quinta-feira, março 17, 2011

O Imparcial - (16) 3336-2022


O Imparcial - (16) 3336-2022

Link to Imparcial - Araraquara SP

Posted: 17 Mar 2011 07:10 AM PDT

General Adhemar, general Enzo, prefeito Marcelo Barbieri e general Vilela
O prefeito Marcelo Barbieri participou, nessa quarta-feira (16), em São Paulo, da solenidade de passagem do cargo de Comandante Militar do Sudeste. O general de divisão Adhemar da Costa Machado Filho substitui o general de exército João Carlos Vilela Morgero. No evento, o prefeito conversou com o comandante maior do Exército, general Enzo Martins Peri, sobre a instalação de uma Base Militar em Araraquara.
Ao general Enzo, autoridade máxima do Exército, o prefeito falou da importância estratégica de Araraquara e o que representa para a cidade a instalação da uma Base do Exército. Marcelo destacou que a unidade militar vai beneficiar toda a região e os municípios que integram a APRA (Associação de Prefeitos da Região de Araraquara).
Reivindicada pelo prefeito desde 2009, a Base do Exército vai garantir mais segurança para toda a região. Entre os motivos da solicitação, Marcelo destacou a presença da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, e a instalação da Araraquara II Transmissora de Energia, que vai distribuir energia elétrica vinda do Rio Madeira, em Rondônia, para diversos municípios da região Sudeste, principalmente dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
"Até pela sua posição geográfica e pelas empresas estratégicas que possui, Araraquara já pode ser considerada uma região de segurança nacional, o que justifica a instalação da Base Militar do Exército Brasileiro”, destacou Marcelo.
O prefeito declarou que os generais se mostraram muito interessados no projeto e lembrou que no final do ano passado o general Vilela, em visita a Araraquara, fez um sobrevôo nas possíveis áreas para a futura Base Operacional do Exército. O general Vilela ocupou o cargo de Comandante Militar do Sudeste no período de 15 de abril de 2010 a 16 de março de 2011. Ele assume agora a Chefia de Preparo e Emprego do Ministério da Defesa em Brasília.
Posted: 17 Mar 2011 07:02 AM PDT

Secretaria de Obras planeja ter três equipes este ano
A Prefeitura solicitou e a Câmara Municipal aprovou, nessa terça-feira (15), em sessão ordinária, projeto de lei que permite a formação de duas novas equipes para serviços de recapeamento, com respectivos equipamentos, para a ampliação dos trabalhos de recuperação asfáltica em Araraquara.
Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, após contratar essas equipes e dispor dos equipamentos necessários, o governo poderá recapear, somente neste ano, mais 600 quarteirões na cidade.
Em 2009, a Secretaria Municipal de Obras dispunha de apenas uma equipe própria para a execução destes trabalhos. Em 2010, contou, além da equipe própria, com uma equipe terceirizada. Neste ano de 2011, a meta é contar com três equipes próprias na recuperação das vias públicas.
Com a aprovação da abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 500 mil, será aberta a licitação para a contratação das equipes, que terão dez integrantes cada, e a locação de um rolo compressor e um caminhão basculante, além de uma perua Kombi para o transporte dos trabalhadores.
O prefeito reafirma a prioridade de seu governo na recuperação de vias públicas. "Graças a convênios firmados com o Estado, e também com recursos próprios, já conseguimos recuperar, em dois anos, quase 700 quarteirões", diz Marcelo.
Em 2010, o distrito de Bueno de Andrada, por exemplo, teve todas as suas ruas e avenidas recapeadas. De acordo com o secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, quando dispuser das três equipes de obras atuando normalmente, "será possível a Prefeitura chegar ao final de 2012 com a cidade de cara nova".
Posted: 17 Mar 2011 06:55 AM PDT

Jogo didático-pedagógico ajudará a formar agentes mirins no combate à dengue
Objetivo é incentivar mudança imediata na atitude da população e formar agentes mirins multiplicadores no combate ao mosquito transmissor da doença.
A Prefeitura de Araraquara, por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, inicia nesta quinta-feira (17) o projeto "Educação e Conscientização – Vigilância em Saúde", uma campanha de intenso combate ao mosquito transmissor da dengue nas unidades municipais de ensino.
O objetivo é formar agentes multiplicadores na rede educacional, para que atuem junto aos demais servidores das escolas e comunidade local na colaboração para mudança imediata nas atitudes e no comportamento da população. O principio que será enfatizado no curso para atingir professores e alunos e, por conseguinte, seus familiares, é concentrado no tema "Cidade educada, cidade sem dengue".
"A finalidade principal do prefeito Marcelo Barbieri com este programa é a transformação do professor no elemento central para conduzir o aluno, de forma interdisciplinar, aos temas relativos ao combate do mosquito transmissor da dengue, sempre voltado à questão da vigilância em saúde", destacou o secretário da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino).
"Assim, consequentemente, formamos agentes mirins, que multiplicarão os conhecimentos em casa, para seus familiares e amigos e assim propagar a informação e incentivar a mudança real de atitude da população", explica o secretário.
De acordo com a secretária da Saúde, Dra. Regina Barbieri, a proposta pedagógica adotada, desenvolvida pelo grupo IEC (Instruindo, Educando, Comunicando), ajudará na formação de agentes.
"Precisamos de todo o apoio possível para conter o mosquito transmissor da dengue na nossa cidade e a criança tem um papel fundamental nesse combate, pois será o nosso agente fiscalizador no local onde mora. Para tanto, essa formação feita pelo IEC, seguida de campanha, habilitará o professor a ajudar a cidade nesse processo", declarou Dra. Regina.
Formação
Por tratar-se de uma proposta pedagógica, a metodologia que será aplicada pelo IEC possui três fases: implantação, acompanhamento e avaliação.
A primeira etapa do Programa terá inicio com um treinamento aos diretores e coordenadores pedagógicos onde serão explanados os objetivos, metas previstas, parcerias e a importância do professor no programa. Em seguida, nove professores de cada unidade, escolhidos pelo diretor, participarão de um curso de capacitação que orientará quanto à importância dos cuidados necessários para prevenção e combate ao mosquito, a morfologia e uma visão panorâmica, regional e nacional, sobre a situação epidemiológica da doença.
Os professores escolhidos pelas suas unidades serão distribuídos em três turmas, levando em consideração a interdisciplinaridade dos participantes, ou seja, cada professor saberá como abordar o tema de acordo com a disciplina que ministra.
Após as orientações recebidas na capacitação e o envio dos materiais didático-pedagógicos e de apoio, o professor incluirá no conteúdo os temas apresentados e os aplicará em sala de aula com foco na ação do aluno.
No segundo mês de aplicação do programa, o professor capacitado apresenta resultados e comentários. A avaliação será feita a partir das informações colhidas nessas reuniões.
Cada escola receberá, gratuitamente, para sua biblioteca um kit de material didático pedagógico, composto de DVD técnico, cartilha e jogo para ajudar no planejamento de ações lúdicas e aplicabilidade em sala de aula.
"Precisamos acabar com a dengue em nossa cidade e para isso vamos tomar todas as providências necessárias no combate ao mosquito transmissor, educando e instruindo a população com a diminuição do lixo e acabando com a água parada, local de reprodução do Aedes Aegypti", concluiu a secretária da Saúde.
Posted: 17 Mar 2011 06:44 AM PDT

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama
Rio de Janeiro – Um acordo piloto de cooperação com o Brasil na área de patentes será assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na visita que começa no próximo fim de semana. O projeto terá duração de 12 meses ou 500 exames, "o que acontecer primeiro", disse à Agência Brasil o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Jorge Ávila. Se no final desse período a avaliação for positiva, o acordo entrará em vigor em caráter definitivo.
O acordo permitirá ao Inpi ingressar no programa Patent Prosecution Highway (PPH), do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês). Jorge Ávila explicou que este acesso evitará a duplicidade de trabalho dos escritórios dos dois países no que se refere à concessão de patentes. "Criando um ambiente onde [o registro de patentes] possa ser decidido com mais rapidez, em benefício tanto dos depositantes americanos quanto dos depositantes brasileiros e dos dois escritórios que examinam patentes: o Inpi no Brasil e o USPTO nos Estados Unidos".
Ele informou que existe um grande volume de patentes depositadas no Brasil originárias dos Estados Unidos. Há, por outro lado, um interesse cada vez maior de brasileiros em terem suas patentes reconhecidas também naquele país. No caso de uma patente que se origina nos Estados Unidos, o exame feito pelo escritório daquele país faz a filtragem do que não pode ser concedido. "Se a patente vier a ser concedida nos Estados Unidos, ela já terá sido, provavelmente, limpa daquelas partes que não são privilegiáveis", explicou Ávila.
Isso significa que o trabalho dos examinadores do Inpi será menor. "Você vai economizar no Inpi o trabalho de reexaminar aquilo que o escritório norte-americano já considerou como não privilegiável".
A autonomia do órgão brasileiro, contudo, será preservada. A concessão de uma patente pelo USTPO não significa que a patente será concedida automaticamente no Brasil. "Significa apenas que o Inpi não vai voltar a examinar aquilo que já foi negado lá. E aquilo que foi aceito lá será examinado normalmente aqui". A implantação do sistema em sua totalidade pode representar uma redução de 10% a 15% na carga de trabalho. Hoje, em média, uma patente leva 8,3 anos para ser concedida. A meta até 2015 é cortar esse período pela metade.
A partir da experiência com os Estados Unidos, o Inpi pretende aprofundar, ainda este ano, o esforço de cooperação com escritórios de outros países e regiões, entre os quais Japão e Comunidade Europeia. Ávila disse que, no âmbito da América do Sul, os governos já trabalham com o objetivo de evitar a duplicação de esforço entre os escritórios de concessão de patentes.
O objetivo desse tipo de acordo não é somente reduzir o tempo de exame dos processos, mas ampliar a qualidade "e a garantia de que as patentes no Brasil e na América do Sul vão ser perenemente examinadas antes da concessão". Como existe atualmente uma superlotação nos escritórios de patentes em todo o mundo, Ávila garantiu que, se medidas dessa natureza não forem tomadas, uma consequência indesejável pode ser a perda de qualidade no exame. "Resolver o atraso nas patentes seria muito fácil de fazer se você não tivesse uma preocupação, como nós temos, de manter a qualidade do exame".
Posted: 17 Mar 2011 06:19 AM PDT

O gerente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, apresenta a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira: Qualidade dos Serviços Públicos e Tributação
Brasília – Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), feita em parceria com o Ibope, mostra que dois em cada três brasileiros acreditam que não é necessário aumentar os impostos para melhorar os serviços de saúde. O levantamento mostra também que 72% da população reprovam a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para financiar a saúde. Entre os entrevistados, 37% não souberam responder o que é CPMF. O desconhecimento é maior entre os mais jovens (29% na faixa de 16 a 24 anos).
De acordo com a CNI, por regiões, o Sudeste concentra a maioria dos que se opõem ao aumento de impostos. Segundo a pesquisa, 71% dos entrevistados são contrários ou parcialmente contrários à criação de mais tributos. Já entre os moradores do Sul, 30% concordam, total ou parcialmente, com a proposta e 49% discordam, total ou parcialmente.
Na avaliação da CNI, a maioria dos brasileiros entende que o governo já arrecada muito e não precisa aumentar as alíquotas para oferecer novos serviços. Para 87% dos entrevistados, o peso dos impostos no bolso do cidadão é elevado ou muito elevado. Apenas 7% consideram os valores adequados.
A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira: Qualidade dos Serviços Públicos e Tributação mostra ainda que os brasileiros associam a má qualidade dos serviços de saúde à má gestão dos recursos públicos. Segundo o levantamento, 63% concordam que a baixa qualidade dos serviços de saúde se deve mais ao mau uso dos recursos públicos do que à falta de dinheiro. Uma parcela de 18% concorda em parte com isso e apenas 9% discordam.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 140 municípios, entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2010. (Agência Brasil).
Posted: 17 Mar 2011 06:06 AM PDT

Estádio Joaquim Justo está liberado para receber partidas de futebol profissional F
A torcida ameriliense pode comemorar! O Estádio Municipal Joaquim Justo foi aprovado na vistoria feita pela Polícia Militar, Bombeiros, Defesa Civil e Vigilância Sanitária na última sexta-feira, dia 11 de março, e agora está apto para receber jogos profissionais de futebol. A informação foi confirmada na última terça-feira pelo prefeito Ademir Gouvêa, que está em São Paulo.
Com a liberação, os torcedores da cidade voltarão a ver os jogos do Américo Futebol Clube no “Ninho da Águia”, que tem capacidade para receber até 5 mil pessoas. O apelido do estádio faz referência ao mascote do time e promete ser, depois de algum tempo, novamente o alçapão da equipe. Em 2011, o Américo jogará a Série B do Campeonato Paulista e lutará mais uma vez para garantir o acesso para a Série A3. Serão 45 equipes disputando 4 vagas para subir. O time ameriliense está no Grupo 2 e a estréia já será no Estádio Municipal, contra a Matonense, no dia 30 de abril.
Vistoria e melhorias
O empenho da prefeitura de Américo e do Departamento de Esportes, Turismo e Lazer (DETLA) para que a liberação fosse alcançada começou em novembro de 2010, quando uma vistoria preliminar foi realizada no local. Após as autoridades solicitarem algumas mudanças e adequações, a prefeitura, por meio do Departamento de Engenharia e Obras, iniciou as obras de melhorias no Estádio.
Após concluir a reforma e adequar as instalações aos padrões exigidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e pelo Ministério Público, outra vistoria foi feita e novos laudos montados. Depois de enviados à FPF e ao MP, os documentos foram analisados e foram aprovados. Vale lembrar que as exigências estão mais rigorosas por causa da realização da Copa de 2014 no Brasil.
“Essa notícia é muito boa! A torcida es- pera isso há algum tempo”, comemorou Carlos Augusto Della Rovere, diretor do DETLA. “A administração se esforçou ao máximo com seus funcionários e colaboradores para que essas exigências fos- sem cumpridas”, garantiu o prefeito Ademir ainda na semana passada.
Posted: 16 Mar 2011 08:02 AM PDT

Criança passa por exame de radiação em centro de testes em Fukushima
Comissão Europeia qualificou ontem o acidente nuclear do Japão de "apocalíptico", por considerar que as autoridades locais praticamente perderam o controle da situação na central de Fukushima, no nordeste do país.
"Alguns qualificam o que houve como apocalíptico, e esse termo não me parece absurdo", declarou o comissário europeu de Energia, Günther Oettinger, perante uma comissão do Parlamento Europeu em Bruxelas, na qual explicou a intenção da UE de realizar testes de resistência em suas usinas nucleares.
"Praticamente tudo está fora de controle", disse o comissário, que não descartou o pior nas próximas horas e dias no Japão.
Segundo ele, apesar de o Japão ter tecnologia de ponta e engenheiros competentes, "falta serenidade e visão para fazer frente a uma situação dessas características". Segundo o presidente da Autoridade Francesa de Segurança Nuclear (ASN), André-Claude Lacoste, o acidente nuclear de Fukushima alcançou um nível de gravidade maior do de Three Mile Island, em 28 de março de 1979, mas não chegou ao nível de Chernobyl, de 1986.
"Está muito claro que estamos em um nível seis, que é intermediário entre o que aconteceu na ilha Three Mile e Chernobil", disse o presidente da ASN, Andre-Claude Lacoste, em Paris nesta terça-feira. Níveis de radiação.
Os níveis de radiação aumentaram ontem em várias cidades japonesas, incluindo Tóquio, enquanto a população prepara-se para se manter em suas casas fazendo estoque de água engarrafada, mantimentos e máscaras de proteção.
O governo japonês avisou ontem que a crise da usina nuclear de Fukushima provocou vazamento de radiação que poderia afetar a saúde e recomendou aos moradores que vivem num raio de até 30 quilômetros de distância que fiquem em suas casas, desliguem os sistemas de ventilação e fechem as janelas.
A radiação em torno da usina aumentou desde sábado, quando uma falha no sistema de refrigeração forçou a liberação de vapor radioativo de forma controlada, mas os crescentes problemas nos reatores criam incertezas.
Na Província de Ibaraki, ao lado de Fukushima, em um determinado momento a radiação era de 5 microsievert (msv) por hora, 100 vezes mais que o habitual. Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), uma pessoa fica em média exposta à radiação de aproximadamente 2,4 msv por ano por fontes naturais.
Em Tóquio, a cerca de 270 quilômetros da usina, os níveis de radiação chegaram a 20 vezes mais que o habitual e foram detectadas pequenas quantidades de substâncias radioativas como césio, mas o governo metropolitano garantiu que tais índices não implicam riscos imediatos para a saúde.
Apesar dos pedidos de calma, em Tóquio era possível ver ontem mais máscaras do que o habitual. Além disso, alguns habitantes decidiram se afastar da cidade por alguns dias até que a situação em Fukushima se torne menos alarmante.
Ao longo do dia de ontem, muitos estrangeiros pegaram o "shinkansen" – o trem bala-japonês – para se deslocar a cidades mais ao sul como Osaka, a mais de 500 quilômetros da capital, onde a ameaça de fuga de radiação soa mais distante.
Desde o início desta semana, várias delegações diplomáticas aconselharam àqueles que se sentissem temerosos e não tivessem assuntos "essenciais" em Tóquio que deixassem a cidade. Ontem, a embaixada da Áustria decidiu transferir sua missão temporariamente a Osaka.
Enquanto as notícias sobre Fukushima são recebidas com inquietação crescente entre a comunidade estrangeira, os japoneses seguem com surpreendente tranquilidade, atentos pela televisão às instruções das autoridades locais.
O governo mantém os pedidos de calma, de racionamento de energia – o terremoto paralisou 11 usinas nucleares – e de prudência ao fazer compras nos supermercados para evitar a escassez de produtos, tal como já noticiam os meios de comunicação. "O governo japonês anunciou que há estoques suficientes. Por favor, ajam com calma e paciência", diz uma mensagem divulgada pelo Facebook na versão da rede social para o Japão.
Mais ao norte, as províncias vizinhas a Fukushima se prepararam ontem para acolher os moradores das imediações da usina que saíram, muitos dos quais foram imediatamente ao hospital para saber dos níveis de radiação aos quais foram expostos. Em um raio de 20 quilômetros em torno da central nuclear foram retirados cerca de 200 mil.
Outras 5 mil pessoas estão distribuídas em abrigos na cidade de Kawamata, a menos de 30 quilômetros da usina, onde receberam instruções para não sair às ruas, informa a agência de notícias japonesa "Kyodo". Os funcionários dos abrigos indicavam que, mesmo se quisessem, não poderiam levar os cidadãos retirados para mais longe por problemas logísticos e pela escassez de gasolina. (AFP e EFE).
Posted: 16 Mar 2011 07:47 AM PDT

A Região Sudeste foi a que gerou o maior número de postos de trabalho
Brasília – O Brasil gerou 280.799 empregos formais em fevereiro deste ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho. Esse saldo representa um recorde para meses de fevereiro.
No período, o número de pessoas demitidas (1,51 milhão) e o de contratadas (1,79 milhão) também foi recorde. Em janeiro, as admissões somaram 1,65 milhão e as demissões, 1,49 milhão.
O ministério revisou de 152.091 para 167.943 o número de empregos gerados em janeiro, em função das vagas declaradas pelas empresas fora do prazo. No ano, o saldo é de 448.742, já com os ajustes.
Os setores que mais contribuíram para o saldo positivo em fevereiro foram os de serviços (134.342), da indústria de transformação (60.098) e da construção civil (30.701). "A construção civil passou muito tempo estacionada e começou a dar os primeiros passos em janeiro", disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
Ele destacou também a criação de empregos na indústria de transformação, "que cresceu acima da média". Segundo ele, além desses setores, os de produtos alimentícios e educação devem ter destaque em março.
A Região Sudeste foi a que gerou o maior número de postos de trabalho, 165.523; seguida pelo Sul (59.095) e Centro-Oeste (32.255). Os estados que tiveram os maiores saldos de emprego foram São Paulo (105.803), Minas Gerais (36.053) e o Rio Grande do Sul (20.380). A meta para 2011 é de geração de 3 milhões de empregos formais. (Agência Brasil)
Posted: 16 Mar 2011 07:41 AM PDT

Diretores do IQ/Unesp, o físico Ronaldo Mota e o vice-prefeito Valter Merlos ontem no Sesc
O secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, em órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o físico Ronaldo Mota ministrou na tarde de ontem, no anfiteatro do Sesc Araraquara, uma aula magna em comemoração ao cinquentenário do Instituto de Química. Ele abordou o tema "Inovação nas empresas, na educação e na sociedade".
Mota é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, mestre pela Universidade Federal da Bahia, doutor pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-doutor pela Universidade de British Columbia (Canadá) e pela Universidade de University Utah (EUA).
Para o secretário, “inovação” é a palavra-chave dos próximos dez anos, o motor da competitividade e do desenvolvimento sustentável. O investimento bem-sucedido em inovação aumenta a produtividade, desenvolve novos produtos e gera mais e melhores empregos. É vetor de competitividade, soluciona demandas da sociedade e protege as nações.
Mudança de cultura
Até recentemente poucas empresas privadas nacionais promoviam atividades no campo da inovação, por causa da cultura empresarial e da falta de políticas governamentais. De acordo com o secretário, existiam apenas dois instrumentos do governo para apoiar a inovação nas empresas: o crédito da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e os incentivos fiscais da Lei de Informática.
Mota indicou desafios a serem repensados nos próximos dez anos. O secretário explica que a educação é o maior "gargalo para inovar". Ele diz que formar pessoas preparadas para atingir essa finalidade é uma tarefa difícil, desafiadora, porém necessária e imprescindível. Segundo o secretário, inovar implica a conjugação da criatividade com o empreendedorismo.
Vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Merlos representou o prefeito Marcelo Barbieri, no auditório do Sesc, durante a aula magna ministrada pelo professor-doutor Ronaldo Mota.
Posted: 16 Mar 2011 07:29 AM PDT

Prefeito Marcelo destaca importância da educação para o trânsito
Na manhã de ontem, o prefeito Marcelo Barbieri lançou oficialmente a 9ª edição do Consetrans (Concurso Sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara), em cerimônia realizada no Palacete da Rosas – Paulo A. C. Silva.
Ao lado de diversas autoridades educacionais, policiais e da Câmara Municipal, entre outros agentes da campanha, o prefeito ressaltou a importância do Consetrans, que busca despertar na criança a consciência pelo respeito às normas de trânsito.
Realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o concurso deste ano traz o tema 'Trânsito e Educação: Uma Perfeita Combinação'. "A criança tem um envolvimento maior nesta questão e acaba conscientizando o adulto sobre a necessidade de se respeitar o pedestre e salvar vidas no trânsito", reforçou Marcelo.
Participam do Consetrans alunos e professores de educação infantil, ensino fundamental, médio, e de cursos técnicos, das redes particular e pública, além de instituições para pessoas com deficiência e grupos de 3ª Idade.
De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Cid Monteiro de Barros, o concurso busca incentivar o uso correto do espaço público, o respeito aos direitos e deveres dos cidadãos. "O trânsito é o melhor exemplo prático de cidadania", resumiu o secretário.
Orlando Mengatti Filho, secretário da Educação, destacou as políticas públicas do atual governo, principalmente no setor educacional, "que buscam aumentar a consciência da população, inclusive para evitar mortes no trânsito".
Cronograma
O Consetrans engloba seis modalidades: pintura e colagem, cartaz, música, maquete, poesia/redação e artes plásticas. Os participantes são divididos por escolaridade e instituição para participação nas modalidades artísticas em duas categorias: individual e duplas.
Cada instituição participante seleciona os melhores trabalhos, segundo critérios próprios que se enquadrem no tema proposto. Os materiais serão analisados por uma comissão composta por convidados da SMTT, que escolherá os vencedores e divulgará o resultado final em setembro.
Ao longo da campanha, a Prefeitura realizará uma série de atividades, como palestras, apresentação de vídeos educativos e contação de histórias, em escolas e instituições da cidade.
Na oitava edição, em 2010, as palestras educativas atingiram 26 mil alunos e 80 escolas e instituições de Araraquara inscreveram 1.141 trabalhos.

Nenhum comentário: