Aceleradores cósmicos de partículas começam a ser compreendidos
GAEA - Grupo de Apoio em Eventos Astronômicosem( Astronomia ) Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos - 19 horas atrás
No espaço, grandes campos magnéticos guiam as partículas conhecidas como raios cósmicos ao longo do Universo a uma velocidade próxima à da luz - são os aceleradores naturais de partículas. [Imagem: NASA/ESA/Hubble Heritage Team et al.] Aceleradores naturais (Inovação Tecnológica) As sondas espaciais da missão Cluster, da ESA, descobriram que os aceleradores de partículas cósmicas são mais eficientes do que se pensava. A descoberta revelou, pela primeira vez, as fases iniciais dos aceleradores naturais de partículas do Universo. Todos os aceleradores de partículas neces... mais »
Estudo descarta presença do oxigênio no núcleo externo da Terra
Identificação de elementos dessa região esclarece fatos sobre a época adiantada da formação do planeta (Efe/Estadão) O oxigênio não é um componente significativo no núcleo externo da Terra, a camada líquida que cobre seu núcleo interno e central, segundo informa um estudo publicado nesta quarta-feira na revista britânica Nature. Uma equipe de cientistas liderada por Yingwei Fei, do Carnegie Institution de Washington, chegou a esta conclusão depois de fazer experimentos geofísicos com materiais que poderiam estar nessa zona, como o sulfureto, o carbono e o próprio ... mais »
Temperatura global pode subir 6 ºC até fim do século, diz OCDE
(Efe/Terra) A tendência atual fará com que a temperatura aumente entre 3 ºC e 6 ºC no final do século sobre os níveis pré-industriais, um cenário com graves consequências que ainda pode ser evitado com um custo de ação limitado, segundo anunciou a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quinta-feira. Esta é a principal mensagem de um relatório sobre a mudança climática divulgado pela OCDE às vésperas da conferência de Durban, que começa na próxima semana, no qual pede aos governos que se engajem para conseguir um acordo internacional. "Os custos econ... mais
Nasa diz que fragmento de satélite já não ameaça estação espacial
Agência cancelou o plano de emergência após os controladores de voo concluírem que a peça, que mede cerca de dez centímetros, não atingiria a estação espacial (Efe/Estadão) A Nasa afirmou nesta quarta-feira que o fragmento do satélite chinês Fengyun 1C não representa risco para os três tripulantes Estação Espacial Internacional (ISS), e por isso eles não precisarão se refugiar na nave de emergência Soyuz. A agência cancelou o plano de emergência após os controladores de voo concluírem que a peça, que mede cerca de dez centímetros, não atingiria a estação espacial. Os três tripulan... mais »
Workshop: Astrofotografia e Paisagem Nocturna no Centro Multimeios de Espinho
GAEA - Grupo de Apoio em Eventos Astronômicosem( Astronomia ) Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos
Mais detalhes no AstroPT
Estudo sobre neutrinos deve conter 'erros sutis', afirma Nobel de Física
GAEA - Grupo de Apoio em Eventos Astronômicosem( Astronomia ) Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos
Premiado em 1997, William Phillips diz que 'rapidez' da luz pode ser batida. Cientista conversou com o G1 sobre sua pesquisa e outros temas da física. (G1) O norte-americano William Daniel Phillips consegue brecar átomos com lasers, já recebeu até um Nobel pelo feito, mas prefere citar humildemente os amigos ao comentar sobre o principal assunto do mundo da física nos últimos meses: partículas que, em laboratório, teriam superado a velocidade da luz. "É consenso entre meus colegas nessa área que o estudo deve conter erros sutis", afirma o pesquisador ao G1, após u... mais »
Nenhum comentário:
Postar um comentário