quarta-feira, agosto 15, 2007

MUITO PRAZER, EU EXISTO...

Muito prazer, eu existo...

Martha Cristina E. Maia
Professora
marthacristinamaia@hotmail.com

 
Subscrevo a música do Xuxa (Sexto Sentido), uma boa dica pra trabalhar a inclusão, que nos diz: "Existem filhos que precisam de mais carinho/de mais cuidados e atenção especial/e essas crianças quando muito bem amadas/só Deus quem sabe o seu potencial.
Seus pais conhecem um segredo do universo/da harmonia na diversificação/Amar alguém dito normal é muito fácil/longe de indiferença e discriminação. Pergunto-me se a indiferença é natural? Pergunto-me em que consiste ser normal? Pergunto-me qual o referencial é porque todo mundo tem que ser igual? Quem de nós é um ser humano exemplar? Quem de nós não tem espelho pra se olhar?
Quem de nós é capaz de atirar a primeira pedra sem se machucar.
Alguns de nós julgam-se mais do que todo mundo/como se fosse escolher pra quem nascer/comparações são vaidosas ou amargas e tudo na vida tem uma razão de ser. Tem gente preconceituosa e arrogante e eu me preocupo com o seu modo de pensar/como se Deus fosse algum ser inconseqüente que faz pessoas só pra olhar. Muito prazer, eu existo".

Lembre-se, querido leitor, que ser amigo é... entender o outro, respeitando seus defeitos e qualidades. É também poder falar com os olhos e saber ouvir com o coração. A palavra
inclusão deve começar pela compreensão do tema, pois existem professores totalmente incapacitados e deficientes com os seus alunos especiais e, muitas vezes, relutando contra a inclusão deles nas escolas.

Neste mês, com a turma do 1º ano da Escola Municipal Ronald Pinheiro Néo Júnior, estou trabalhando o folclore, e especialmente as lendas, e em uma das aulas, explorando bem a figura do Saci, trabalhando o preconceito desde o cachimbo do Saci e a sua deficiência, relato algumas opiniões das crianças com o que aconteceu com o Saci... Uns diziam que ele estava velho e foi acometido por doenças e perdeu a perna; outros afirmavam que Deus tirou a perna dele, porque ele era maldoso e foi castigo de Deus; outros diziam que o
Curupira e a Cuca fizeram a perna dele sumir... Uns diziam que esconderam a perna dele e ele vive pulando procurando por sua perna, uns acreditam que o mesmo nasceu sem a perna. E eu, aproveitando por usar um aparelho ortopédico na perna esquerda, perguntei: Então o que vocês acham que aconteceu com a minha perna? Foi castigo de Deus? Será que sou má? Algum jacaré comeu a minha perna? E de repente um deles respondeu: "Tia, a sua perna é colada com cola quente".

O melhor é na hora da saída, quando vou de moto e outros alunos ficam olhando minha perna e meus alunos defendem e dizem: "O que você tá olhando pra minha professora?" Envio a todos e a todas que fazem a escola Ronald Pinheiro Néo Júnior um abraço e
parabéns pela organização da escola e pelo carinho dos meus alunos com a tia Martha.

"Diferentes são todos aqueles que nos acham diferentes", e digo que a diferença entre o vencedor e o perdedor não é a força e nem o conhecimento, mas, sim, a vontade de vencer... Tudo aquilo em que cremos, nós controlamos. Uma das grandes frases de PASCAL diz: "Para quem deseja ver, haverá sempre luz suficiente, para quem rejeita ver, haverá sempre obscuridade". Desejo a todos um lindo amanhecer, cheio de luz e paz em seus caminhos.



Instale o novo Windows Live Messenger! É grátis! Experimente!

Nenhum comentário: