quarta-feira, março 30, 2011

Release Prefeitura Municipal de Mossoró 30 de Março de 2011




Mossoró amplia ações de apoio a cultura
Foto:
A grande presença de artistas mossoroenses que atenderam convite da prefeita Fafá Rosado e participaram da programação que comemorou o dia mundial do teatro e o dia nacional do circo, no último domingo, no Hotel Thermas, serviu de base para que o projeto da Escola de Artes de Mossoró ganhasse apoio e para que a administração prestasse contas de suas ações voltadas para a cultura. Não é por acaso que Mossoró se destaca culturalmente, poder público e os artistas trabalham de mãos dadas.

Aproveitando a programação a prefeita Fafá Rosado fez lançamento de mais uma edição do prêmio fomento, que vai financiar os projetos culturais e reafirmou a manutenção do que vem sendo chamado de “Prêmio Fomentinho” representado pelo apoio que a Prefeitura Municipal dá para as comp anhias montarem seus recitais e se apresentarem no corredor cultura da Avenida Rio Branco.

Ainda durante a programação com os artistas, a prefeita empossou os membros do conselho de cultura e aproveitou para prestar contas da Lei de Cultura Vingt-un Rosado que é mais um incentivo para a cultura através da renúncia fiscal do município para favorecer o financiamento dos espetáculos.

O momento alto do encontro do dia do teatro foi mesmo aquele em que a prefeita Fafá Rosado assinou o decreto municipal número 3.754 que criou oficialmente a Escola de Artes de Mossoró. A escola tem como principal objetivo desenvolver atividades de formação e capacitação nas áreas de teatro, dança e música.

“Mossoró se orgulha da sua pujança cultural, seja através do nosso teatro municipal, do corredor cultural, dos nossos grandes espetáculos como o Chuva de Bala e o Auto da Liberdade, estamos sempre criando, inovando e agora a Escola de Artes vem ser mais um passo importante para estes incansáveis artistas mossoroenses”, disse a prefeita durante seu discurso aos presentes.

Plano da Escola de Artes é montado por artistas

Um dos principais momentos da reunião de artistas mossoroenses com a prefeita Fafá Rosado no último domingo, no Hotel Thermas, foi a discussão sobre o modelo de Escola de Artes que os artistas querem ver implantado na cidade. A assinatura do decreto que criou a escola serviu como ponto de partida para a construção do projeto que começa a se tornar realidade.

No evento foram discutidas, através de grupos de discussões, várias propostas de funcionamento da escola. A Prefeitura Municipal agora vai consolidar es sas propostas através de planos e metas para  apresentar para a classe artística. A determinação da prefeita Fafá Rosado é que haja velocidade na fase de planejamento para que a escola comece a funcionar o mais rápido possível.

Segundo o secretário de Cidadania do Município, Francisco Carlos, um dos responsáveis pela execução do projeto, a proposta é que a Escola seja integrada desde já por instrumentos já existentes como a Escola de Música Pedro Ciarlini, a Escola de Teatro Kiko Santos e a Escola de Dança, todas já criadas através de decretos.

Prefeita empossa membros do conselho

A prefeita Fafá Rosado deu posse no último domingo aos membros que passam a integrar o Conselho Municipal de Cultura. Entre as atividades desenvolvidas pelo conselho estão &a grave; operacionalização da Lei Vingt-un Rosado com a aprovação dos projetos culturais que receberão incentivos e a fiscalização dos programas de financiamento à cultura.

A constituição do conselho busca representatividade dos diversos segmentos que estão envolvidas com a área e a representação da sociedade como forma de garantir harmonia entre poder público e a comunidade. A tarefa imediata do conselho será receber e aprovar os projetos culturais que receberão os benefícios da Lei Vingt-un Rosado.

MEMBROS TITULARES
Élder Heronildes da Silva
Antônio Carlos Batista de Souza
Marcelo Cláudio de Morais
Mário Gérson Fernandes de Oliveira
Antônio Clauder Arcanjo
Francisco Carlos Carvalho de Melo
Clézia da Rocha Barreto
Maria Márcia de Oliveira
Edmilson Freire Júnior
Milene Melo da Costa

MEMBROS SUPLENTES
Antônio Filemon Rodrigues
Alexandre Milne-jones Náder
Danilo Soares de Souza
Francisco Gustavo de Medeiros Luz
David de Medeiros Leite
Adonias Vidal de Medeiros
Boanerges Perdigão Júnior
Darlly Noronha de Oliveira
Evandro Pereira da Silva
Sílvio Mendes Júnior




Sesutra e Vigilância Sanitária realizam
campanha contra a dengue no Carnaubal

Foto:
A Secretaria de Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes (SESUTRA), em parceria com o Departamento de Vigilância Sanitária da Gerência da Saúde, realizam esta semana mais uma atividade da Campanha de Combate à Dengue. A sexta etapa da mobilização contempla as Ruas João Damásio e Vicente Ferreira Duarte, no bairro Carnaubal, área da zona Sul de Mossoró.
Os preparativos para a realização foram iniciados já nesta quarta-feira (30), quando equipes da Sesutra se deslocaram às citadas ruas para o recolhimento de entulhos e garranchos, encontrados nos locais. A ação de combate à dengue acontece nestas quinta (31) e sexta (1/04), quando outra equipe fará o trabalho porta a porta juntamente com agentes de saúde e de endemias.
O secretário de Serviços Urbanos, Alex Moacir, alerta a população sobre o seu papel no combate a dengue. “A população precisa tomar ainda mais cuidado para não permitir que mosquito Aedes Aegypti se prolifere em nossa cidade e difundir a dengue, que pode trazer sérias complicações ao doente”. Alerta.
Segundo Alex Moacir, a Prefeitura Municipal faz sua combate no combate ao mosquito transmissor da dengue."O poder público está fazendo a sua parte para combater a doença, mas cada cidadão precisa fazer a sua também. O material recolhido nas residências durante as ações está sendo basicamente o mesmo, pneus, garrafas pet, latas velhas, baldes plásticos e etc. precisamos evitar o acúmulo deste tipo de materiais em nossas casas”, orienta.
A preocupação de Alex Moacir parte de uma constatação. É que, são nesses materiais relacionados por ele, que habitualmente o Aedes Aegypti utiliza como habitat para, durante o período do inverno, se reproduzir. “Então, nada melhor do que prevenir, descartando esses materiais”, reitera Alex Moacir.




Prazo para pagamento de cota única do
IPTU termina nesta quinta, 31 de março

Foto: O prazo para o pagamento da cota única e/ou primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Taxas de Serviços Urbanos termina nesta quinta-feira (31). Quem optar pelo pagamento da cota única, e estiver em dias com o fisco municipal, terá direito a um desconto de 50% sobre o valor da alíquota.
Se pagar o IPTU a prazo, em seis parcelas, e estiver com a situação regular perante o Tesouro Municipal, o contribuinte terá direito a um desconto menor, de 30%. “Nas duas situações, o contribuinte sai ganhando, porque terá direito a um desconto vantajoso”, justifica o secretário Ubiracy Assunção.
Mesmo que esteja em situação irregular, e queira pagar o IPTU em cota única, o contribuinte também terá direito a desconto, desta feira de 15%.
No caso de parcelamento, o IPTU será pago nas seguintes datas: 1ª cota, 31 de março; 2ª cota, 29 de abril; 3ª cota, 31 de maio; 4ª cota, 30 de julho; 5ª parcela, dia 29 de julho e, por fim,  6ª cota, dia 31 de agosto.
O IPTU poderá ser pago na rede bancária autorizada, agentes de crédito e na Tesouraria da Prefeitura. Os tributos municipais, quando não recolhidos no prazo previsto, ficam sujeitos a cobrança de multa de 2% com atrasos de 30 dias.
Os contribuintes ficam sujeitos ainda ao pagamento de multa de mora de 10% e juros de mora de 1% ao mês, no caso de atraso superior a 30 dias do vencimento. No caso de atualização, a Secretaria da Tributação aplicará a variação do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Ampliado, divulgado pelo IBGE.



Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br

Nenhum comentário: