Dinheirama.com - Artigos do dia |
- Análise Técnica não é adivinhação. É probabilidade.
- Empresas com vagas para estágio e trainee em abril
- Educação: mudando pessoas para transformar o mundo
- A alta do preço do tomate e o consumidor
Análise Técnica não é adivinhação. É probabilidade. Posted: 09 Apr 2013 04:00 PM PDT A Análise Técnica é uma ferramenta muito utilizada, por operadores e investidores com visão de curto prazo, para identificar os melhores pontos de entrada e saída das operações no mercado de ações. A base da Análise Técnica foi desenvolvida por Charles Dow, que dentre outras coisas foi um dos criadores do índice Dow Jones, que é ainda hoje o mais importante do mundo. Dow dizia que o preço dos ativos reflete a opinião do mercado em relação a qualquer evento, estando todas as informações relevantes sobre um ativo já contidas no seu preço. A partir de Charles Dow surgiram outras teorias e indicadores que, de certa forma, tentam encontrar a ferramenta perfeita para prever o comportamento do mercado. E esse é um grande erro. A Análise Técnica não é uma ferramenta de adivinhação, e sim uma análise de probabilidade. Quem a usa corretamente costuma ter excelente retorno. Além de um bom método de análise, estudo e dedicação para entender os princípios da Análise Técnica, é preciso que o operador seja extremamente disciplinado e tenha uma mente equilibrada. Aliás, segundo Alexander Elder, um dos maiores analistas técnicos da atualidade, para vencer no mercado é preciso manter em equilíbrio três fatores:
Quando falta qualquer uma dessas qualidades, o operador geralmente é vencido pelo mercado. Estes breves comentários sobre Análise Técnica são para motivá-lo a estudar melhor esta forma de investir em ações. Para que você possa dar sequência nos estudos, nós do home broker Rico.com.vc criamos um curso online gratuito sobre Análise Técnica (clique e inscreva-se). O curso, ministrado por mim, aborda temas como: emocional do investidor, tipos de gráficos, perfil do operador, tempo gráfico, Teoria de Dow, números de força, suporte e resistência, linha de tendência de alta e linha de tendência de baixa. Quer participar? Basta clicar aqui para fazer sua inscrição e receber o material em seu e-mail. Aproveite e até a próxima. Foto de freedigitalphotos.net. ------Este artigo foi escrito por André Moraes. Sócio fundador da empresa Trade ao Vivo, opera no mercado financeiro desde 2005. Especialista em operações de curto prazo no mercado de ações desenvolveu técnicas exclusivas para esse mercado. André Moraes é engenheiro civil e antes de se dedicar integralmente ao mercado trabalhava no ramo de construção civil. O Trade ao Vivo são salas virtuais com especialistas online durante todo o pregão no Home Broker da Rico.com.vc. Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama. A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama |
Empresas com vagas para estágio e trainee em abril Posted: 09 Apr 2013 12:00 PM PDT No mês passado, publicamos aqui no Dinheirama um guia que mostrava algumas oportunidades de estágio e trainee para março. Seguindo a mesma ideia, este post é para aqueles que procuram vagas de estágio e trainee com inscrições abertas até abril. Abaixo estão 15 empresas que oferecem oportunidades de emprego para profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho. Veja as vagas para estágio e trainee em ordem crescente de término do prazo de inscrição no mês de abril. Vale – estágio Ao todo são 411 vagas para quem é do ensino técnico e superior. As vagas destinadas para quem é do ensino superior são para os cursos de engenharia, administração de empresas, economia, ciências contábeis e ciência da computação, entre outros. A conclusão do curso deve estar prevista para o período entre julho de 2014 e julho de 2015, sendo que os aprovados irão trabalhar nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão, Pará e Bahia.
Multiplus – estágio Os candidatos devem ter conclusão de ensino superior prevista entre dezembro de 2014 e julho de 2015 para os cursos de administração de empresas, análise de sistemas, ciências contábeis, ciências da computação, comunicação social / propaganda e marketing, economia, engenharias, estatística, matemática e psicologia.
Lojas Renner – trainee São 63 oportunidades para formados entre dezembro de 2008 e dezembro de 2012 de todas as áreas. Segundo a companhia, 73% dos atuais executivos da rede já foram trainees.
Fiat Chrysler – estágio Quem está cursando ensino superior tem 189 vagas para estágio na Fiat Chrysler, enquanto que estudantes no ensino técnico têm 21. Há oportunidades nas cidades de Belo Horizonte (MG), Nova Lima (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Campo Largo (PR), Curitiba (PR), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Recife (PE). Há vagas para estudantes dos cursos de administração de Empresas, Análise de Sistemas, Arquitetura, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Controladoria em Finanças, Comércio Exterior, Comunicação Social, Design Gráfico, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Automação, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), Engenharia de Energia, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia de Telecomunicação, Finanças, Física, Gestão Ambiental, Gestão da Produção Industrial, Gestão de Finanças, Gestão de Processos, Jornalismo, Logística, Marketing, Matemática Financeira, Produção Cultural, Psicologia, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Relações Públicas, Sistemas da Informação, Tecnologia da Informação, Tecnólogo em Logística e Turismo.
White Martins – estágio A empresa de gases industriais e medicinais oferece 25 oportunidades de estágio com inscrições em abril. Os estudantes devem ter formatura prevista para dezembro de 2014 ou julho de 2015, nos cursos de engenharia, administração, economia, estatística, ciências contábeis, direito, comunicação social e marketing. Conhecimentos de inglês e informática são requisitos.
Bayer – estágio As vagas de estágio oferecidas pela Bayer são uma excelente oportunidade para aqueles que estão cursando ensino superior a partir do 2º ano. São cerca de 100 vagas oferecidas, 39 são para jovens que estudam agronomia. Há oportunidades para administração de empresas, farmácia, química, relações internacionais, engenharia, comunicação social, publicidade e propaganda, marketing, direito, sistemas da informação, comércio exterior, ciências contábeis, ciências econômicas, psicologia, biologia, veterinária, biomedicina, entre outras.
Shell – estágio São 25 oportunidades nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Há vagas para alunos dos cursos de administração, comunicação social, contabilidade, direito, economia, engenharias (mecânica, produção, petróleo e química), geologia, informática e afins, marketing, psicologia e relações internacionais com previsão de conclusão da graduação para julho de 2015.
Coca-Cola Femsa – Trainee Há 12 oportunidades para recém-formados nas áreas de supply chain, manutenção, recursos humanos, planejamento estratégico, administração e finanças, marketing, jurídico e comercial. As vagas são distribuídas em São Paulo, Jundiaí (SP) e Belo Horizonte. O programa tem duração de 18 meses e alguns dos participantes poderão ter a oportunidade de fazer intercâmbio profissional internacional.
Dow – Estágio As vagas são para universitários que se formam entre dezembro de 2013 e junho de 2015 nos cursos de agronomia, engenharia agrícola, veterinária, zootecnia, biotecnologia, administração, ciências contábeis, comércio exterior, comunicação, direito, economia, engenharias (ambiental, agronômica, elétrica, materiais, mecânica, produção e química), marketing, química, relações internacionais, sistemas de informação ou cursos correlatos, além de conhecimentos avançados na língua inglesa. As vagas estão distribuídas nas cidades de São Paulo, Guarujá, Jacareí, Jundiaí, Pindamonhangaba, Cravinhos, Jardinópolis, Franco da Rocha e Mogi-Mirim (unidades de São Paulo); Rio Verde (em Goiás), Capinópolis e Indianópolis (em Minas Gerais); e Aratu (unidade da Bahia).
Monsanto – estágio As vagas são para estudantes com formatura prevista para dezembro de 2013 nos cursos de agronomia, engenharia agronômica, engenharia agrícola, engenharia florestal, veterinária, zootecnia, biologia e biotecnologia. Há oportunidades nas áreas de melhoramento genético, desenvolvimento tecnológico, marketing, manufatura, regulamentação e vendas, distribuídas por unidades da empresa localizadas nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
Cinq Technologies – estágio As oportunidades são para as unidades de Curitiba e Ponta Grossa. Há vagas para alunos dos cursos de análise de sistemas, ciências da computação, engenharia da computação, engenharia de software, engenharia elétrica/eletrônica, gestão da informação, sistemas de informação, tecnologia em análise e desenvolvimento de software, tecnologia em banco de dados, tecnologia em sistemas para internet, tecnologia da informação e demais cursos da área de TI.
Cargill – estágio São 140 oportunidades de estágio com atuação nas áreas administrativa, agrícola, comercial, originação, inteligência em agro, assuntos regulatórios, comunicação corporativa, compras, controladoria, engenharia, logística, recursos humanos, importação/exportação, tributário, tecnologia da informação e sustentabilidade. O candidato deve estar cursando o penúltimo ou último da graduação nos cursos listados no site do programa.
BTG Pactual – trainee Há vagas para formados nos cursos de Administração de Empresas, Ciências da Computação, Economia, Engenharia, Matemática, Contabilidade, Ciências Atuariais e Estatística. É necessário ter inglês fluente e o programa tem duração de 1 ano. Neste período, os trainees farão job rotation nas áreas de Finance, Fund Administration, Operations, Enterprise Architecture, Internal Audit, Market Risk, Technology e Process Modeling.
BG Brasil – trainee A 6ª edição anual do Programa Trainee Internacional da BG Brasil para recém formados em cursos de graduação e jovens profissionais com especialização. A empresa oferece oportunidades para trainees em áreas do mercado de petróleo e gás. Podem participar da seleção candidatos com bacharelado em engenharia (diversas especialidades), economia, administração, matemática, física e ciências contábeis. Há vagas para as áreas de engenharia, perfuração, comercial e finanças. O curso superior deve ser concluído até julho de 2013 e ter Inglês fluente é um requisito.
Riachuelo – trainee São 40 oportunidades divididas por todo país. Podem se candidatar universitários com graduação concluída entre julho de 2009 e julho de 2013 nos cursos de administração, economia, engenharia, moda, comunicações e áreas correlatas. Inglês fluente é um requisito.
Fonte: EXAME. Foto de freedigitalphotos.net. ------Este artigo foi escrito por Willian Binder. Graduando em Administração na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e estagiário do Dinheirama. Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama. A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama |
Educação: mudando pessoas para transformar o mundo Posted: 09 Apr 2013 07:45 AM PDT A educação, e com ela a possibilidade de aprender, é um dos melhores investimentos, definitivamente. Digo isso porque o que transforma pessoas em vencedores é justamente a vontade e a facilidade de aprender algo rápido. No artigo "Dificuldades: oportunidades de superação para alcançar o sucesso", algumas pessoas comentaram comigo que a faculdade não é garantia de sucesso. Concordo com todos que apontaram isso e, na verdade, o artigo em nenhum momento teve a intenção de passar a todos essa impressão. O foco era mostrar às pessoas um momento de dificuldade que serviu de combustível para que eu pudesse realizar algo que naquele momento era um sonho, uma vontade pessoal. O que acredito é que para conquistar espaço e ser reconhecido, é fundamental esforço para aprender. Vejo muitas pessoas que gostam de citar exemplos de pessoas como Bill Gates, Steve Jobs e até mesmo Mark Zuckerberg, que não se formaram e conseguiram chegar muito longe. É verdade, mas todos eles foram pessoas que, mesmo fora da universidade, se empenharam muito em aprender. Por isso, todo esforço que se faz é importante para conquistar algo lá frente (quem não se lembra do discurso de Jobs falando de "conectar os pontos", não é mesmo?). A recompensa virá desde que exista o mais importante: o comprometimento em realmente aprender e praticar, e não ser apenas mais um "cumprindo tabela". E, para nossa sorte, o aprendizado que faz toda a diferença e que mostrará até onde podemos chegar está em todo o lugar: na faculdade, no trabalho, na rua, no convívio com amigos, em casa e por ai vai. Um curso não garante nada sem que exista a postura de quem efetivamente está disposto a fazer acontecer. A responsabilidade de quem aprende é enorme. Tão importante quanto aprender é compartilhar seus ensinamentos: agindo assim é possível criar identidade e as demais pessoas passam a enxergar em você algo a mais: alguém comprometido com a sociedade. A admiração que receberá será um incentivo para continuar sempre aprendendo. Insisto mais uma vez que o conhecimento está à disposição de todos. Quem pode e tem a oportunidade de buscar uma universidade para realmente estudar, tem todo meu apoio. Mas, também vejo muita gente que "bate no peito" para falar que frequenta a faculdade, quando na verdade bate o ponto no barzinho e nas festas apenas. Uma pena. No Brasil, é importante que reavaliemos nossa forma de pensar educação. Criamos um sistema que privilegia o condicionamento das crianças a aceitar tudo. Algumas meias verdades são tratadas como dogmas: tal coisa é assim porque é, e ponto. Treinamos crianças muito mais do que as educamos para desvendar e experimentar – e isso é um erro! Torço realmente para que tenhamos, no futuro, jovens inquietos que se interessem por descobrir mais, que sejam mais curiosos, que não aceitem tudo tão facilmente, que não se acomodem e façam mais do que apenas o que se espera deles. Gosto sempre de incluir em meus artigos frases capazes de trazer uma reflexão adicional. Hoje quero compartilhar com vocês uma frase do educador Paulo Freire: "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". Você também acredita nisso? E então, vamos transformar o mundo? Deixe sua opinião sobre nossa educação e os desafios do aprendizado no espaço de comentários logo abaixo. Até aproxima. Foto de freedigitalphotos.net. ------Este artigo foi escrito por Ricardo Pereira. Educador financeiro, palestrante, Sócio do Dinheirama é autor do livro "Dinheirama" (Blogbooks), trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama. No Twitter: @RicardoPereira Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama. A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama |
A alta do preço do tomate e o consumidor Posted: 09 Apr 2013 05:00 AM PDT O tomate está em alta nos supermercados e nas redes sociais. A alta no preço está gerando discussões na internet e no dia a dia do brasileiro. O preço já subiu 150% nos últimos 12 meses, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). No Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) de março, o tomate liderou o ranking de pressões de alta do indicador na capital paulista. O preço do alimento cresceu 18,25%, quase o dobro da alta de fevereiro, registrada em 9,25%. No acumulado do primeiro trimestre, o tomate apresentou elevação de 70,9%. Em feiras na cidade de São Paulo, o preço do quilo tem variado de R$ 5,00 a R$ 10,00, sendo que no mesmo período do ano passado, o produto custava menos da metade. E não é só o preço que está afastando os consumidores; a qualidade do alimento também está deixando a desejar. O consumidor tem que pagar mais caro por um tomate "meia boca". Como o consumidor reage? Essas condições estão deixando a compra de tomates inviável até mesmo para cantinas italianas, que os utilizam como um dos principais companheiros de receitas. Augusto Melo, dono da cantina Nello's, de São Paulo, declarou guerra aos preços. No estoque de seu restaurante só resta um pouco de tomate para o molho do dia e não há previsão para reabastecimento. Acostumado a pagar, no máximo, R$ 50 a caixa do tomate, o proprietário da cantina levou um susto quando soube do novo preço a R$ 150. "A gente não está falando de um aumento de 20% ou 30%, que seria um absurdo em uma inflação de 6%. A gente está falando de 400% de aumento", declarou. Fonte: Pelicano Para o consumidor doméstico, a solução também é mudar o cardápio. A alta no preço dos tomates está causando descontentamento da população, visto que quem opta por uma alimentação saudável, com salada todo dia, está tendo que gastar muito. Selma Santos Gonçalves, doméstica que trabalha em uma residência no bairro do Humaitá, zona sul do Rio, fala da troca de alimentos caros por mais baratos na salada do almoço. "Um quilo de tomate a quase R$ 10 é um absurdo. Eu vejo quanto a minha patroa gasta para comprar. Estou vendo que também o alface está com o preço salgadinho. Tem que mudar por causa o preço. Se não dá para uma coisa, a gente tem que trocar e colocar outra que está mais em conta.", ressalta. Fonte: Samuca Mas por que o preço do tomate está tão alto? O preço do tomate não está alto unicamente por vontade dos produtores. Há alguns fatores que influenciaram essa alta e é importante para o consumidor entender isso. Os produtores de tomate começaram o ano com perdas de 40% nas lavouras, devido principalmente às pragas e a incidência de chuva nas regiões produtoras. O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) aponta a redução da área plantada, de quase 20% em relação a 2012, como mais um motivo para a alta dos preços. Fonte: Zappa Piadas nas redes sociais Enquanto não há previsão de recuo nos preços do tomate, as piadas nas redes sociais sobre o assunto se proliferam. No Twitter, algumas pessoas já perguntaram quando o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai anunciar "o fim do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o tomate". No Facebook também circulam diversas imagens que remetem ao tema, mas não há muito que o brasileiro possa fazer. Alguns apontam que só nos resta torcer para o outono trazer menos chuvas, enquanto outros falam que uma ambição menor dos comerciantes poderia ajudar. Por que a notícia é importante? O tomate teve um grande aumento no preço desde o início do ano, alcançando o status de principal ingrediente da inflação. Isso reflete diretamente no bolso do consumidor, pois este tem que pagar por um produto tradicional e bastante procurado. Mesmo que alguns analistas indiquem que a alta não deve passar de um susto passageiro, não há previsões para que o preço volte ao normal. Como você vê a alta do preço do tomate? Deixe sua opinião nos comentários. Fontes: UOL | EXAME | RuralBR | R7. Foto de freedigitalphotos.net. ------Este artigo foi escrito por Willian Binder. Graduando em Administração na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e estagiário do Dinheirama. Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama. A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama |
You are subscribed to email updates from Dinheirama To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário