"EXERCÍCIO DO SILÊNCIO"
Segundo livro de Kalliane Sibelli
Transcrito do JORNAL PÁGINA CERTA em 09/01/2007 10:55
Transcrito do JORNAL PÁGINA CERTA em 09/01/2007 10:55
A arte de construção do verso, para alguns, não é nada fácil. Para o poeta Carlos Drummond de Andrade, há um compromisso enorme nesse sentido.
Em seu livro "A Falta que Ama", Drummond expõe que "poesia é um negócio de grande respon-sabilidade, e não considero ho-nesto rotular-se de poeta quem apenas verseje por dor-de-cotovelo, falta de dinheiro ou momentânea tomada de contato com as forças líricas do mundo, sem se entregar aos trabalhos cotidianos e concretos da técnica, da leitura, da contemplação e mesmo da ação." Os versos da poeta Kalliane Sibelli de Amorim se enquadram nesse esquema explícito pelo autor de "Brejo das Almas".
Lançado no último dia 27/12, em Natal, na Livraria Siciliano, o livro de poemas "Exercício de Silêncio", ainda não tem data definida para ser lançado em Mossoró, mas há uma expectativa diante de mais esse "rebento" de Kalliane Sibelli.
"Exercício de Silêncio", segundo livro da poeta (antes estreara com "Outonos", de 2003), traz uma poética mais madurecida, que "resguarda, em seus trinta e nove poemas, as quietudes generosas da arte poética - essa fina flor que só a poucos é dada conhecer. Kalliane planta e replanta os cantantes movimentos do silêncio, atenta ao andamento da língua que busca a precisa medida da linguagem", ressalta o ensaísta e crítico Leontino Filho, ao prefaciar a obra. Reconhecida pelos seus méritos, Kalliane Sibelli foi Menção Honrosa nas edições II, IV e VI do Prêmio Luís Carlos Guimarães de Poesia, promovido pela Fundação José Augusto, e primeiro lugar na 5ª edição.
Recentemente Kalliane foi homenageada na Livraria Siciliano, no shopping Midway Mall, com um sarau poético, através do "projeto Poéticas e Prosas Potiguares", evento organizado pelo também poeta Eduardo Gosson. A noite foi bastante prestigiada por intelectuais de todo o estado. Na ocasião, a poeta autografou seu novo livro.
Sobre o livro "Outonos", Marcos Ferreira, poeta e contista tece-lhe merecido elogio: "Com versos principalmente livres, embora aqui e acolá se aventure entre um e outro soneto, Kalliane tem passado ao largo de várias armadilhas e enfermidades verbais. Por exemplo, não se encontra nesta sua primeira publicação os engodos e chantagens literárias do poema-processo e da poesia-concreta - esse lixo modernista que a vassourinha dos anos vai carregando para o monturo."Sua palavra, exercício de silêncio, como ela mesma definiu, corta o espaço do tempo, transpassa a luz do candelabro solitário que acompanha o moribundo, até sua última morada. Nascida em Umarizal (RN), lugar situado na zona oeste do estado, atualmente é professora da Escola Estadual Moreira Dias, onde desenvolve suas atividades pedagógicas.
Um comentário:
ADORO ESSA PROFESSORA,E ADIMIRO MUITO SEU TRABALHO,FUI ALUNA DELA NA ESCOLA MOREIRA DIAS...TE ADORO VIU LINDAAA....BJOSSS
Postar um comentário