domingo, agosto 05, 2007

MASTURBAÇÃO O PRAZER SOLITÁRIO

O MOSSOROENSE DIA 05 DE AGÔSTO  2007-DOMINGO-PÁGINA COTIDIANO

Masturbação o prazer solitário

 FONTE: http://www2.uol.com.br/omossoroense/mudanca/conteudo/cotidiano.htm 

A prática da masturbação foi considerada durante anos um tabu. Falar sobre o assunto então, nem pensar. Na Grécia Antiga a masturbação era um ato sexual usual e aceito como natural, mas com a chegada da cultura judaico-cristã no Ocidente, iniciou-se um processo de opressão por motivos morais e religiosos. É por isso que muita gente hoje evita comentar o tema por vergonha ou medo de repressões. No decorrer dos tempos, a palavra masturbação carregou em sua história um conteúdo bastante polissêmico e perturbador.

Para a ciência, a masturbação na adolescência é considerada essencial para o autoconhecimento das zonas erógenas (áreas que causam excitação sexual) e da sua resposta sexual. Segundo a psicóloga Karina Melo, "o conhecimento do corpo como um todo é indispensável. Tanto que as crianças já manipulam os órgãos sexuais na tentativa de descobrimento do corpo. Com os adolescentes já parte mais pra descoberta de prazeres", diz.  

"Se a masturbação for praticada sem exageros, faz parte de um autoconhecimento. No entanto, é preciso saber se o adolescente está concentrando todo o prazer em apenas atividades sexuais, sem buscar outras atividades normais. O ideal para esses casos é procurar ajuda de um sexólogo, ginecologista, urologista, hebiatra (médico especialista em adolescentes) e/ou psicólogo", afirma Karina Melo.

Falar de masturbação entre os jovens é algo incomum de se ver, ainda mais se for mulher. Contradizendo o senso comum, a universitária Paola Rodrigues acha a prática uma necessidade. "Não existe essa de dizer que mulher não se masturba. "A gente tem um órgão sexual como os homens e precisamos conhecê-lo. Precisamos nos conhecer primeiro para depois nos apresentarmos. Muitas vezes a gente se satisfaz muito mais sozinha, justamente por conhecer melhor o próprio corpo", declara.   

Assim como Paola Rodrigues, o estudante André Vieira também acha a masturbação uma prática normal. "Eu já fiz e não acho nada demais falar sobre isso".  

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a masturbação não é apenas para jovens ou solteiros. Muitos homens e mulheres, depois de adultos, sentem vontade de se masturbar mesmo depois de casados. No Brasil, 69% dos homens e 56% das mulheres consideram a masturbação saudável.

De acordo com a psicóloga, a masturbação mesmo feita para substituir o sexo pode ser considerada como normal. "Não é porque se tem um parceiro que não existe a necessidade de se masturbar. O problema é quando há a substituição por falta de prazer no sexo com o parceiro. A solução para este caso é antes de procurar ajuda, o próprio casal ter uma conversa sincera", declara.

Conheça alguns mitos criados sobre o assunto

- "Somente homens se masturbam". Na verdade, a maioria das mulheres utilizam a masturbação como uma importante ferramenta para entender o processo da excitação, mas têm vergonha de assumir que praticam também;

- "A masturbação pode tornar alguém homossexual" - A masturbação não pode de maneira nenhuma determinar a orientação sexual de uma pessoa. Não é apenas porque você gosta de tocar e manipular seu próprio corpo que você necessariamente iria gostar de tocar o de outra pessoa;

- "Masturbação é só para adolescentes" - A maioria das pessoas continua a se masturbar regularmente durante a vida adulta. Durante a adolescência há a tendência de se masturbar mais freqüentemente, devido ao aumento na produção de hormônios, mas existem pessoas que continuam a se masturbar mesmo tendo uma vida sexual ativa;

- "Muita masturbação pode fazer com que o sêmen do homem acabe" - Os testículos são capazes de produzir esperma durante a vida inteira. Mesmo quando a pessoa não se masturba, o sistema do corpo elimina constantemente o esperma através da corrente sangüínea para ser reposto;

- "Só perdedores se masturbam" - Masturbação é para pessoas que respeitam e tiram proveito total de sua sexualidade;

- "Masturbação pode causar acne" - Um dos mitos mais comuns sobre a masturbação. Não existe nenhuma relação entre esses dois fatos, exceto que ambos começam a ocorrer no mesmo período da vida, a puberdade. Ambos são respostas normais do corpo causadas pelos hormônios e são uma parte da adolescência;

- "Masturbação atrapalha o desenvolvimento da sexualidade" - Ao contrário, a masturbação ajuda no desenvolvimento da sexualidade. Mulheres que se masturbam têm mais chance de gozar com a penetração do que as que nunca se masturbam.

 


Alertas do Yahoo! Mail em seu celular. Saiba mais.

Nenhum comentário: