PMM é parceira em projeto que amplia
Capacitação de jovens na área do petróleo
A prefeita Fafá Rosado (DEM) assinou, na manhã desta quinta-feira, documento que prevê a cessão de terreno, em regime de comodato, ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Norte para a ampliação do Centro de Capacitação Profissional em Sonda Nível 2 (CCPSN2), que funciona na unidade do Senai em Mossoró.
A solenidade ocorreu no Salão dos Grandes Atos da Prefeitura de Mossoró e contou com a presença, além da prefeita, do controlador-geral do Município, Noguchi Rosado, secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Nilson Brasil, bem como do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales, superintendente do Senai, Helder Maranhão. Participaram também o diretor regional da Fiern, Zelito Nunes e Roberto Serquiz, di retor-tesoureiro da Fiern.
Ao iniciar a solenidade, a prefeita Fafá Rosado se disse satisfeita pela causa, a qual considerou justa. “Ninguém faz tudo sozinho e quando a gente procura parceiros como a Fiern, Sesi e o Senai, que são instituições sérias, demonstra que estamos no caminho certo”, comentou a prefeita, acrescentando que a assinatura de cessão do terreno para ampliação de ação relacionada à capacitação e treinamento de jovens remete à uma necessidade de mercado. “Mossoró precisa muito dessa capacitação e ficamos felizes em contribuir. As pessoas vão se qualificar e a Prefeitura de Mossoró não podia se negar a participar dessa parceria”, disse.
O vice-presidente da Fiern, Amaro Sales, disse que toda ação da Federação das Indústrias do RN, no caso específico, se volta para fortalecer o Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo ele, 25% da arrecadação da Fiern na área petrolífera são procedentes da região. “Essas parcerias devem existir para o crescimento do Estado. A capacitação é importante”, frisou.
A importância da ampliação do Centro de Capacitação Profissional em Sonda Nível 2 pode ser analisada a partir do número de inscritos para participar dos cursos de capacitação realizados pelo Senai na área petrolífera: cerca de 4 mil se inscreveram na seleção. “A Fiern, em todo e qualquer momento em que for chamada, estará presente”, afirmou Sales.
O superintendente do Senai, Helder Maranhão, lembrou que a Prefeitura de Mossoró é um parceiro importante, que já dir ecionou cerca de R$ 3 milhões ao Centro de Capacitação. “É uma parceria ampla. O Senai operará com a tecnologia e manutenção”, disse, informando que a Petrobras, também parceira do projeto, entra com equipamentos, como sondas.
Prefeita garante parceria na Ação Global em Mossoró
Mossoró sediará a Ação Global, realizada anualmente pelo Serviço Social da Indústria e Rede Globo de Tevevisão. A garantia foi dada nesta quinta-feira pela prefeita Fafá Rosado (DEM) ao vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales. A prefeita afirmou que, a exemplo de 2010, a Prefeitura de Mossoró será parceira da ação, que acontecerá em 14 de maio, das 9h às 17h.
A prefeita deve design ar os mesmos secretários que participaram da ação no ano passado para coordenar as atividades este ano. O secretário-chefe de Gabinete, Gustavo Rosado, informou ao vice-presidente da Fiern que a próxima reunião, a qual definirá nomes da equipe do Executivo, ocorrerá na próxima semana. Para este segundo encontro, técnicos do Sesi de Natal e de Mossoró devem participar.
“A reunião pode acontecer na próxima semana e a prefeita poderá designar os mesmos secretários do ano passado”, informou Gustavo. Em 2010, a Ação Global realizou 68 mil atendimentos em Mossoró e a meta para este ano é beneficiar 100 mil pessoas.
Biblioteca - Ainda na audiência de ontem com a prefeita Fafá Rosado, o vice-presidente da Fiern foi informado sobre a data da inauguração da Ind&uacut e;stria do Conhecimento, localizada na Avenida Rio Branco, no bairro Santo Antônio. A biblioteca se chamará “Professora Terezinha Fernandes.
Prazo para pagamento do IPTU termina quinta, dia 31 de março
Vence quinta-feira (31), o prazo de pagamento da cota única e/ou primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Taxas de Serviços Urbanos exercício 2011. Os tributos poderão ser pagos em até seis parcelas.
O contribuinte terá desconto de 50% no valor do imposto. O secretário da Tributação, Ubiracy Assunção, explica que para que o contribuinte faça jus ao desconto, este precisa estar quintes com situação tributária até o dia 31 de dezembro de 2010, no que refere ao pagamento do IPTU e Taxas de Serviços Urbanos (limpeza pública e coleta de lixo) de exercícios anteriores.
De acordo com a portaria 001/2011, o contribuinte terá direito a desconto de 30% sobre o valor do seu IPTU desde que também esteja com a situação tributária regular em relaç&ati lde;o a nos anteriores ao lançamento do presente exercício. Caso o contribuinte esteja com a situação tributária irregular ainda assim ele terá desconto de 15% para o caso de ele optar pelo pagamento do IPTU em conta única.
As cotas do IPTU vencerão nas seguintes datas: 1ª 31 de março, 2ª cota 29 de abril, 3ª cota 31 de maio, 4ª cota 30 de julho, 5ª 29 de julho e 6ª cota dia 31 de agosto. Os tributos, quando não recolhidos no prazo previsto, ficam sujeitos a cobrança de multa de 2% no caso de atraso não superior a 30 dias do vencimento.
Os contribuintes ficam sujeitos ainda ao pagamento de multa de mora de 10% e juros de mora de 1% ao mês, no caso de atraso superior a 30 dias do vencimento. No caso de atualização, a Secretaria da Tributação aplicará a variação do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Ampliado, divulgado pelo IBGE.
Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário