PMM participa de audiência sobre saúde da mulher na Câmara Municipal
O Secretário Municipal da Cidadania Francisco Carlos Carvalho e o Gerente Executivo da Saúde Benjamin Bento, participaram na manhã desta quarta-feira (04/05) de uma audiência pública na Câmara Municipal, onde foi discutido o serviço de assistência à mulher, sobretudo no que diz respeito a obstetrícia.
Além da Prefeitura, participaram do debate, representantes da APAMIM, Hospital da Polícia, OAB, Conselho Municipal de Saúde, Sindicato dos Trabalhadores em Hospitais Particulares de Mossoró, II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), além da diretoria da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Durante quatro horas, convidados, vereadores e plenária fizeram explanações sobre o atual cenário da assistência materna, evidenciando deficiência s na obstetrícia, crise na APAMIM e a necessidade de um serviço de assistência materno-infantil público.
O secretário da Cidadania aproveitou a ocasião para reafirmar a disposição da Prefeita Fafá Rosado em garantir apoio à APAMIM, numa demonstração de interesse em garantir assistência materno-infantil em Mossoró.
“Essa discussão é oportuna e necessária à preservação da vida, por isso parabenizo a iniciativa da casa. A prefeita reconhece que a principal lacuna no serviço público hoje é assistência materno-infantil e não está medindo esforços para garantir o serviço”, destacou Francisco Carlos informando sobre os trabalhos da comissão multidisciplinar formada para elaborar o projeto físico-estrutural de um hospital matern o-infantil para Mossoró.
O Gerente Benjamin Bento também aproveitou a ocasião para esclarecer dúvidas a respeito dos repasses financeiros feitos à APAMIM. “Prefeitura está em dia com os repasses à APAMIM e tem um acordo feito com a prestadora, na presença da promotoria de fazer os repasses até o décimo dia do mês subseqüentes porque o processo de pagamento envolve faturamento e auditoria, ou seja, requer tempo”, afirmou.
O vereador Claudionor dos Santos, propositor da audiência, ressaltou que o legislativo, enquanto voz do povo atuará na defesa do cidadão e que por isso cobrará providências para que Mossoró tenha um serviço de atendimento materno-infantil digno. “Não estamos fazendo aqui caça às bruxas, mas vamos cobrar providências para que esse serviço funcione e funcione com dignidade”, destacou.
Ao final da audiência, o presidente Silveira Júnior propôs a criação de uma comissão do legislativo para fazer encaminhamentos no sentido de amenizar as deficiências apontadas, bem como buscar a melhoria do serviço.
“Todas essas sugestões deverão ser consolidadas e encaminhadas a quem é de direito porque o nosso intuito é fazer com que o cidadão não seja prejudicado, não fique sem o serviço tão importante como é o da assistência à mulher”, concluiu.
Gerência de Educação informa sobre inscrições para o PARFOR-PRESENCIAL A Gerência Executiva de Educação comunica aos professores em exercício na rede de educação básica, que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, está com inscrições abertas para os cursos de licenciatura presenciais ofertados no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR-PRESENCIAL).
O plano é uma ação financiada pela Capes para garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica tenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional – LDBEN, bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.
Para saber quais são institui&cce dil;ões de ensino superior, cursos e número de vagas que estão sendo ofertadas, bem como realizar a pré-inscrição, os professores de educação básica deverão acessar a Plataforma Freire no endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br.
As inscrições deverão ser validadas pela Secretaria de Educação estadual ou municipal à qual o professor em exercício estiver vinculado, no período de 23/05/2011 a 10/06/2011. Em caso de dúvidas ligar para 0800 616161, opção 7, ou enviar e-mail para parfor@capes.gov.br
CURSOS OFERTADOS NO ÂMBITO DO PARFOR
* Primeira licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior;
* Segunda licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial
* Formação pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública da educação básica.
Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário