quinta-feira, maio 09, 2013

Dinheirama.com - Artigos do dia


Dinheirama.com - Artigos do dia

Link to Dinheirama

Posted: 08 May 2013 12:00 PM PDT
Mercado e Investimentos: Panorama mensal – Abril 2013Com o final do mês de abril, é possível realizar, de maneira bastante concisa, uma leitura do mercado financeiro no Brasil e no mundo. É com essa didática e excelentes explicações que Alvaro Bandeira, Economista-Chefe e Sócio da Órama (clique e conheça) e Sandra Blanco, Consultora de Investimentos da Órama, apresentam o Panorama Mensal desse mês.
As notícias relacionadas à inflação continuam chamando a atenção, mas agora também há discussões mais acentuadas sobre o crescimento brasileiro em 2013, bem como sobre o andamento das economias dos países em crise (especialmente na Europa).
De acordo com Alvaro e Sandra, o mês de Abril foi marcado por:
  • Queda da Bovespa;
  • Desaceleração econômica e contração de mercado na China e Europa;
  • Alemanha sentindo os efeitos da crise na Zona do Euro;
  • Sinais de bolha imobiliária no mercado chinês;
  • Recuperação moderada na economia americana;
  • Busca de recuperação na economia japonesa.
Além do conteúdo de qualidade ligado aos temas acima, você ainda irá acompanhar os principais resultados nos investimentos no mercado de ações e fundos de uma maneira geral, bem como a perspectiva para o cenário econômico neste mês de maio.
Assista ao vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=CvrQts5ZICM

Se você quiser assistir a outros vídeos sobre o mercado, mantenha-se sempre fiel a nossas publicações e assista ao material produzido e veiculado na TV Órama (clique aqui para assistir). Caso queira conhecer mais sobre a Órama e queira um atendimento personalizado, utilize o canal "Fale com a Sandra" clicando em www.orama.com.br.

Oportunidade de aprender mais sobre seu dinheiro

Criamos, em parceria com a Órama, o "I Curso de Educação Financeira e Planejamento", totalmente gratuito e com material de estudo exclusivo em formato de eBooks. As videoaulas foram divididas em quatro módulos, que você pode aproveitar e assistir clicando nos links abaixo:
Continue estudando e baixe gratuitamente 4 eBooks exclusivos (clique para download) criados em conjunto pela Órama e Dinheirama, para isso basta fazer um cadastro simples no site do curso. Aproveite e até a próxima.
Foto de freedigitalphotos.net.
------
Este artigo foi escrito por Ricardo Pereira.
Educador financeiro, palestrante, Sócio do Dinheirama é autor do livro "Dinheirama" (Blogbooks), trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama. No Twitter: @RicardoPereira
Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama




Posted: 08 May 2013 07:45 AM PDT
Dicas para compras no Dia das MãesA Fundação Procon-SP aproveita a data comemorativa para orientar o consumidor a não ter problemas na hora de comprar presentes para o dia das mães. Além de acertar no presente, o consumidor precisa estar ciente de que suas escolhas precisam ser feitas racionalmente, levando em conta seus direitos e condições financeiras.
Sair às compras com uma lista de possíveis produtos a serem comprados é a primeira dica. Isso torna mais fácil a comparação de preços, a qualidade e a praticidade dos produtos e serviços oferecidos pelos estabelecimentos comerciais.
Em épocas como essa, quando o consumo é alto, pode ser ainda mais perigoso agir por impulso e comprometer parte do orçamento com dívidas. Pesquisar preços e ir atrás de melhores condições de compra são atitudes prudentes que todo consumidor deveria seguir, afinal ninguém quer tomar decisões que possam se tornar problemas futuros.
Outra dica é ficar atento às promoções – que aparecem aos montes próximo da data. Os produtos vendidos nessas condições podem estar danificados ou apresentar pequenos "defeitos", especialmente se forem mercadorias do mostruário.
O Procon-SP recomenda a solicitação do estado geral do produto, que deve ser especificado no pedido ou nota fiscal com as possíveis condições para troca.

Diferença de preços

Outra dica importante é pesquisar preços. Para a data, o Procon-SP ainda pesquisou preços de produtos voltados para o dia das mães com o objetivo de oferecer uma referência ao consumidor.
Os dados coletados são referentes a: cafeteiras expresso, pranchas, secadores, smartphones (sem vínculo com operadoras de telefonia móvel) e tablets de diferentes marcas e modelos, somando um total de 46 itens.
Dez estabelecimentos localizados na cidade de São Paulo foram palco da coleta de informações sobre os produtos. Os preços destes itens foram levantados pelos técnicos da fundação nos dias 12 e 15 de abril nas regiões norte, sul, leste, oeste e centro da capital paulista, sendo que a comparação foi feita entre o preço praticado por cada estabelecimento para um mesmo item.
Nem todas as lojas ofereciam todos os itens envolvidos, em função da quantidade de modelos e marcas. Por isso, somente fizeram parte da comparação de preços os itens comercializados em, no mínimo, três dos estabelecimentos visitados.
Clique e veja a "Pesquisa Comparativa de Preços de Produtos para o Dia das Mães 2013".
As variações encontradas são referentes ao período em que foi realizado o levantamento. Assim, os preços atuais podem ser diferentes e estão sujeitos a alteração conforme a data da compra. Há ainda a possibilidade de ocorrência de descontos e promoções. Lojas da mesma rede podem praticar preços diferenciados.
Para que o Dia das Mães seja especial, é importante que você presenteie levando em consideração sua situação financeira e os limites de seu orçamento doméstico. Até a próxima.
Foto de freedigitalphotos.net.
------
Este artigo foi escrito por Willian Binder.
Graduando em Administração na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e estagiário do Dinheirama.
Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama




Posted: 08 May 2013 05:00 AM PDT
Poupança pela regra antiga tem bons resultadosApós um ano da mudança de regras, a poupança antiga se mostra como um dos melhores investimentos quando comparada com aplicações de renda fixa, segundo levantamento do professor de economia Pedro Raffy Vartanian, da Universidade Presbeteriana Mackenzie, a pedido do blog Achados Econômicos.
A regra antiga faz com que as aplicações na poupança tenham rendimento de 0,5% ao mês mais TR (Taxa Referencial). Assim, os investimentos na modalidade feitos até 3 de maio do ano passado renderam 6,25% nos últimos 12 meses.
Já aqueles que aplicaram a partir da data citada acima tiveram um rendimento de apenas 5,47% em um ano, valor calculado a partir da nova regra da caderneta, segundo a qual o ganho equivale a 70% da taxa Selic (taxa básica de juros) mais TR.
"Com a Selic [taxa básica de juros] em baixos patamares [hoje em 7,5% ao ano], a poupança antiga é um excelente investimento. Uma recomendação para as pessoas que podem poupar é não mexer no dinheiro da poupança antiga", sugere o professor.
É válido lembrar que não é mais possível aplicar na poupança antiga. No entanto, quem já tinha aplicações antes da mudança pode mantê-las.

Comparação com outros investimentos

Além de superar o CDB, o rendimento da poupança pela regra antiga bateu o da média dos fundos de renda fixa referenciados DI, supondo uma remuneração de 90% do DI, conforme indica a tabela baixo.
Aplicação Rendimento em 12 meses (%)*
Tesouro Direto com taxa de juros fixa + IPCA (NTN-B) 13,22
Tesouro Direto prefixado (LTN) 10,82
Poupança (regra antiga) 6,25
CDB** 5,75
Poupança (regra atual) 5,47
Fundos DI*** 4,04
* Já descontados impostos e taxas
** Supondo remuneração de 90% do CDI e prazo de 2 anos
*** Média dos fundos dos 4 maiores bancos que exigem investimento inicial baixo
Sílvio Guedes Crespo, do Achados Econômicos, lembra que, na tabela acima, o CDB supõe que se consiga uma remuneração de 90% do CDI. O investidor terá um rendimento (6,38%) com CDB maior que o da poupança caso obtenha 100% do CDI. No entanto, esse ganho é mais difícil e depende da quantia aplicada e da relação do cliente com o banco.
Tesouro Direto
A LTN e a NTN-B, títulos do Tesouro Direto, registraram rendimento muito superior ao da poupança, atingindo mais de 10%. Vartanian, no entanto, faz uma ressalva: "Apesar do excelente ganho no Tesouro Direto, o investidor pode ter flutuações de curto prazo no rendimento, podendo até ter resultado negativo em alguns meses".
Dessa maneira, se o investidor tem aplicações na poupança antiga e tem como objetivo investimentos mais previsíveis, a sugestão é não mexer. Por outro lado, se ele estiver atrás de um ganho maior, então o Tesouro Direto é mais adequado, afirma o professor.
Mudanças na rentabilidade da poupança
Há um ano as regras de rentabilidade da caderneta de poupança estavam mudando. A nova forma de se calcular o retorno com esse tipo de investimento levantou discussões e, inclusive, foi assunto no Dinheirama.
Conrado Navarro abordou as principais questões sobre a nova poupança, a fim de esclarecer quando vale a pena o investimento na aplicação. Clique e leia mais sobre a nova poupança. Leitura recomendada.
Fonte: Achados Econômicos. Foto de freedigitalphotos.net.
------
Este artigo foi escrito por Willian Binder.
Graduando em Administração na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e estagiário do Dinheirama.
Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama




Nenhum comentário: