segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Dinheirama.com - Artigos do dia

Dinheirama.com - Artigos do dia

Link to Dinheirama

IRPF 2013: download do programa para Declaração de Imposto de Renda

Posted: 25 Feb 2013 06:45 AM PST

IRPF 2013: download do programa para Declaração de Imposto de RendaJá está disponível para download, no site da Receita Federal, o Programa Gerador da Declaração (PGD), para fazer a Declaração de Imposto de Renda 2013 – IRPF 2013. Você já pode baixá-lo e, assim, começar a preencher sua Declaração de Ajuste Anual referente ao ano de 2012.

O prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda 2013 vai de 1º de março a 30 de abril. O Receitanet, programa para a transmissão da declaração, também já está disponível no site. Uma facilidade foi implementada no programa deste ano: empresas usadas na declaração passada poderão ser “puxadas” para a declaração deste ano.

Ou seja, existe uma opção em que você pode reproduzir as empresas relacionadas em declarações anteriores (pagadoras ou recebedoras). Ao clicar na palavra "todos", a relação das entidades passará a integrar imediatamente o Programa atual, sem a inclusão de quaisquer valores, o que deverá ser feito manualmente.

Na hora de preencher sua Declaração de Imposto de Renda, atenção para o maior detalhamento da ficha de rendimentos isentos e não tributáveis e a separação das fichas pagamentos efetuados e doações efetuadas. O índice de correção da tabela de imposto de renda foi de 4,5%. Assim, ficam obrigados a entregar a Declaração de Ajuste Anual os contribuintes que receberam a partir de 24.556,65 reais em rendimentos tributáveis em 2012.

Quem optar pela declaração simplificada terá direito ao mesmo percentual de abatimento que no ano passado, 20%. O limite de desconto, porém, subiu para 14.542,60 reais. Quem usar a declaração completa poderá contar com abatimento de 1.974,72 reais por dependente, até 3.091,35 reais com gastos de educação e até 985,96 reais para os pagamentos feitos para o INSS de um empregado doméstico (desde que esta quantia não ultrapasse 6% do IR devido).

As regras e os detalhes sobrem quem precisa declarar Imposto de Renda e como deve ser feita a Declaração de Imposto de Renda já foram publicados por aqui – clique e leia mais. Segundo informações oficiais, a Receita Federal espera que, neste ano, sejam entregues 26 milhões de declarações, um recorde em relação aos anos anteriores.

Para download dos programas do IRPF 2013, clique aqui.

Fonte: R7. Imagem de freedigitalphotos.net.

------
Este artigo foi escrito por Conrado Navarro.
Educador financeiro, tem MBA em Finanças pela UNIFEI. Sócio-fundador do Dinheirama, autor dos livros "Vamos falar de dinheiro?" (Novatec) e "Dinheirama" (Blogbooks) e autor do blog "Você Mais Rico" da Revista Você S/A. Ministra cursos de educação financeira e atua como consultor independente. No Twitter: @Navarro.
Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama


Abílio Diniz no Conselho de Administração da BRF, confusão à vista?

Posted: 25 Feb 2013 04:17 AM PST

Abílio Diniz no Conselho de Administração da BRF, confusão à vista?Poucos empresários brasileiros despertam tamanho interesse nas pessoas quanto Abílio Diniz. Os holofotes em muito se devem ao sucesso alcançado na construção de grandes empresas e negócios e também por ter fama de "encrenqueiro".

Abílio carrega nas costas algumas disputas que chamaram muita atenção, sendo as mais contundentes travadas com a família Klein nos negócios referentes ao grupo Casas Bahia. Mais recentemente, uma conturbada negociação com o Grupo Casino resultou em sua saída da presidência do Grupo Pão de Açúcar, do qual se mantém como Presidente do Conselho Administração.

Fundos promovem a escolha de Diniz

Na última semana, os fundos Previ e Tarpon, dois dos principais acionistas da BRF (Brasil Foods), indicaram Abílio para a posição de presidente do conselho de administração da BRF, função que deverá ser referendada no dia 9 de abril, ocasião em que será realizada a assembleia de acionistas.

A polêmica nessa nova investida de Abílio Diniz é motivada justamente pelo fato dele ainda ser o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar. A BRF é a maior fornecedora da rede e boa parte do mercado e executivos das duas empresas alegam que exista conflito de interesse.

O mercado parece apostar em Abílio

Os resultados apresentados pela BRF no ano de 2012 foram decepcionantes. A empresa se envolveu em processo no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e foi obrigado a vender fábricas, centros de distribuição e marcas para a rival Marfrig.

O lucro da empresa caiu cerca de 80% e, a partir disso, os fundos buscaram no mercado um profissional com perfil mais arrojado e extremamente competitivo. Em relatórios a investidores, Bradesco, BTG Pactual e Merrill Lynch consideraram que a decisão dos fundos Previ e Tarpon, acionistas da BRF, de indicar Abilio deve resultar na valorização da companhia.

Na última sexta-feira (22), dia seguinte à indicação, as ações da BRF – BRFS3 – subiram 5,08%, enquanto que as do Pão de Açúcar – PCAR4 – caíram 1,46%. Será interessante acompanhar os desdobramentos desse embate.

Por que esta notícia é importante?

Abílio Diniz é um dos maiores empresários hoje em atividade no Brasil. Suas lições são propaladas e apresentadas em muitas ocasiões como fonte de sabedoria e sucesso nos negócios. Seu estilo de negociar o trouxe até aqui, mas também o afastou dos negócios criados por sua família. Desprendimento? Trajetória e estratégia pensadas? Vamos acompanhar de perto.

E você, o que acha dessa história toda? Apoia Abílio ou acredita que o conflito de interesses irá dificultar a condução das duas empresas daqui pra frente? Registre seu comentário e alimente essa discussão. Até a próxima.

Foto: divulgação.

------
Este artigo foi escrito por Ricardo Pereira.
Educador financeiro, palestrante, Sócio do Dinheirama é autor do livro "Dinheirama" (Blogbooks), trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama. No Twitter: @RicardoPereira
Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama


Nenhum comentário: