terça-feira, março 15, 2011

O Imparcial - (16) 3336-2022


O Imparcial - (16) 3336-2022

Link to Imparcial - Araraquara SP

Posted: 15 Mar 2011 07:26 AM PDT

José Conde Sobrinho entrevistando Carmen De Santi, juntamente com seu esposo Waldemar De Santi em evento filantrópico
Morreu na tarde de ontem, aos 73 anos, a ex-primeira-dama de Araraquara Carmem Osmaly Golinelli de Santi. Ela era casada com o ex-prefeito Waldemar De Santi havia 47 anos. Seu corpo foi velado no Salão Nobre da Beneficência Portuguesa e foi enterrado hoje às 10 horas no Cemitério São Bento.
O prefeito Marcelo Barbieri declarou luto oficial de três dias, por meio de decreto publicado nos atos oficiais do município hoje, pelo falecimento de Carmen Osmaly Golinelli De Santi, que foi por três legislaturas presidente do Fundo Social de Araraquara.
Esposa do ex-prefeito Waldemar De Santi, Dona Carmen De Santi, conforme declarou o prefeito, foi um exemplo de mulher e um símbolo da luta pelas causas sociais.
"Foi com muito pesar que recebemos a notícia de falecimento. Ao ex-prefeito Waldemar De Santi e familiares nossas profundas condolências. O falecimento de Dona Carmen é, sem dúvida, uma grande perda para toda a sociedade araraquarense. Essa mesma comunidade que hoje é reflexo do trabalho, da dedicação, do amor e solidariedade que ela dedicou ao município por mais de uma década à frente do Fundo Social", declarou o prefeito Marcelo.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, também lamentou o falecimento de Dona Carmen. "Ela era uma presidente muito ativa e engajada nas causas sociais. É uma imensa responsabilidade hoje poder dar continuidade a essas ações. Perdi uma verdadeira amiga", disse Zi Barbieri.

Momento da chegada do corpo de dona Carmem De Santi ao Salão Nobre da Beneficência Portuguesa, onde foi velado
Condolências
A 1ª Turma de Direito de Araraquara, a Diretoria da 5ª Subseção da OAB/Araraquara e a Diretoria da Associação dos Advogados de Araraquara, manifestaram "os mais sinceros sentimentos de pesar ao colega Waldemar De Santi, pelo falecimento de sua esposa Carmem De Santi, mulher virtuosa, que relevantes serviços prestou à comunidade araraquarense, como cidadã e 1ª Dama deste Município."
O ex-prefeito de Araraquara e deputado estadual pelo PT, Edinho Silva também manifestou pesar. "O falecimento de Dona Carmem é uma perda irreparável para a nossa cidade. Ela sempre foi presente na vida de Araraquara. Ocupou de forma diferenciada o Fundo Municipal de Solidariedade e investiu fortemente na relação com as entidades sociais", disse.
Segundo o parlamentar, “a atuação e o compromisso de Dona Carmem resultaram numa grande rede de solidariedade que fez com que Araraquara fosse uma cidade mais justa e humana”.
“Neste momento de muita dor, manifesto a minha sincera solidariedade ao prefeito Waldemar De Santi e a toda família. Dona Carmem cumpriu um papel belíssimo na comunidade araraquarense, colaborando principalmente com aquelas pessoas que mais necessitam. Certamente, um exemplo de dedicação que será para sempre lembrado”, concluiu o ex-prefeito Edinho.
Posted: 15 Mar 2011 07:14 AM PDT

As taxas médias de juros de empréstimo pessoal aumentaram 0,03 ponto percentual em fevereiro
TEXTO E FOTO
JOSÉ AC SILVA
A inadimplência do consumidor apresentou crescimento de 25,4% no primeiro bimestre do ano na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado ontem. Para Toninho Deliza, presidente do Sincomércio de Araraquara, "várias atitudes do governo, colaboraram com inadimplência, primeiramente o dinheiro novo e também para eleger a Dilma o governo Lula abriu os cofres", afirmou.
As compras da Copa do Mundo com TVs LCD, LED, compras de natal, ano novo, IPTU, IPVA dificultaram a primeira parcela do cartão de crédito. "Para controlar a situação a presidente aumentou a taxa Selic, deixando subir o preço das mercadorias para acomodar o mercado, proporcionando um arrocho austero na economia do país", disse.
Essa alta reflete, de acordo com os economistas da Serasa, o maior endividamento do consumidor, com o acúmulo de dívidas e o encarecimento do crédito, em decorrência da política monetária para controle da inflação.
Considerando apenas fevereiro, houve expansão de 25,9% ante igual intervalo no ano passado, mas recuo de 2,3% ante janeiro. Para os economistas da Serasa, esse é um sinal de que a inadimplência está perdendo fôlego.
Na decomposição do indicador, as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica e água) foram as principais responsáveis pelo recuo mensal do índice.
Juros
As taxas médias de juros de empréstimo pessoal aumentaram 0,03 ponto percentual em fevereiro na comparação com o mês anterior. Segundo a pesquisa realizada pela Fundação Procon de São Paulo (Procon- SP), a taxa média para o empréstimo pessoal foi de 5,42% ao mês (a.m.), superior à registrada no mês anterior (5,39%).
Para o cheque especial, a taxa média de juros foi de 9,31% a.m., superior à do mês anterior que foi de 9,29% a.m., o que significa um acréscimo de 0,02 ponto percentual. Só um banco promoveu um aumento bem acima da média ao passar a taxa de 7,15% para 7,31% a.m., o que significa um acréscimo de 0,16 ponto percentual, representando uma variação de 2,24% em relação à taxa de fevereiro.
De acordo com o Procon-SP, a tendência é de elevação das taxas. "O consumidor deve ficar atento. A falta de planejamento, a impulsividade na hora de consumir e a facilidade de contratação levam, muitas vezes, o consumidor a solicitar um empréstimo sem necessidade ou a assumir dívidas além de suas possibilidades de pagamento", alerta o Procon-SP.
Posted: 15 Mar 2011 07:07 AM PDT

O deputado estadual Roberto Massafera
O deputado estadual Roberto Massafera assume hoje (15) seu segundo mandato como deputado estadual eleito pela região Central do Estado de São Paulo. Com trabalho voltado para o Social, e ações nas áreas de Educação e Saúde, o parlamentar obteve mais de 80 mil votos nas eleições de 2010.
A cerimônia de posse dos 94 deputados eleitos em outubro do ano passado para a 17ª Legislatura acontece hoje às 15 horas no plenário da Assembléia Legislativa da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
"Sinto-me honrado pela confiança dos eleitores que me fizeram merecedor desse segundo mandato. Vou lutar para que São Paulo seja um Estado de oportunidades, onde o trabalho e a esperança sejam sempre recompensados com a realização dos nossos sonhos", disse Massafera.
Em seu primeiro mandato, o envolvimento com a reestruturação administrativa e financeira das Santas Casas rendeu um importante projeto de repasse de verbas para custeio dos hospitais filantrópicos do Estado. O Pró-Santa Casa foi criado para suprir a remuneração desatualizada do SUS frente aos custos hospitalares.
Para se ter uma idéia, ontem, o governador Geraldo Alckmin liberou R$ 94 milhões para ajudar 121 instituições de São Paulo. Além da ajuda do Estado, as Prefeituras de inúmeras cidades paulistas também são obrigadas a cobrir o déficit mensal enfrentada pelas unidades de saúde pública.
Na área de Educação, Roberto Massafera trabalhou para liberação de recursos para construção e reforma de escolas em toda região, além de ampliação de cursos em todos os níveis. "Vamos trabalhar pela Educação de qualidade para todos e ampliar o ensino técnico. O Brasil ainda precisa da tecnologia, das pessoas e do conhecimento gerado pelas universidades públicas paulistas", disse Massafera.
Ainda em seu primeiro mandato, inúmeras entidades sociais mereceram o apoio do parlamentar, dando suporte às pessoas em vulnerabilidade social, como crianças, idosos e portadores de moléstias ou necessidades especiais. Os projetos ligados à cultura e esportes também tiveram a sua atenção.
Outra frente de atuação parlamentar foi a intervenção pelos municípios junto ao governo do Estado, seja na realização de parcerias ou na liberação de recursos importantes, principalmente na área de infra-estrutura urbana, como recapeamento de ruas, construção de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), reforma e construção de equipamentos públicos.
Posted: 15 Mar 2011 07:01 AM PDT

Novo presidente do PSDB, Sílvio Prada quer reafirmar vocação do partido como uma força política da cidade
O advogado Sílvio Prada, candidato a vice-prefeito pelo PSDB em 2008, foi eleito domingo (13) por aclamação o novo presidente da Comissão Executiva do PSDB de Araraquara. Ele substitui Sérgio Pelicolla e tem a missão de conduzir a legenda durante as eleições municipais do ano que vem.
Também presente à reunião estava o presidente do PMDB de Araraquara, Paulo Rodrigues. Em nome do prefeito Marcelo Barbieri, ele agradeceu o apoio recebido do PSDB à administração local e parabenizou o novo líder dos tucanos.
Em sua fala, Sílvio Prada afirmou que vai trabalhar para reafirmar a vocação do PSDB como uma força política da cidade. Disse ainda que o partido vai continuar apoiando o governo do prefeito Marcelo Barbieri e que, "se tudo correr bem, vamos estar juntos nas eleições do ano que vem".
Roberto Massafera disse que o PSDB tem o firme propósito de fazer cinco vereadores na próxima eleição. "Com o aumento de vagas na Câmara Municipal de Araraquara, temos chances reais e quadros capacitados para aumentar nossa representação no Legislativo." Durante a reunião, o deputado abonou a ficha de filiação de vários novos membros do partido.
Ao contrário do que ocorreu na eleição passada, quando o PSDB saiu sozinho para a disputa, atualmente há uma predisposição da legenda em compor com outros partidos no ano que vem. "A resposta será dada em 2012. Vamos fazer o prefeito e uma grande bancada de vereadores", disse Massafera.
Além da Comissão Executiva, a convenção municipal do PSDB elegeu os membros do Diretório, do Conselho Fiscal, da Comissão de Ética, e o líder da bancada na Câmara Municipal, o vereador Tenente Santana.
Falando aos correligionários tucanos, Santana afirmou que, nos próximos dias, vai confirmar a sua ida ao governo municipal para ocupar a Secretaria de Serviços Públicos. Quem deverá assumir o seu lugar na Câmara Municipal é o suplente Geicy Sabonete.
Política
Roberto Massafera também falou dos desafios da atividade política. "A realidade é que nós, políticos, estamos atrasados diante desse mundo instantâneo, globalizado. A resposta da classe política aos problemas da sociedade precisa ser mais rápida. Esse é o nosso desafio."
Massafera lembrou que a mediação de veículos como a internet tem aumentado a participação e o nível de exigência da população. "Esse é um tempo muito mais complexo. A informação, o conhecimento, as tecnologias estão à disposição, mas o Estado não está capacitado a atender a população adequadamente. Essa é a grande contradição que vivemos."
Posted: 15 Mar 2011 06:51 AM PDT

Prefeitura realiza a construção de uma proteção à adutora de abastecimento de água
O prefeito Marcelo Barbieri e o secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, vistoriaram na manhã de ontem as obras de do novo contorno ferroviário. No trecho próximo à SP 255, a Prefeitura realiza a construção de uma proteção à adutora de abastecimento de água – obra de fundamental importância para acelerar o processo de retirada dos trilhos do Centro da cidade.
Sete homens da empresa contratada pela Prefeitura trabalham na construção de uma galeria de concreto de 55 metros de comprimento, que vai funcionar como uma proteção à adutora do Daae, responsável pelo abastecimento de parte da cidade.
Além de garantir a proteção da adutora, a obra realizada pela Prefeitura vai facilitar a manutenção quando necessária. O túnel que se forma ao redor desse canal de condução de águas tem 1,50 metros de largura por 1,75 metros de altura. A previsão é que em 10 dias o serviço seja concluído. O investimento do governo municipal nessa obra é de cerca de R$ 50 mil.
"Essa é uma obra de fundamental importância para acelerar a construção do novo contorno ferroviário", salientou o prefeito Marcelo. O prefeito também ressaltou que todos os convênios firmados entre Prefeitura e Dnit para garantir a retirada dos trilhos da região central da cidade caminham normalmente.
Como exemplo, o prefeito citou as obras de canalização das águas de um dreno aflorado próximo ao Condomínio Satélite e também o plantio de 43 mil mudas de árvores nativas em reposição à supressão vegetal para construção do pátio de manobras.
Posted: 15 Mar 2011 06:45 AM PDT

Santa Casa de Araraquara recebe recurso do Pró-Santas Casas
A Secretaria de Estado da Saúde acaba de liberar R$ 94 milhões extras para santas casas e hospitais filantrópicos do Estado de São Paulo. Os recursos são referentes ao programa estadual Pró-Santas Casas, que oferece auxílio mensal fixo para compensar o déficit que essas instituições têm com a tabela de procedimentos do SUS (Sistema Único de Saúde), definida pelo Ministério da Saúde. Para hospitais da região de Araraquara foram liberados R$ 2,5 milhões. As santas casas de Araraquara e São Carlos vão receber R$ 140 mil cada.
No total, 121 instituições serão beneficiadas pelo programa neste ano. Somente deixarão de receber os recursos os hospitais filantrópicos que tenham pendências com documentos ou prestação de contas. Os valores se referem aos repasses do primeiro semestre de 2011.
As santas casas respondem por aproximadamente 55% das internações realizadas na rede pública de saúde paulista. Por isso a Secretaria auxilia constantemente essas unidades com repasses extras.
Para receber recursos do Pró- Santas Casas, as instituições são escolhidas pela Secretaria juntamente com os secretários municipais de saúde. A definição dos hospitais contemplados leva em consideração critérios como existência de mais de 30 leitos, prestação de atendimento regional relevante e situação regular junto a órgãos competentes, como Vigilância Sanitária.
O valor do incentivo repassado a cada instituição está relacionado ao número de habitantes da região a ser atendida. Na maior parte dos casos, 70% dos recursos são pagos pelo Estado e os 30% restantes, pelas prefeituras de cada região. Os R$ 94 milhões se referem ao repasse do tesouro estadual.
"Trata-se de um reforço importante para o caixa dos hospitais filantrópicos, para que eles possam continuar atendendo os pacientes que dependem da rede pública. São Paulo, mais uma vez, reforça o compromisso de apoiar financeiramente instituições que são parceiras do SUS paulista", diz o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.
Posted: 15 Mar 2011 06:37 AM PDT

Deputados da bancada do Distrito Federal se reúnem para analisar o caso Jaqueline Roriz
Brasília – A deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) admitiu ontem, em comunicado à imprensa que recebeu recursos financeiros para a sua campanha a deputada distrital em 2006 do operador e delator do Mensalão do DEM, Durval Barbosa.
"Durante a campanha eleitoral de 2006 estive algumas vezes no escritório do senhor Durval Barbosa, a pedido dele, para receber recursos financeiros para a campanha distrital, que não foram devidamente contabilizados na prestação de contas", afirmou a deputada em nota.
No mesmo documento, a deputada comunicou que, por recomendação médica, está entrando de licença médica na Câmara dos Deputados por cinco dias. A deputada disse, ainda, que aguarda a resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o pedido dos seus advogados para tomar conhecimento completo do teor do vídeo.
Na semana passada, os advogados da parlamentar entraram com petição ao relator do inquérito, ministro Joaquim Barbosa, do STF, pedindo acesso às fitas em que ela aparece recebendo o dinheiro.
Vídeo divulgado pela imprensa mostra a deputada e seu companheiro, Manoel Neto, recebendo R$ 50 mil de Durval Barbosa, em 2006. (Agência Brasil).
Posted: 15 Mar 2011 06:29 AM PDT

A TV pública NHK mostrou imagens de barcos e carros sendo arrastados pelo tsunami na região mais a leste de Tóquio
Brasília – Quatro dias após ser atingido pelo pior terremoto de sua história recente, o território japonês continua sendo sacudido por sucessivos tremores de terra. Só nas primeiras horas de ontem, o site da agência norte-americana de pesquisa geológica (do inglês USGS) registrou 17 ocorrências acima de 5 graus de magnitude. O maior deles, por volta das 16h local (madrugada no Brasil), atingiu 6,1 graus na escala Richter.
Entre a última sexta-feira (11) – quando um terremoto de 9 graus seguido de um tsunami deixou milhares de desaparecidos, um número ainda incerto de mortos e danificou uma usina nuclear – e esta manhã, já foram registrados 249 tremores de mais de 5 graus de magnitude. A maioria deles (118) na própria sexta-feira. Em comparação, na véspera da tragédia, houve apenas cinco ocorrências. A lista é muito maior quando considerados os tremores de menor intensidade.
Segundo o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), Lucas Vieira Barros, um tremor de magnitude 5 é algo moderado, mas que, dependendo da localização de seu epicentro, pode produzir graves danos. Ainda segundo Barros, os chamados abalos secundários, ou réplicas, são esperados e devem diminuir aos poucos já que as placas rochosas que formam a crosta terrestre – e cujo deslocamento provoca os tremores – tende a se acomodar em um novo ponto de equilíbrio. De acordo com Barros, isso reduz as chances de que um novo tremor de igual intensidade ocorra nos próximos dias.
"Esses abalos são resultado da acomodação das placas tectônicas que continuam deslizando. Quando a placa se quebra para se acomodar é liberada energia na forma de um novo tremor, cuja intensidade tende a diminuir com o tempo, embora seja impossível dizer quanto tempo isso ainda vai acontecer. O sismo do Chile [no início de 2010] continua produzindo réplicas", explicou Barros à Agência Brasil.
De acordo com Barros, as réplicas, em tese, podem atingir uma magnitude até 1,2 grau menor que o sismo principal. Portanto, segundo ele, no Japão seria possível a ocorrência de um novo terremoto de até 7,6 graus de magnitude, "embora isso seja pouco provável", pondera Barros. "Dificilmente isso vai acontecer no mesmo local porque as forças que poderiam liberar a energia necessária para que isso ocorra já foram liberadas. Se um outro [tremor de] magnitude semelhante vier a acontecer será em outro local."
O técnico do Grupo de Sismologia da Universidade de São Paulo (IAG-USP), José Roberto Barbosa, também considera difícil o Japão voltar a ser atingido por um terremoto de igual ou maior magnitude, mas previne que não é possível prever como a natureza irá se comportar. "Dificilmente acontecerá um terremoto maior que este de sexta- feira. E, se acontecer, ele deixará de ser uma réplica para se tornar o tremor principal, enquanto o de sexta-feira passará a ser visto como um terremoto premonitor", explicou Barros, lembrando que na quarta-feira (9) da semana passada já havia ocorrido um terremoto de 7,2 graus próximo à costa japonesa.
"No Japão, terremotos acontecem o tempo todo. Nos dias que antecederam o que causou toda esta destruição ocorreram uma série de tremores que eles entenderam como natural. Este mesmo de 7,2 assustou as pessoas, mas como não causou nenhum problema, foi interpretado como mais um tremor forte. Ninguém podia imaginar que dois dias depois fosse acontecer um terremoto cem vezes mais potente", disse Barbosa.
Posted: 15 Mar 2011 06:19 AM PDT
O SESI Araraquara apresentou o espetáculo "Meio dia do Fim" no último final de semana abrindo a primeira temporada do projeto "Viagem Teatral 2011".
O espetáculo conta a história de um casal que está junto há 30 anos, Jorge e Antonia, e um relacionamento conturbado onde o amor e os bens materiais são assuntos conflitantes entre ambos. Antonia uma mulher apaixonada que sofre a ausência do marido que se refugia em um casebre em uma de suas propriedades por ser apaixonado por uma prima e se vê divido entre as obrigações sociais e o amor impossível. A peça conta com o talento dos atores Cris Rocha e Paulo Faria que encantam a plateia com interpretações fantásticas em cenas intensas e muito envolventes. Os atores fazem parte da Cia. Pessoal do Faroeste, fundada há 13 anos, que tem como objetivo promover o acesso às expressões culturais e artísticas para fortalecer a formação de uma sociedade mais crítica e atuante. O espetáculo prende a atenção do público e propõe reflexões que ambos têm de escolher entre o amor e a propriedade.
O drama Meio Dia do Fim foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro 2009/10 na categoria Melhor Autor (Paulo Faria) e ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2009/10 concorrendo às categorias Melhor Autor e Melhor Elenco.
A programação cultural da cidade sempre é enriquecida com espetáculos teatrais apresentados pelo SESI que iniciou sua temporada 2011 em grande estilo. Já sentia saudade de estar prestigiando todo o pessoal do NAC que tem como diretor teatral meu querido amigo Álvaro Filho que faz um trabalho belíssimo. O projeto segue com sua programação trazendo todos os finais de semana um novo espetáculo, que nos possibilita assistir grandes textos com entrada gratuita.
Acompanhe a nossa programação cultural, vá ao teatro e seja mais feliz!
Maribel Santos
Colunista Cultural
Posted: 14 Mar 2011 07:53 AM PDT

Edinho Silva participou ontem do Seminário da bancada estadual do PT, na capital.
O presidente do PT do estado de São Paulo, Edinho Silva, que toma posse no próximo dia 15 como deputado, participou na manhã de sábado, do Seminário da bancada estadual do PT, na capital. A atividade, com objetivo de planejar e preparar os trabalhos para a próxima semana, contou com a presença do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
De acordo com Edinho, o ministro foi convidado pela bancada para fazer uma análise de conjuntura e pontuar os principais desafios colocados para o governo da presidenta Dilma no próximo período. “É importante essa proximidade entre o projeto nacional e os desafios de construção de um estado mais justo e igualitário”, disse o parlamentar.
Em sua intervenção, Gilberto Carvalho afirmou que o combate à miséria será mesmo o tema central do Governo Dilma. "Não há e nem haverá mudanças na política econômica. Estão sendo feitos ajustes para impedir o processo inflacionário. Mas, o centro da economia é gerar crescimento e distribuir riquezas", explicou o ministro. Também segundo ele, o programa Minha Casa, Minha Vida, que significa possibilidade de acesso à moradia com infraestrutura a um milhão de famílias brasileiras, não sofrerá cortes e continuará gerando empregos e melhorando a vida dos brasileiros.
A Reforma Política também esteve presente na fala do ministro. "Gilberto Carvalho ressaltou a importância da reforma política para aprofundarmos a democracia", afirmou Edinho.
Para o deputado, a iniciativa do planejamento foi extremamente positiva. "A bancada do PT pode colaborar muito para a superação de problemas enfrentados pelo povo paulista. Esse planejamento organizará as ações dos deputados nas áreas da educação, saúde, segurança pública, mudanças na política de pedagiamento, desenvolvimento regional entre outras áreas importantes", disse.
Na sua avaliação, a presença do ministro Gilberto Carvalho ajuda a entender a importância de São Paulo nas mudanças ocorridas no Brasil. "Não existirá um Brasil justo se São Paulo não for um estado mais equilibrado e humano".
Auto-estima do brasileiro: Durante análise de conjuntura, Gilberto Carvalho, falou sobre as conquistas do Governo Lula por meio da implantação de políticas econômicas e sociais e classificou a recuperação da auto-estima do povo brasileiro como a maior e mais importante delas. Segundo ele, "essa foi a grande obra" do ex-presidente.
Para o ministro, as políticas públicas do Governo Lula propiciaram o aparecimento de novos setores sociais. "Os setores médios vão continuar crescendo graças ao Governo Dilma", completou. Segundo ele, é preciso não só melhorar a vida dessas pessoas, mas também despertar em cada uma delas outros valores e conceitos. "Precisamos construir novas mentalidades. É preciso construir uma sociedade que seja solidária, justa e humana", disse aos deputados.
Neste sentido, de acordo com Edinho, Gilberto Carvalho mostrou a necessidade do PT formular um projeto que garanta a geração e distribuição de riquezas com respeito ao ser humano e a natureza. "Precisamos perseguir a sustentabilidade", escreveu deputado em seu microblog na internet (www.twitter.com/edinhosilva).

Nenhum comentário: