quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Release Prefeitura Municipal de Mossoró 03 de Fevereiro de 2011




Prefeitura começa a cadastrar agentes de saúde no dia 14

A prefeitura de Mossoró começa no próximo dia 14 deste mês o cadastramento de todos os servidores municipais que desejam receber uma casa no conjunto que será construído dentro do projeto Minha Casa, Minha Vida. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (3), no auditório Jornalista Dorian Jorge Freire, na Estaç ;ão das Artes, pela prefeita Fafá Rosado.

A prefeita tomou a iniciativa de reunir os agentes comunitários de saúde do município no lugar. A categoria será beneficiada com até 200, das 376 unidades conveniadas e que serão erguidas nas proximidades do conjunto Redenção. Na ocasião, estiveram presentes secretários municipais e o gerente-geral da Caixa Econômica Federal em Mossoró, Francisco Aldemir de Souza, que deram várias explicações aos gentes de saúde.
“Quando conseguimos junto com a Caixa e o Governo Federal viabilizar a construção das residências tínhamos já o projeto de destinar 200 casas para os agentes de saúde e vamos fazer isso”, anunciou a prefeita.
O secretário municipal da Cidadania, Francisco Carlos, anunciou que o início do cadastramento, no próximo dia 14, obedecerá alguns critérios como forma de evitar a descontinuidade do serviço. Os trabalhadores serão convocados por unidades.
Para ter direito à casa, o servidor precisa obedecer alguns critérios estabelecidos no programa pela própria Caixa Econômica Federal. O principal deles é ter renda familiar de 0 a três salários mínimos.
Outros critérios importantes, são: não ter casa própria; não ter recebido casa de outros programas sociais, sejam eles municipais, estaduais ou federais; não ser menor de idade – com exceção dos emancipados; não ter dívidas com a Caixa Econômica Federal em aberto, dentre outros. A parcela mínima é de R$ 50 e a maior vai até 10% do valor do salário do servidor. O prazo máximo do financiamento é de 10 anos e as casas têm subsídios do Governo Federal de até R$ 17 mil.
O gerente Aldemir de Souza explicou alguns critérios que não impedem o financiamento no Minha Casa, Minha Vida. Se o servidor estiver no Serasa ou Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) não haverá problema, desde que a dívida não seja com a Caixa. Não há impedimento em caso do servidor tem empréstimo feito junto ao banco. Neste caso, ele só precisa estar em dia e não ter comprometido uma grande faixa do pagamento do seu salário.
Benefícios
Além das casas do programa Minha Casa, Minha Vida, a prefeitura também anunciou outros benefícios para a categoria. A Gerência Executiva de Saúde anunciou o início da distribuição de protetores solares para os agentes de saúde, assim como a licitação para a compra de capas e sombrinhas.
O gerente Benjamim Bento anunciou a distribuição do protetor solar por unidade, como forma de atender a todos. Foram distribuídos dois tubos grandes, de 200 ml para cada profissional.
Uma comissão será mobilizada para iniciar o processo de compra de novos fardamentos para aqueles agentes que já tiveram o seu material desgastado pelo tempo.



Secretário e Gerente vistoriam escolas para início do ano letivo


O Secretário Municipal da Cidadania Francisco Carlos Carvalho e a Gerente Executiva da Educação Ieda Chaves estão realizando vistoria nas escolas da rede municipal de ensino para o início do ano letivo.
Nesta quinta-feira eles visitaram a Escola Municipal Celina Guimarães no bairro Barrocas (zona norte da cidade) e Escola Municipal Antônio Soares de Aquino no Geraldo Melo (zona leste).
Na primeira escola visitada, foram identificadas necessidades de pequenos ajustes de eletricidade e de acessibilidade. Em contrapartida, partiu da própria escola a iniciativa de pintura e limpeza. As melhorias foram feitas com recursos do caixa escola.
“Com dinheiro do Programa Dinheiro Direito da Escola (PDDE), a direção com apoio da comunidade decidiram que a pintura era prioridade e realizaram isso.Essa é a essência da descentralização”, explicou a Ieda.
O secretário mostrou-se satisfeito com a organização da equipe da escola. “Eles fizeram um plano de aplicação, fizeram o dinheiro e render e aplicaram muito bem”, falou Francisco Carlos.
Já na Escola Antônio Soares, foram identificadas necessidade de ampliação e melhoria da estrutura física. As medidas serão executadas como prioridade pela Gerência de Educação.
As vistorias serão realizadas em todas as 96 escolas da rede nas zonas rural e urbana da cidade para garantir conforto e boas condições para estudo e aprendizagem.  





 Jovem desaparecido já está com o pai.
Volta para casa deve acontecer amanhã

 

Alegria e emoção marcaram o reencontro do agricultor Emanoel Oliveira, 50 com o filho Dinailson Oliveira, 15, desaparecido de Chaval (CE) havia 9 meses. Acompanhado do Conselheiro Tutelar Adriano do Nascimento, o agricultor viajou quase 900 Km para buscar o filho que foi deixado por um caminhoneiro às margens da BR-405 em abril do ano passado.
O agricultor chegou por volta das 10h e foi recebido por toda equipe da Casa de Passagem de Mossoró. O Secretário da Cidadania Francisco Carlos Carvalho e a Gerente Executiva da Educação Ieda Chaves também acompanharam o reencontro de pai e filho. A diretora Irenice de Fátima representou a Gerente Executiva do Desenvolvimento Social Fernanda Kallyne que encontra-se em Natal.
Bastante emocionado, Emanoel agradeceu a todos pelo empenho em localizá-lo e principalmente pelo acolhimento do filho. “Se não fosse vocês tenho certeza que viria mais o meu filho. ‘Ave Maria’ quando soube que ele estava aqui, se eu pudesse tinha vindo voado”, falou abrindo um sorriso.
Mesmo sem saber realmente em que circunstâncias o filho desapareceu, Emanoel não escondeu a alegria de reencontrar o Dinailson. “Até agora a gente sabe o que aconteceu direito, mas o importante é que ele está bem e vai voltar para casa”, falou dando um abraço no filho. Além de Dinailson, o agricultor tem outros seis filhos. Sua esposa, inclusive, não veio porque estava cuidando dos outros filhos. “Ela ficou ansiosa, mas teve que cuidar das outras crianças”, falou o agricultor.
O Secretário da Cidadania Francisco Carlos Carvalho também emocionado, externou a alegria de ver o jovem reintegrado á família. “Eu fico muito feliz de ver a rede funcionando e momentos como esse toca a gente profundamente. Além desse reencontro, já conseguimos devolver outras pessoas para o seio familiar em São Paulo, Bahia,Minas Gerais  e Rio Grande do Sul”, falou.
Como a liberação de Dinailson depende de uma autorização judicial, pais e filho só deverão deixar Mossoró amanhã (04/02).



Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br

Nenhum comentário: