sexta-feira, março 08, 2013

Dinheirama.com - Artigos do dia

Dinheirama.com - Artigos do dia

Link to Dinheirama

DinheiramaCast: Decisão e tendência da taxa de juros em 2013

Posted: 08 Mar 2013 06:30 AM PST

DinheiramaCast: Decisão e tendências da taxa de juros em 2013O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central manteve essa semana os juros em 7,25% ao ano. Foi a terceira vez consecutiva optando por essa decisão, mas dessa vez o BC deixou aberto ao mercado o sinal de que nas próximas reuniões poderá elevar a taxa.

A partir de agora, o mercado ficará ainda mais ligado nos números da inflação, o que poderá sinalizar, mantendo a trajetória de alta nos preços, um ajuste nos juros. Sobre isso eu conversei com o Álvaro Bandeira, Sócio e Economista-chefe da Órama (clique e conheça). Veja os temas abordados:

  • Manutenção da taxa Selic e como a notícia repercutiu no mercado;
  • Indicações de que poderemos ter a elevação na taxa de juros nos próximos encontros do Copom;
  • Mercado de olho na inflação e no crescimento da economia. O que irá acontecer daqui pra frente? Prevalecerá a decisão política ou técnica?
  • O investidor de olho nos investimentos e principalmente nos ganhos reais. Será que a partir de agora o investidor precisará ficar mais atento ao mercado de renda variável?
  • Ebook “Cenários Econômicos e financeiros 2013″, clique aqui para baixar gratuitamente sua cópia.

Ouça o nosso papo:

Álvaro, obrigado pela participação, é sempre um aprendizado conversar com você! Aproveitamos para convidar o leitor do Dinheirama a conhecer o mais recente lançamento da Órama em seu site, um eBook gratuito sobre cenários econômicos e investimentos para 2013 (clique e faça o download).

Você pode ler mais opiniões do Alvaro e sua equipe acessando o "Blog da Órama" (clique aqui) ou o site www.orama.com.br.

Fique ligado e ouça sempre nosso conteúdo!
Para que possa receber todos os episódios sem problemas, assine nosso podcast através deste link (clique aqui). Se você gosta de ouvir aos podcasts em seu MP3 Player, iPod ou iTunes, assine o RSS direto dos arquivos via iTunes (Apple Store) clicando aqui ou pelo link http://dinheirama.com/feed/podcast e receba os novos episódios automaticamente.

Obrigado e até a próxima. Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

------
Este artigo foi escrito por Ricardo Pereira.
Educador financeiro, palestrante, Sócio do Dinheirama é autor do livro "Dinheirama" (Blogbooks), trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama. No Twitter: @RicardoPereira
Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama


This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Áreas de atuação com os maiores reajustes salariais em 2012

Posted: 08 Mar 2013 03:06 AM PST

Áreas de atuação com os maiores reajustes salariais em 2012Os fabricantes de equipamentos elétricos e eletrônicos tiveram o maior aumento salarial em 2012, com uma variação de 28,23%. Segundo a Pesquisa Salarial e de Benefícios, feita pela Catho, os destaques continuam nos ramos de Incorporadora e Imobiliária (28%), Fabricação de Equipamentos de Transporte (27,34%) e Refinaria de Petróleo e Correlatas (25,15%).

De acordo com o estudo publicado, o mercado de eletroeletrônicos tem levado a melhor nos últimos anos principalmente pelo aumento do poder de compra do trabalhador brasileiro, o que justifica sua posição entre os ramos com maior variação salarial. "O mercado imobiliário também está bastante aquecido o que provoca uma busca por profissionais qualificados", argumenta Luís Testa, diretor de marketing da Catho.

Em compensação, as áreas com menor variação salarial foram Vigilância e Transporte de Valores (1,11%), Fabricação de Móveis e Artefatos de Madeira (3,64%), Instituições de Ensino Médio e Fundamental (8,83%), Advocacias/Escritórios de Advocacia (10,10%) e Indústria de Equipamentos de Entretenimento (11,07%).

A Catho divulga trimestralmente uma atualização da Pesquisa Salarial e de Benefícios. Esta é a 42ª edição, que contou com mais de 165 mil participantes em 3.350 cidades brasileiras.

Confira abaixo as áreas que tiveram os maiores e os menores aumentos salariais entre 2012 e 2013:

Áreas Aumento em %
Fabricação de Equipamentos Elétricos e Eletroeletrônicos 28,23
Incorporadora e Imobiliária 28
Fabricação de Equipamentos de Transporte 27,34
Refinaria de Petróleo e Correlatas 25,15
Saúde Hospitalar 24,19
Organizações do Setor Público/Administração Direta 24,17
Fabricação de Computadores e Periféricos 24,15
Fabricação de Produtos de Borracha e Plásticos 23,96
Fabricação de Papel e Similares 22,44
Indústria Automotiva 22,26
Mineração, Extrato e Óleo e Gás 22,15
ONG, Associações e Sindicatos 21,58
Construção 21,50
Call Centers 13,68
Indústria de Embalagens 12,61
Supermercados/Hipermercados 11,97
Indústria Metalúrgica de Metal Primário (Aço, Ferro e Alumínio) 11,82
Fabricação de Impressão, Publicação e Indústrias Similares 11,37
Indústria de Equipamentos de Entretenimento 11,07
Advocacias/Escritórios de Advocacia 10,10
Instituições de Ensino Médio e Fundamental 8,83
Fabricação de Móveis e Artefatos de Madeira 3,64
Vigilância e Transporte de Valores 1,11

Por que esta notícia é importante?

Os reajustes salariais podem ser fortes indicadores da situação econômica dos setores em questão. Para fins de comparação, é possível relacionar o "aquecimento" de determinadas áreas com notícias ou acontecimentos positivos. Sobretudo, como as profissões do futuro, a relação dos maiores reajustes salariais podem auxiliar no processo que todo profissional passa ao escolher a carreira que quer seguir.

Queremos saber: como foi o reajuste salarial em sua área de atuação? Você viu o salário subir por aí?

Fonte: Catho. Foto de freedigitalphotos.net.

------
Este artigo foi escrito por Willian Binder.
Graduando em Administração na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e estagiário do Dinheirama.
Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama


Nenhum comentário: