
03/08/2011
• Tanques egípcios voltam à praça Tahrir
• Tanques sírios reprimem oposição e matam dezenas em Hama
Pacote nacionalista e protecionista solidifica aliança Dilma-indústria
Para evitar que nova fase da crise mundial afete a indústria e seus trabalhadores, governo lança pacote de medidas de apoio e proteção ao setor. Plano corta impostos, incentiva investimentos e inovação tecnológica, dificulta importações e garante preferência para fornecedor nacional em compras públicas. Objetivo é assegurar que mercado interno continue sustentando crescimento econômico. "A indústria tem em mim uma aliada", diz Dilma Rousseff, que fez questão de lançar pacote no máximo até o dia D da dívida norte-americana.
> LEIA MAIS
|
Economia
|
02/08/2011
• Contra desonerar folha, centrais sindicais boicotarão pacote federal
• Brasil e América do Sul já se preparam para calote na dívida dos EUA
• BC confirma nova tática anti-inflação; alta de juros pode ter acabado
• Empresas não investem em inovação e forçam governo a criar bolsas
• Contra especulação no dólar, governo sobe imposto e planeja limites
Dilma prioriza negociar pacote com empresas e se afasta de centrais
Preferência do governo à negociação de pacote industrial com empresas incomoda centrais sindicais e foi o principal motivo para sindicalistas boicotarem evento. Eles temem perda de influência sobre rumos do governo com predileção de Dilma Rousseff por diálogo com empresários e quiseram marcar posição. Confederação Nacional da Indústria (CNI) deixa Congresso de lado e investe como nunca em negociações com Executivo. Setores políticos do Planalto receiam que postura de Dilma afaste-a dos movimentos sociais.
> LEIA MAIS
|
Política
|
02/08/2011
Governo não usará 'medidas midiáticas' contra corrupção, diz Dilma
Em declaração planejada para acalmar partidos aliados que temem execração pública em decorrência do rigor presidencial e podem se rebelar no Congresso, Dilma Rousseff diz que o governo "não se pautará por medidas midiáticas no combate à corrupção". Controladoria Geral da União (CGU) abre sindicância para investigar ministro indicado pelo vice de Dilma. No Senado, adversários da presidenta conseguem adesão de aliados dela para abrir CPI.
> LEIA MAIS
|
Política
|
02/08/2011
• Acusação e indiscrição jogam Dilma contra dois ministros do PMDB
• Jobim não planeja sair antes da aprovação da Comissão da Verdade
• Dura com partidos e 'mercado', Dilma distensiona com grande mídia
Richard Sennett: Por uma esquerda confiável
Uma leitura sobre o sentido moral em que ser de esquerda pode determinar o modo como se vive em sociedade. E a via para recasar o aspecto social com as concepções programáticas de partidos políticos cujas bases são da esquerda. Nos EUA, na Europa e em todo o mundo, sempre. Richard Sennett, escritor, sociólogo, pesquisador e professor da Universidade de Nova York retoma a defesa do cultivo da solidariedade como conceito político da esquerda, segundo o qual agir em conjunto seria e deve ser um fim em si mesmo. Para uma esquerda confiável, capaz de resistir e enfrentar a “Besta”.
> LEIA MAIS
|
Política
|
02/08/2011
Desmatamento na Amazônia aumenta em junho
Depois de um recuo em maio, o desmatamento da Amazônia voltou a subir em junho, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em um mês, a floresta perdeu 312,6 quilômetros quadrados (km²), desmate 17% maior que o registrado em maio. Em relação a junho de 2010, quando o desmatamento foi de 243,7 km², houve aumento de 28% no ritmo da derrubada. O Pará liderou o desmate na região em junho, com 119,6 km² de novas áreas derrubadas, seguido por Mato Grosso, com 81,5 km², e por Rondônia, com 64 km².
> LEIA MAIS
|
Meio Ambiente
|
02/08/2011
Diário da Nova China (6): A China e os dilemas do socialismo periférico (1ª parte)
Na visão de Marx, o socialismo surgiria nos países do centro do capitalismo. O enredo concreto da história se deu de forma distinta. A primeira ruptura com a cadeia mundial de dominação imperialista acabou dando-se na periferia – na Rússia -, onde, segundo Lenin, as contradições se deram de maneira mais aguda, e o poder – tzarista – era mais frágil.
-
31/07/2011
Colunistas
Amy Goodman
Rupert Murdoch não dá o braço a torcer
Os jornalistas norte-americanos devem agora não só debruçar-se na investigação sobre as operações da News Corp. nos Estados Unidos para denunciar os possíveis delitos cometidos pela empresa, mas também a ameaça que os conglomerados midiáticos desenfreados como o império de Murdoch representam para a democracia.
-
31/07/2011
Opinião
Valmir Assunção
Lideramos o ranking de ingestão de venenos
Diante da alta de preço das commodities, o Brasil deve ser o primeiro lugar em arrecadação nas vendas de agrotóxicos, ultrapassando os Estados Unidos. Segundo dados da ONU, pelo menos dez variedades de agrotóxicos vendidos livremente aos agricultores no Brasil, não circulam na União Européia e nos EUA.
-
02/08/2011
Gleidson Renato Martins Dias
Da necessidade de um novo paradigma para a Segurança Pública no Brasil
Os partidos vistos, ou que se apresentam como partidos de esquerda, não disputaram a visão de segurança pública e de polícia com a direita, da mesma forma que ainda disputam educação, saúde e desenvolvimento com os setores conversadores da nossa sociedade.
-
01/08/2011
Marcelo Salles
Ultra-capitalismo: do terrorismo ao calote mundial
Por que não podemos classificar o terrorista norueguês como ultra-capitalista? Por que temos que nos conformar com o rótulo na capa da revista Veja, que o chama de ultra-nacionalista, ou com as variantes usadas no restante das corporações de mídia.
-
31/07/2011
Em Destaque
O maior protesto por moradia da história de Israel
Mais de 150 000 pessoas tomam as ruas de Israel no maior protesto por moradia da história do país. Manifestações ocorreram em mais de 10 cidades ao longo de Israel, exigindo baixa nos custos da moradia; grupos de árabes e judeus se juntaram pela primeira vez desde as manifestações começaram, há 16 dias. O maior protesto ocorreu em Tel Aviv, onde milhares marcharam do Parque HaBima ao Museu de TelAviv. “Estamos muito felizes em ver o povo israelense ir para as ruas”, disse Yonatan Levy, um dos organizadores.
-
01/08/2011
Nunca houve uma manifestação como essa antes em Israel – todo mundo junto, jovens e velhos, direita e esquerda, árabes e judeus. Esqueçam o protesto sobre moradia, não se trata mais somente disso. Aqueles que temiam que os protestos fossem muito restritos, comezinhos, ontem assistiram à sua expansão. Seus objetivos já ultrapassaram o aluguel de um pequeno apartamento. Na noite de sábado, Benjamin Netanyahu recebeu sua carta de demissão, quando dezenas de milhares de israelenses ao longo do país gritaram “Bibi, vá para casa”. O artigo é de Gideon levy.
-
01/08/2011
Se você não deseja mais receber nossos e-mails,
cancele sua inscrição neste link
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário