Prefeita empossa membros do Conselho Municipal do Turismo
A prefeita Fafá Rosado empossa, nesta quinta-feira (10/02), o Conselho Municipal de Turismo. O evento ocorrerá às 11h no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência. O Conselho integra a estrutura da Gerência Executiva do Turismo, Indústria e Comércio.
O Conselho Municipal de Turismo é composto por representantes do poder Executivo, Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN), Banco do Nordeste, Associação do Artesanato Mossoroense (AMO), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cooperativa de Turismo (Cooptur).
Pelo Executivo, integram o Conselho Municipal de Turismo o gerente executivo do Turismo, Indústria e Comércio, Sílvio Mendes Júnior, além de Milena Melo Costa Moreira, José Mairton Figueiredo de França e Marina Pinheiro Vieira Barbosa (da Gerência da Gestão Ambiental), Janice Dorotéia da Silva e Edilma Teixeira de Souza Martins (da Gerência do Desenvolvimento Social), Aspásia Alves de Souza Martins (da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças).
O conselho tem ainda como conselheiros Clézia da rocha Barreto (da Gerência da Cultura), Jaime David Balderrama Hurtado e Geraldo Elias da Silva (da Gerência executiva do Trânsito), João Vidal Fernandes Sobrinho (Sebrae), Eliézio Bezerra da Silva e Lívio Barreto da Silva (BNB), Heuber Fernandes Filgueira e Marilda Pereira da Silva (AMO), Roberto Rangel Pereira e Rosa Maria Rodrigues Ponte (UERN), e Júlio Rosado Filho e José Salvador Gonçalves (Cooptur).
Prefeita lança Programa Semear ao lado da governadora
O programa Semear vai beneficiar pelo menos 5 mil famílias, distribuídas em 130 comunidades rurais de Mossoró. De acordo com o gerente Executivo da Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos, Rondinelli Carlos, a determinação da prefeita Fafá Rosado foi a de agilizar o processo de liberação das ordens de combustível para que o homem do campo não deixe de receber o benefício ou perca o período chuvoso que está prestes a começar regularmente, de acordo com a meteorologia.
A prefeitura comprou 140 mil litros de óleo diesel, com investimento de R$ 270 mil. O município é parceiro neste programa com a Petrobras, através do programa Terra Pronta, Cooperativa Terra Livre e Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura de Mossoró.
“As chuvas estão prestes a chegar regularmente e a prefeitura faz a sua parte, colaborando com o corte de terra. O homem do campo estará com sua terra preparada para plantar”, explicou o gerente de Agricultura.
Sementes
Também no sábado pela manhã, Mossoró vai receber os primeiros carregamentos de sementes do Programa Banco de Semente, do Governo do Estado. A governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Agricultura Betinho Rosado anunciarão o início dos trabalhos no Mercado do Bode, junto com a prefeita Fafá Rosado.
Ao todo, o Estado vai distribuir sementes a 135 municípios do Rio Grande do Norte já a partir deste final de semana. Serão sementes de milho, feijão e sorgo. O Governo estima beneficiar 31.702 famílias. Em Mossoró, serão 5 mil famílias.
Serão beneficiados os agricultores cadastrados junto à Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN – Emater, que possui escritórios em todas as regiões do estado. “Toda comunidade possui uma representação da Emater e basta o agricultor se dirigir ao escritório de sua localidade para realizar o cadastro. Mas para este ano, só irão receber as sementes os produtores cadastrados no ano passado”, explicou o secretário Betinho Rosado. Segundo ele, para ser beneficiado na distribuição do próximo ano, o cadastro deverá ser feito até setembro deste ano. “Os dados colhidos pelos escritórios regionais são encaminhados à SAPE. A Secretaria precisa ter os dados em outubro para saber a quantidade de sementes necessárias para a distribuição do ano seguinte”, esclarece.
Este ano, 120 toneladas de sementes de feijão, 120 toneladas de milho e 98 toneladas de grãos de sorgo serão distribuídas. “As sementes entregues aos agricultores são produzidas no próprio RN. São grãos selecionados e desenvolvidos pela Emparn e Embrapa”, disse Betinho Rosado.
A Gerência Executiva da Gestão Ambiental, da Prefeitura de Mossoró, vai realizar em 2011 a segunda etapa do Programa Municipal de Capacitação de Professores em Educação Ambiental (PROCEA). No próximo sábado (12), a prefeita entregará aos 45 docentes participantes do programa, os certificados de conclusão do curso. O evento acontecerá na Biblioteca Ney Pontes Duarte, a partir das 8h.
O programa se destina a desenvolver um trabalho didático-pedagógico diferenciado que envolve os docentes dos ensinos fundamental e médio de Mossoró em um debate reflexivo sobre os desafios atuais que enfrentam no dia-a-dia dentro e fora de sala de aula.
O gerente Executivo do Meio Ambiente, Mairton França, explica que o programa tem duração de onze meses e é destinado a professores de escolas públicas e particulares, nos três níveis. “Automaticamente, as escolas da rede municipal já são participantes. As demais escolas devem procurar o município e declarar o seu interesse em participar do Procea”, lembra o gerente.
Mairton França lembra que com o Procea, “os problemas ambientais poderão ser melhor identificados pelas comunidades escolares e possibilitará a prática diária de ações, tando dentro como fora das escolas, que sejam capazes de fortalecer a proteção ambiental em todo o município”.
Para 2011, a perspectiva da Gerência Ambiental é de que 330 professores da rede municipal sejam capacitados pelo Procea.
O programa será o apoio do Centro de Estudos do Meio Ambiente (CEMAD), da Uern, através de grupos de estudos que terão a participação de alunos graduandos em Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Geografia. Os alunos trabalharão em esquema de voluntariado e receberão, ao final dos seminários de capacitação, declaração de participação emitida pela Gerência da Gestão Ambiental.
Prefeita autoriza cessão de servidor ao TCE
No requerimento de cessão, o presidente do TCE, justifica a necessidade de contar com os trabalhos do engenheiro para compor equipe técnica daquela corte. Yure deverá iniciar seu período de cessão em 1º de março de 2011.
A prefeita Fafá Rosado disse que a competência técnica de Yure Tasso é reconhecida em todo o Estado, por isso, se torna até natural o recebimento de convites para emprestar seus serviços a outros órgãos.
“Mossoró reconhece e agradece a valiosa contribuição de Yure com seu desenvolvimento”, disse Fafá. Ela informou que o secretário permanece nas suas funções até o final do mês e que ainda não definiu um nome para substituí-lo.
Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário