JALA NETI - purificando as vias respiratórias.
Partindo do princípio de que o Hatha Yoga enfatiza, além de outras coisas, a importância do treinamento do corpo como um caminho a ser trilhado na busca do Samadhi, e que, um corpo sadio é sine qua non para tal. A "boa saúde", afirma Nilda Fernandes (1994), "é o ponto de partida para o progresso não só físico como espiritual" (p.156). Neste caso, são necessárias práticas corporais para que o caminho passe a ser uma meta importante. Convém, então, uma "auto-vigia" no que concernem ações de conduta alimentar ou de atitudes diante das escolhas do "bom para o corpo e para mente".
Como nem sempre estas atitudes são atendidas, fazem-se necessárias práticas específicas de purificação a fim de se chegar ao requisito suficiente para iniciar o caminho rumo ao Samadhi. Assim, convém destacar um das várias práticas de purificação do corpo relatadas tanto pelo Hatha Yoga Pradipika como pelo Gheranda Samhita, o
Jala neti.
|
Fig.1 Septo Nasal |
O Jala neti, técnica de purificação das vias respiratórias superiores, consiste na limpeza desta região utilizando-se de água morna e sal. Sua prática favorece na desobstrução das regiões nasofaringes (parte estreita que separa a faringe da cavidade posterior das fossas nasais – fig.1), remove muco em excesso e impurezas do nariz, reduze condições inflamatórias e estimula a resistência à sensibilidade de alterações climáticas e poluição atmosférica.
A técnica, explicada por Gharote (2000), ver figura 2, consiste em uma xícara específica ou em bule pequeno, coloque água morna com um pouco de sal. Em seguida, introduza o bico na narina direita, flexione o pescoço e incline a cabeça um pouco para o lado esquerdo. Ao atingir a posição correta com a cabeça, a água sairá pela outra narina. Então repita o mesmo procedimento com a outra narina. Assim as fossas nasais são limpas com água.
|
Fig. 2 Aplicação da técnica.
|
|
Na figura 3, abaixo, é possível observar por onde o líquido irá passar. Esse caminho que a água percorrer vai proporcionar um grande alívio nas fossas nasais, haja vista a lavagem do septo nasal.
|
Fig, 3 Percurso da água nas fossas nasais |
Nilda Fernandes (1994) relata que nas primeiras vezes o praticante sente uma ardência no nariz e na garganta. Porém, com a continuação ocorre o desaparecimento destas sensações. A autora, afirma que este tipo de limpeza gera benefícios, principalmente para aqueles que têm distúrbios respiratórios, como a melhoria da tosse, da asma e do resfriado. Cura dores de cabeça e a febre. Extingui a doença do nariz, dos ouvidos e da garganta.
Embora seja de grande eficiência a prática do Jala neti, ela é
contra indicada para pessoas que sofrem de sinusite crônica.
Para saber mais:
GHAROTE, Dr. M. L. Técnicas de Yoga. São Paulo: Phorte Editora, 2000
FERNANDES, Nilda. Yoga terapia: o caminho da saúde física e mental. São Paulo: Editora Ground, 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário