sexta-feira, janeiro 19, 2007

ZOROASTRISMO - UMA RELIGIÃO DE ESTADO



ZOROASTRISMO - UMA RELIGIÃO DE ESTADO

MITOS DA PERSIA

MITOLOGIA E FOLCLORE



O zoroastrismo serviu de motor para a conquista do império pela dinastia sassânida. Com eles no trono, o Avesta tomou a sua forma definitiva, com salmos, mandamentos, relatos sagrados, orações e liturgia.

O Avesta fala-nos da complicada composição militar e política das hostes do bem e mal; no exército de Ahurada,e com ele no Conselho, estavam os seus seis ministros, os arcanjos Amchaspends: Ardibibich, encarregado do fogo; Bahman, encarregado dos animais; Chariver, a cargo dos metais; Jordad, das águas; Murded, ministro do reino vegetal, e Sipendarmich, senhor da terra. Por baixo dos ministros estava a legião dos anjos Yazata e a outra das mulheres- anjos. O exército do mal, sob o comando do demônio Ahriman, tinha a sua corte dos diabos, ou Divs: Aechma, encarregado da ira; Akono, a cargo das tentações; Indra, que se encarregava das almas condenadas ao inferno; Naosijaita,que insuflava a soberba nos humanos; Sorú,o encarregado de aconselhar o mal aos dirigentes e de induzir o crime nos súditos. Em baixo deles estavam os demônios menores,masculinos e femininos,que se encarregavam de todas as ações perversas que os seus chefes Divs lhes encomendassem.

O ser humano herdou o castigo merecido pelo preço dos primeiros pais, Yima e Yimé, que se levantaram contra o seu deus, julgando-se iguais, embora este lhes tivesse dado a vida e o conhecimento, construído o Paraíso e salvo do Dilúvio.

O ser humano, pois, agora tinha que fazer com que a sua vida decorresse pelo reto caminho, ouvindo os conselhos dos arcanjos e anjos e rejeitando as tentações e as provocações de demônios e diabos.No final da sua vida, a alma tinha que passar a ponte de Chinvat, onde sofria a pesagem definitiva, para ver se prevaleciam as boas ações ou se, pelo contrário, o condenavam as suas culpas, como no julgamento do mito egípcio, mas com a diferença de que, à passagem das almas, a ponte se alargava e tornava reta para os bons e estreita e tortuosa para os pecadores, que terminavam por cair dela e submergir-se nas profundidades do inferno eterno.


***PERCEBA A SEMELHANÇA COM AS NARRAÇÕES BÍBLICAS E ESTE MITOS SÃO ANTES DA SUA CRIAÇÃO.

Nenhum comentário: