sexta-feira, agosto 10, 2007

DESCASO - ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO

Descaso
REPORTAGEM PUBLICADA NO SITE DE PEDRO CARLOS DIA 06/08/2007 - SEGUNDA-FEIRA
Colégio Estadual, abandonado pelo governo, cai aos pedaços

6/8/2007 - 18h00
A Escola Estadual Jerônimo Rosado, o conhecido Colégio Estadual, está passando por sérios problemas de infra-estrutura. A estrutura física do prédio apresenta além de rachaduras nas colunas, infiltrações em diversos pontos, problemas na rede elétrica e hidráulica. Além disso, insetos como cupims e formigas ainda contribuem para a deterioração do prédio. Existe ainda um poço, com cerca de 2m de profundidade ao lado do ginásio da escola, que traz grande perigo aos alunos.
De acordo com o professor de Educação Física, Wiliam Pereira (Pereirinha), o prédio onde funciona o Colégio Estadual, tem 48 anos e não passa por reforma há cerca de cinco. Ainda segundo o professor, outro problema grave são os constantes arrombamentos praticados contra a escola. S ó no último ano foram mais de 15. "Os ladrões arrombam as portas e levam tudo que podem. Isso acontece porque nos finais de semana não há vigia aqui de dia. Até um portão já foi roubado", informou.
Wiliam Pereira disse que desde de 2005 denunciou a situação do Jerônimo Rosado ao Ministério Público, mas segundo ele nada foi feito. Ainda de acordo com o professor o cenário de abandono afasta as pessoas do local. "Quem chega aqui pensa que a escola não está funcionando, devido ao seu péssimo estado de conservação", desabafou.
A vice-diretora da escola Maria Ferreira Neves Marinho informou que em junho deste ano o Corpo de Bombeiros realizou uma inspeção no Jerônimo Rosado e constatou diversas fissuras nas colunas, infiltrações no prédio, problemas na rede elétrica e hidráulica. "Nós solicitamos uma vistoria do Corpo de Bombeiros e foi constada uma série de problemas na estrutura do prédio. Alguma coisa tem que ser feita acredito que eles não vão deixar a escola cair".
Ela informou ainda que o secretário-adjunto Marino Azevedo visitou a escola no dia 13 de julho e prometeu reformar o local ainda este ano. No entanto a obra que esta orçada em R$ 1.300.000 (um milhão e trezentos mil reais) deve acontecer em diversas etapas. "Tenho esperança que alguma coisa seja feita ainda este ano", disse. Um engenheiro do Estado visitou a escola na semana passada e informou que a reforma começa ainda em 2007.
Mais de 1.200 alunos do Ensino Médio e Fundamental estão matriculados nos três turnos do Estadual, que foi inaugurada em 1959, e é a maior escola do Estado na região Oeste do Rio Grande do Norte.
ESCOLA CIDADÃ - Apesar dos inúmeros problemas estruturais o Estadual tenta funcionar a contento, oferecendo projetos de xadrez, dança, aulas de informática e ainda integra deficientes físicos ao esporte através do basquete. Além disso, disponibiliza seu ginásio para outras escolas treinarem no local.

Fotos: Fábio Faustino 6/8/2007

FONTEhttp://www.pedrocarlos.com/gerais.htm

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.

Nenhum comentário: