domingo, agosto 05, 2007

HASTA CUÁNDO LOS COMPAÑEROS?

HASTA CUÁNDO LOS COMPAÑEROS?

William Pereira da silva

Wilpersil@hotmail.com

 

Certo dia estava numa lanchonete, aproximou-se de mim uma mulher, era uma cigana. Falando em espanhol ela disse: Señor le gustaría que él leyera el mão, dé para conocer algo el futuro? Mesmo sem saber interpretar deu para entender que ela queria ler a minha mão. Estava sem fazer nada, tinha tempo de sobra, então deixei que ela lesse .

A cigana olhou, olhou bem minha mão, fitava cada linha e começou a prever sobre minha vida.

- Usted es educado, usted es un hombre inteligente. – afirmou.

Comecei a gostar dela, dizer que eu sou educado e inteligente fiquei em alto astral.

- Vai! Vai! Continue, continue! – exclamei entusiasmado!

- A  le gustan leer y escribir. – continuou ela

Respondi que sim, gosto de ler e escrever, ações que muitos educadores esquecem-se de fazer.

Ela continuou falando sem parar

- Esta línea me dice que usted es un maestro

-Sim sou professor  

- Vive una vida modesta con un sueldo ridículo

- Certeza ganho pouco, é um salário ridículo mesmo, pelos anos que estudei.   

- Esto en el conflicto eterno con el patrón del  para la mejora de sueldos

- Grande verdade mulher!.Desde que entrei no estado para ser professor nunca parei de fazer greve   e  ter problemas no trabalho

 - Pero el  no preocupa, yo veo algo aquí que el va... el  va...  el va... 

- Oba! Oba! Vai melhorar algo, vai? – demonstrei uma grande alegria.

- ¡Algo usted se acostumbrarán maestros al  del restos de la vida para vivir así, los  compañeros pobres!!!

- É o que???? Quer dizer que vamos nos acostumar com isso e viver nessa vida de pobre? Valha-me Deus!

Paguei a ela meio constrangido, mas paguei. Ela acertou tudo e vaticinou a nossa eterna miséria como professor da rede pública de ensino.

Estou com vinte e sete anos de magistério, quarenta e oito anos de idade e estou convicto que a cigana acertou em cheio ao prever nosso futuro.

Este último embate que vivemos com o Governo do Estado do RN, demonstra de forma clara, os objetivos e planos dos governantes para conosco. Todos sabem que temos o dever e o direito de manifestarmos-nos em forma de greve, pleiteando nossos mais fundamentais direitos por uma vida melhor financeiramente, ambiente de trabalho saudável e pela melhoria da qualidade de ensino nas escolas publicas. Sabemos que a marginalidade cresce, as drogas dominam nossos jovens, a população carcerária na sua maiorias são pessoas analfabetas ou que deixaram de estudar e todos sabem o por que. Escolas sucateadas, professores mal remunerados, politicagem dentro das escolas, desvios de verbas, corrupção, roubos, assaltos, furtos, desinteresse dos profissionais desestimulado pelos anos de descaso. Preferem construir mais presídios, gastar em armamentos, melhorar os salários da policia, transformar companhias em Batalhões em detrimento de investir na educação de nossos jovens.

Qualquer pessoa leiga que lê, sabe que nos países como China, Japão, Alemanha, e tantos outros reergueram suas nações pós-guerra ou revoluções e desastres naturais investindo pesado em educação.

Pobre governantes do Brasil que precisam da marginalidade, da ignorância e submissão de seu povo para governar, numa demonstração clara de sua incompetência de lidar com pessoas cultas, inteligentes, que não temem em enfrentar esses perniciosos políticos de nossa nação Pobres governantes que , com o auxilio do setor privado a quem serve de bom agrado, numa troca de favores e corrupção nunca vista em outras nações,  lança seu povo num conflito eterno, causando a insegurança e insatisfação popular, desacreditando na educação de seus filhos.

O preço é alto para a nação que não investe na educação do seu povo. Acidentes de trânsito matam mais que guerras, acidentes de aviões constantes ceifando vidas inocentes, marginais e grupos armadas surgem todos os dias aumentando a violência consideravelmente, lançando nosso jovens na vida pregressa, a corrupção campeia nossas instituições, povo ignorante e submisso, pobreza, favelas, atraso social, economia deficitária, taxas de juros abusivas, assassinatos e pistolagem que fazem parte de nosso cotidiano e as inúmeras mazelas que um povo mal educados produz. Pobres Governantes!

Eu não teria o menor orgulho ou soberba em saber que sou um Governante a custa da miséria e submissão de um povo.

"O que eles têm medo de uma educação realmente libertadora é o medo da liberdade de seu povo"


Flickr agora em português. Você cria, todo mundo vê. Saiba mais.

Nenhum comentário: