sábado, novembro 26, 2011

ENSINO PÚBLICO: ABSURDO, DUAS HORAS A MENOS - “DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”


“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”


 - Um estudo feito pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) em parceria com o Instituto Unibanco revelou que os adolescentes que cursam ensino médio em instituições de ensino públicas no Brasil têm, em média, apenas uma hora e 45 minutos de estudo na escola por dia. A duração de um dia letivo é, normalmente, de quatro horas. A pesquisa, que entrevistou alunos de 36 turmas de 180 escolas de três grandes cidades e regiões do País. As regiões onde o estudo foi feito não foram reveladas.
As escolas foram divididas em três categorias, de acordo com o nível de oportunidade de ensinar, nos quais o grupo 1 representa as instituições de ensino que têm carga horária de 83% de seus potenciais de capacidade total, enquanto no grupo 3 estão os colégios que usam somente 58% de seus potenciais letivos.
De acordo com o levantamento, os estudantes que cursam ensino médio em uma escola do grupo 1 estudam, em média, duas horas e 13 minutos por dia na escola, enquanto usam uma hora e cinco minutos de seu dia para se dedicarem à alguma atividade relacionada aos estudos, como a realização da lição de casa ou de algum trabalho ou a leitura de um livro.
No grupo 2, os alunos têm cerca de uma hora e 44 minutos diários de estudo na escola, enquanto reservam uma hora e três minutos para as atividades relacionadas à educação em casa. Já no grupo 3, o tempo dedicado às atividades escolares é quase o mesmo: uma hora e 17 minutos na escola e uma hora e dez minutos no restante do tempo. Apesar do pouco tempo dedicado à educação, 86% dos entrevistados afirmaram que pretendem continuar os estudos e cursar uma faculdade. FONTE: R7, na base de dados do site: http://vejabemvr.blogspot.com, em 25/11/11.
Leia muita mais matéria em  http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.


Nenhum comentário: