sábado, abril 13, 2013

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Cliente terá mais garantias nas compras online

Posted: 12 Apr 2013 12:00 PM PDT

Cliente terá mais garantias nas compras onlineHoje trago uma boa notícia para quem está acostumado a fazer compras online. Os consumidores que optam por essa comodidade terão mais garantias a partir do dia 15 de maio, quando começa a valer a nova regulamentação para esse tipo de atividade comercial.

O Código de Defesa do Consumidor já prevê esses direitos, mas o decreto feito pelo governo no dia 15 de março terá regras mais claras. A Proteste Associação de Consumidores avalia positivamente as determinações relativas aos contratos e ao tratamento dos dados dos consumidores.

Dessa maneira, ainda segundo a associação, o consumidor terá um arsenal de informações maior para evitar os constantes golpes que ocorrem em vendas pela internet atualmente.

Através do Decreto Federal Nº. 7.962, as empresas serão obrigadas a colocar, em local de destaque nos sites, dados comerciais, endereço físico e eletrônico e demais informações para a sua localização e contato. Ainda há a exigência de que haja serviços de atendimento ao consumidor em meio eletrônico.

As novas obrigações de serviços de atendimento ao consumidor são para melhorar o relacionamento entre empresa e cliente. Afinal, com a nova exigência, os empresários terão que oferecer um meio eletrônico que possibilite a resolução de demandas referentes a informações, dúvidas, reclamações, suspensões ou cancelamento de contratos.

O Decreto Federal também fortalece cuidados pessoais com os consumidores. A partir da segunda quinzena de maio, as lojas terão de relatar características essenciais dos produtos e serviços, inclusive os riscos à saúde e à segurança dos compradores. Sobretudo, é reforçado o direito de arrependimento, que possibilita a desistência da compra sem perdas financeiras – previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Os sites de compras coletivas e similares também deverão fazer mudanças. A partir do momento que o Decreto entrar em vigor, eles terão que expor, ostensivamente, as restrições à oferta, como número mínimo de consumidores necessário para ativar a promoção e a validade do serviço.

Como fica o consumidor?

Certamente, as novas exigências impostas pelo Decreto Federal Nº. 7.962 trarão uma experiência melhor para os consumidores que optam fazer compras online. Porém, é importante lembrar que tais mudanças não acabarão com todos os golpes praticados sobre consumidores pela internet.

A forma como os golpistas digitais operam já torna tudo mais complicado. Mesmo com os novos direitos dos consumidores, cabe também ao comprador tomar algumas precauções antes de efetuar o pagamento da compra.

  • A loja tem boa reputação?
  • Há muitas reclamações na internet?
  • Quais são os métodos de pagamento disponíveis?
  • Os pedidos são entregues dentro do prazo?

É essencial, também, que o consumidor tome conhecimento de seus direitos e denuncie falcatruas eletrônicas. Só assim a internet poderá trilhar um caminho melhor quanto ao comércio eletrônico.

Com que frequência você faz compras online? Já sofreu algum tipo de golpe? Deixe suas observações nos comentários. Até a próxima.

Fonte: R7. Foto de freedigitalphotos.net.

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Este artigo foi escrito por Willian Binder.
Graduando em Administração na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e estagiário do Dinheirama.
Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama


6 empreendedores que admiramos no mundo das startups

Posted: 12 Apr 2013 07:45 AM PDT

6 empreendedores que admiramos no mundo das startupsVocê que acompanha de perto o trabalho do Dinheirama sabe que somos uma startup de educação financeira. Como não poderia ser diferente, vivemos intensamente dentro desse universo e buscamos conhecer de perto pessoas que conseguiram relevância e destaque.

São investidores e empresários, mas acima de tudo, pessoas que se notabilizaram por fazer acontecer. Hoje queremos compartilhar com vocês personalidades que nos inspiram e sugerimos que você também passe a acompanhar mais de perto.

Gustavo Caetano

Já foi eleito o Empreendedor do Ano pela revista  Pequenas Empresas Grandes Negócios (Editora Globo) em 2009. Gustavo é formado em Marketing pela ESPM, pós-graduando em Marketing pela London School of Marketing, especialista em inovação pelo MIT, tem passagem pelo Departamento de Marketing da Unimed e atualmente é executivo-chefe (CEO) da Samba Tech.

Já compartilhou suas experiências em eventos no MIT, ONU e NASDAQ e é o atual presidente da Associação Brasileira de Startups.

João Kepler

Empreendedor serial, Blogueiro, Colunista de vários Portais, Revistas e Jornais no Brasil e na Europa, Investidor Anjo membro da Anjos do Brasil, Deal Maker, Palestrante, especialista em Comércio Eletrônico, Empreendedorismo Digital, StarUps e Marketing Digital e é CEO no @showdeingressos, uma das melhores Plataformas B2B de Internet Ticketing no Brasil.

Romero Rodrigues

Romero é Engenheiro Elétrico com ênfase em Computação pela Universidade de São Paulo (USP) – Escola Politécnica. Criou o Buscapé em 1998, ainda com 21 anos e ao lado de dois colegas de faculdade. O site só começou mesmo a operar em 1999, com 35 lojas parceiras e 35.000 produtos. Dez anos depois, em 2009, uma fatia de 91% da empresa foi vendida ao grupo africano Naspers por US$ 342 milhões. Romero é figura constante em eventos que procuram incentivar startups.

Bruno Yoshimura

Co-fundador e CTO do Kekanto.com, é formado em Ciência da Computação pela USP (Universidade de São Paulo). Também atua como investidor anjo no Rabixo.com. Aos 15 anos criou um diretório de Links que chamou a atenção de muita gente e desde muito cedo soube que iria trabalhar com Internet. Hoje acumula a experiência de trabalhar ativamente em uma das startups mais admiradas da internet brasileira.

Marco Gomes

Fundador e CMO da boo-box, empresa de tecnologia para publicidade com operações no Brasil e América Latina. A empresa, fundada por Marco quando ele tinha apenas 20 anos, exibe mais de 3 bilhões de anúncios em mais de 200 mil sites e blogs.

Marco, que teve uma infância bastante dura em Gama, cidade-satélite no Distrito Federal, abandonou o curso de computação na Universidade de Brasília depois de três anos e resolveu correr atrás de seu sonho em São Paulo. A boo-box hoje é uma referência quando se fala de empreendedorismo digital no Brasil.

Eduardo L´Hotellier

CEO e co-fundador do GetNinjas, uma plataforma onde as pessoas podem contratar ou oferecer qualquer tipo de serviço. Formado em Engenharia da Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e pós-graduado em Finanças pela COPPEAD, Eduardo, 26 anos, começou sua carreira na área de consultoria estratégica e gestão financeira em multinacionais como McKinsey&Company e Bain&Company e na nacional Angra Partners.

Segundo ele mesmo nos contou, sua aptidão para empreendedorismo começou já na faculdade, quando foi finalista no jogo universitário Desafio Sebrae e terceiro colocado na competição de Casos de Negócio da FEA/USP. Hoje, Eduardo é CEO da GetNinjas.

Inspire-se neles!

Empreender é sempre um desafio que fascina, portanto acompanhar e se espelhar em pessoas que despontam e inovam diariamente em suas empresas é uma grande oportunidade de aprender e criar coragem para também correr atrás de seus sonhos. Que esses amigos sirvam como fonte de inspiração também para vocês.

Você também tem pessoas que admira e que gostaria de compartilhar conosco? Use o espaço de comentários abaixo. Obrigado e até a próxima.

Foto de freedigitalphotos.net.

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Este artigo foi escrito por Ricardo Pereira.
Educador financeiro, palestrante, Sócio do Dinheirama é autor do livro "Dinheirama" (Blogbooks), trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama. No Twitter: @RicardoPereira
Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama


Inflação acima do teto da meta com ajuda de alimentos

Posted: 12 Apr 2013 05:00 AM PDT

Inflação acima do teto da meta com ajuda de alimentosA inflação registrou 0,47% em março, levando o Índice de Preços ao Consumidor Ajustado (IPCA) a 6,59% nos últimos 12 meses, superando o teto da meta oficial do governo. É a maior taxa desde novembro de 2011, quando a inflação chegou a 6,64%. Diante do valor acima do teto, torna-se provável um aumento dos juros (Selic) no país.

Os principais "vilões" para a alta da inflação foram os alimentos. O Açaí, o alho, a cebola, a batata inglesa e, claro, o tomate pressionaram a alta dos preços no país. Junto com o tomate, a farinha de mandioca teve alta superior a 100% em um ano – registrou uma variação de 151,39%.

Por isso, o Banco Central (BC) parece estar preparando novas medidas – ele se reúne na próxima semana para decidir sobre a taxa básica de juros e há quem acredite que a Selic será elevada na ocasião.

A alta no preço de alimentos

O alto valor de comercialização dos alimentos está gerando grandes discussões e revoltas por parte da população. Na internet, já virou motivo de piada. Na economia, ele tem sido mesmo o maior vilão da inflação. Mesmo com a redução de impostos sobre os produtos da cesta básica, os esforços para controlar a inflação por meio de medidas fiscais têm tido efeito limitado.

O BC foi pego de surpresa pelo aumento recente da inflação. Há seis meses, com a preocupação do fraco crescimento da economia, a autoridade monetária reduziu a Selic pela décima vez consecutiva, para o recorde de 7,25% ao ano. Naquela época, a previsão do BC era de que a inflação terminaria março em 5,2%.

Veja a evolução no preço dos alimentos (em %):

PRODUTO

Março

Ano

12 meses

Cebola 21,43 54,88 76,46
Açaí (emulsão) 18,31 55,66 40,58
Cenoura 14,96 53,3 50,67
Feijão-carioca 9,08 22,85 26,47
Batata inglesa 6,14 38,11 97,29
Tomate 6,14 60,9 122,13
Alho 5,77 2,5 53,13
Ovo 5,68 12,13 29,75
Farinha de mandioca 5,11 35,18 151,39
Farinha de trigo 4,6 12,02 22,13
Pão de forma 4,54 9,21 19,22
Frutas 4,51 7,86 11,66
Pão doce 2,63 4,29 11,61
Hortaliças 2,46 20,71 25,45
Macarrão 1,94 6,12 10,25
Feijão-preto 1,83 4,72 24,79
Biscoito 1,8 4,46 8,8
Pescados 1,78 4,9 8,51
Leite longa vida 1,76 2,49 8,81
Leite em pó 1,63 2,78 12,71
Creme de leite 1,54 -1,89 8,17
Refrigerante fora 1,4 3,9 11,63
Queijo 0,92 3,01 8,53
Refeição 0,89 2,68 8,88
Carnes industrializadas 0,75 2,59 15,47
Pão francês 0,69 3,87 15,3

Impacto na população mais pobre

André Braz, pesquisador da área de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE), aponta que a alta do preço dos alimentos afeta, principalmente, o orçamento de brasileiros que ganham até 2,5 salários mínimos.

Para Braz, há expectativas de uma safra melhor para 2013, mas alerta que não se pode esperar uma melhora expressiva da oferta para itens mais básicos. Assim, ele reforça que não haverá recuos consideráveis nos preços desses alimentos.

Juros podem subir

Na última terça-feira (9), o presidente do Banco Central Alexandre Tombini afirmou ser possível que a autoridade monetária tome outras ações para conter a inflação, reiterando que se mantém cauteloso devido à permanência de incertezas em relação os preços.

"Ações foram tomadas, mas é plausível afirmar que outras poderão ser necessárias. Para decidir sobre isso, o Banco Central irá acompanhar a evolução do cenário econômico", informou.

Veja abaixo reportagem do Jornal da Record.

Fontes: UOL e R7. Foto de freedigitalphotos.net.

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Este artigo foi escrito por Willian Binder.
Graduando em Administração na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e estagiário do Dinheirama.
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