terça-feira, março 22, 2011

Entrevista com o Zangief Kid - novo-MUNDO

Entrevista com o Zangief Kid - novo-MUNDO

Link to novo-MUNDO

Entrevista com o Zangief Kid

Posted: 21 Mar 2011 10:34 AM PDT


Casey Speaks tornou-se viral na internet depois que um video em que ele revida violentamente outro garoto que o estava agredindo foi divulgado. Isto, antes da entrevista feita com Casey, poderia ter qualquer tipo de leitura. Poderia ser tomado com um ato violento, poderia ser chamado de bestialidade, poderia ser tido como ato de violência extrema se já não fosse criado um conceito em nossa mente ao ver um garoto com sobrepeso sendo agredido por outro garoto visivelmente padronizado, magro, acompanhado por outros amigos iguais a ele.

Não sei até agora o que me chocou mais, se foi o fato de ver naquilo o bullying em sua pior forma – que é quando atinge a violência física – ou ver que a violência escolar tornou-se tão assustadora que chegamos ao ponto de aplaudir pessoas que a praticam. Claro que há de se louvar o fato de Casey ter revidado. Isto é um alívio e uma bandeira a ser erguida por todos que sofreram como ele, por todos que ainda sofrem e por todos que ainda irão sofrer. Mas o que, reforço, me preocupa ao ponto de chegar a escrever sobre isto é o fato de agradecermos por isto ter acontecido, por ele ter dito um basta ao que estava sofrendo e até mesmo por ter revidado daquela forma, que como resposta à violência também foi violenta. Agradecemos, por fim, a um garoto que coloca a vida de outro em risco, agradecemos, por fim, a um gesto tão nocivo e desesperado quanto o gesto que o ocasionou.

Vendo isto tudo desta forma assusto-me por notar a proporção disto tudo que criou-se na sociedade. A violência moral, a violência física, as provocações, a estupidez humana atinge jovens que mal podem entender o mecanismo dela. Aterroriza crianças no mundo inteiro enquanto nós, que muitas vezes até passamos por isto, propagamo-nas em redes sociais, em nosso grupo de amigos e até em nosso núcleo familiar, elegendo ídolos e conquistando fãs e mais fãs para eles.

Não sei ao certo o que a atitude de Casey vai gerar. Se o começo de uma guerra onde todos os que sofrem nas mãos de bullys ou se um mínimo de reflexão por parte dos próprios bullys. Não sei se as crianças que são violentamente arrancadas de sua infância por seus demônios pessoais começarão uma reação em cadeia ou se, por mais medo ainda, ficarão cada vez mais caladas. Ao menos agora e diante disto, só sei que o que eu não quero é ver atitudes como esta se repetindo, na esperança de um dia também ver atitudes como a que desencadeou a ira reprimida de uma vítima também deixando de se repetir.

 

Veja também:

  1. Entrevista
  2. Entrevista no blog com nome de bom gosto
  3. Julian Assange em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo

Nenhum comentário: